Inovação e/ou sustentabilidade : estudo experimental sobre os efeitos no comportamento do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Rita Milhano Pintão de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41584
Resumo: Assistimos na nossa sociedade a uma consciencialização relativamente à sustentabilidade ambiental por parte dos consumidores, traduzindo-se numa mudança no comportamento de compra dos consumidores no sentido de procurarem ter padrões de consumo mais sustentáveis. Também a inovação tem despertado interesse pelos consumidores, o que gera uma procura maior por parte das empresas em inovarem, seja em inovar o seu processo de produção, criar novos produtos, ou inovar os que já existem. A inovação e sustentabilidade permitem às empresas ter uma vantagem competitiva face à sua concorrência, permitindo um posicionamento estratégico no mercado tão concorrido e saturado da atualidade. Este estudo pretende testar em que grau os consumidores estão sensíveis às dimensões de inovação e sustentabilidade. Os resultados com dois produtos (Combustível em Pastilha e o Aspirador Robot) indicam que os consumidores têm maior intenção de compra, disponibilidade para pagar e para recomendar produtos que são inovadores e/ou sustentáveis comparativamente com produtos que não são inovadores e/ou sustentáveis. Por outro lado, os resultados indicam que não existem diferenças consistentes entre os produtos inovadores e/ou sustentáveis.
id RCAP_815ba675b450dea540ae2a34d1b92d8c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41584
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovação e/ou sustentabilidade : estudo experimental sobre os efeitos no comportamento do consumidorInovaçãoProdutos inovadoresProdutos sustentáveisComportamento de compraVantagem competitivaMercadoInnovationInnovative productsSustainable productsPurchasing behaviorCompetitive advantageMarketDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAssistimos na nossa sociedade a uma consciencialização relativamente à sustentabilidade ambiental por parte dos consumidores, traduzindo-se numa mudança no comportamento de compra dos consumidores no sentido de procurarem ter padrões de consumo mais sustentáveis. Também a inovação tem despertado interesse pelos consumidores, o que gera uma procura maior por parte das empresas em inovarem, seja em inovar o seu processo de produção, criar novos produtos, ou inovar os que já existem. A inovação e sustentabilidade permitem às empresas ter uma vantagem competitiva face à sua concorrência, permitindo um posicionamento estratégico no mercado tão concorrido e saturado da atualidade. Este estudo pretende testar em que grau os consumidores estão sensíveis às dimensões de inovação e sustentabilidade. Os resultados com dois produtos (Combustível em Pastilha e o Aspirador Robot) indicam que os consumidores têm maior intenção de compra, disponibilidade para pagar e para recomendar produtos que são inovadores e/ou sustentáveis comparativamente com produtos que não são inovadores e/ou sustentáveis. Por outro lado, os resultados indicam que não existem diferenças consistentes entre os produtos inovadores e/ou sustentáveis.We observe in our society a consumers’ awareness of environmental sustainability, that is changing the consumers’ purchasing behavior towards more sustainable consumption patterns. Innovation has also raised consumers’ interest leading to an increase demand for companies to innovate, in innovating their production process, creating new products, or innovating existing ones. Innovation and sustainability allow companies to have a competitive advantage over their competitors, enabling a strategic positioning in today's crowded and saturated market. This study aims to test in what extent consumers are sensitive to the dimensions of innovation and sustainability. The results with two products (Fuel Pellets and the Robot Vacuum Cleaner) indicate that consumers have higher purchase intention, willingness to pay, and willingness to recommend products that are innovative and/or sustainable compared to products that are not innovative and/or sustainable. On the other hand, the results indicate that there are no consistent differences between the innovative and/or sustainable products.Moreira, Sérgio Paulo de JesusVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCampos, Rita Milhano Pintão de2023-07-06T06:29:56Z2023-01-262022-122023-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41584TID:203310144porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:47:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41584Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:15.406696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovação e/ou sustentabilidade : estudo experimental sobre os efeitos no comportamento do consumidor
title Inovação e/ou sustentabilidade : estudo experimental sobre os efeitos no comportamento do consumidor
spellingShingle Inovação e/ou sustentabilidade : estudo experimental sobre os efeitos no comportamento do consumidor
Campos, Rita Milhano Pintão de
Inovação
Produtos inovadores
Produtos sustentáveis
Comportamento de compra
Vantagem competitiva
Mercado
Innovation
Innovative products
Sustainable products
Purchasing behavior
Competitive advantage
Market
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Inovação e/ou sustentabilidade : estudo experimental sobre os efeitos no comportamento do consumidor
title_full Inovação e/ou sustentabilidade : estudo experimental sobre os efeitos no comportamento do consumidor
title_fullStr Inovação e/ou sustentabilidade : estudo experimental sobre os efeitos no comportamento do consumidor
title_full_unstemmed Inovação e/ou sustentabilidade : estudo experimental sobre os efeitos no comportamento do consumidor
title_sort Inovação e/ou sustentabilidade : estudo experimental sobre os efeitos no comportamento do consumidor
author Campos, Rita Milhano Pintão de
author_facet Campos, Rita Milhano Pintão de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Sérgio Paulo de Jesus
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Rita Milhano Pintão de
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Produtos inovadores
Produtos sustentáveis
Comportamento de compra
Vantagem competitiva
Mercado
Innovation
Innovative products
Sustainable products
Purchasing behavior
Competitive advantage
Market
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Inovação
Produtos inovadores
Produtos sustentáveis
Comportamento de compra
Vantagem competitiva
Mercado
Innovation
Innovative products
Sustainable products
Purchasing behavior
Competitive advantage
Market
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Assistimos na nossa sociedade a uma consciencialização relativamente à sustentabilidade ambiental por parte dos consumidores, traduzindo-se numa mudança no comportamento de compra dos consumidores no sentido de procurarem ter padrões de consumo mais sustentáveis. Também a inovação tem despertado interesse pelos consumidores, o que gera uma procura maior por parte das empresas em inovarem, seja em inovar o seu processo de produção, criar novos produtos, ou inovar os que já existem. A inovação e sustentabilidade permitem às empresas ter uma vantagem competitiva face à sua concorrência, permitindo um posicionamento estratégico no mercado tão concorrido e saturado da atualidade. Este estudo pretende testar em que grau os consumidores estão sensíveis às dimensões de inovação e sustentabilidade. Os resultados com dois produtos (Combustível em Pastilha e o Aspirador Robot) indicam que os consumidores têm maior intenção de compra, disponibilidade para pagar e para recomendar produtos que são inovadores e/ou sustentáveis comparativamente com produtos que não são inovadores e/ou sustentáveis. Por outro lado, os resultados indicam que não existem diferenças consistentes entre os produtos inovadores e/ou sustentáveis.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12
2023-07-06T06:29:56Z
2023-01-26
2023-01-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/41584
TID:203310144
url http://hdl.handle.net/10400.14/41584
identifier_str_mv TID:203310144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132069556649984