Inovação e/ou sustentabilidade : estudo experimental sobre os efeitos no comportamento do consumidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/41584 |
Resumo: | Assistimos na nossa sociedade a uma consciencialização relativamente à sustentabilidade ambiental por parte dos consumidores, traduzindo-se numa mudança no comportamento de compra dos consumidores no sentido de procurarem ter padrões de consumo mais sustentáveis. Também a inovação tem despertado interesse pelos consumidores, o que gera uma procura maior por parte das empresas em inovarem, seja em inovar o seu processo de produção, criar novos produtos, ou inovar os que já existem. A inovação e sustentabilidade permitem às empresas ter uma vantagem competitiva face à sua concorrência, permitindo um posicionamento estratégico no mercado tão concorrido e saturado da atualidade. Este estudo pretende testar em que grau os consumidores estão sensíveis às dimensões de inovação e sustentabilidade. Os resultados com dois produtos (Combustível em Pastilha e o Aspirador Robot) indicam que os consumidores têm maior intenção de compra, disponibilidade para pagar e para recomendar produtos que são inovadores e/ou sustentáveis comparativamente com produtos que não são inovadores e/ou sustentáveis. Por outro lado, os resultados indicam que não existem diferenças consistentes entre os produtos inovadores e/ou sustentáveis. |
id |
RCAP_815ba675b450dea540ae2a34d1b92d8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41584 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inovação e/ou sustentabilidade : estudo experimental sobre os efeitos no comportamento do consumidorInovaçãoProdutos inovadoresProdutos sustentáveisComportamento de compraVantagem competitivaMercadoInnovationInnovative productsSustainable productsPurchasing behaviorCompetitive advantageMarketDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAssistimos na nossa sociedade a uma consciencialização relativamente à sustentabilidade ambiental por parte dos consumidores, traduzindo-se numa mudança no comportamento de compra dos consumidores no sentido de procurarem ter padrões de consumo mais sustentáveis. Também a inovação tem despertado interesse pelos consumidores, o que gera uma procura maior por parte das empresas em inovarem, seja em inovar o seu processo de produção, criar novos produtos, ou inovar os que já existem. A inovação e sustentabilidade permitem às empresas ter uma vantagem competitiva face à sua concorrência, permitindo um posicionamento estratégico no mercado tão concorrido e saturado da atualidade. Este estudo pretende testar em que grau os consumidores estão sensíveis às dimensões de inovação e sustentabilidade. Os resultados com dois produtos (Combustível em Pastilha e o Aspirador Robot) indicam que os consumidores têm maior intenção de compra, disponibilidade para pagar e para recomendar produtos que são inovadores e/ou sustentáveis comparativamente com produtos que não são inovadores e/ou sustentáveis. Por outro lado, os resultados indicam que não existem diferenças consistentes entre os produtos inovadores e/ou sustentáveis.We observe in our society a consumers’ awareness of environmental sustainability, that is changing the consumers’ purchasing behavior towards more sustainable consumption patterns. Innovation has also raised consumers’ interest leading to an increase demand for companies to innovate, in innovating their production process, creating new products, or innovating existing ones. Innovation and sustainability allow companies to have a competitive advantage over their competitors, enabling a strategic positioning in today's crowded and saturated market. This study aims to test in what extent consumers are sensitive to the dimensions of innovation and sustainability. The results with two products (Fuel Pellets and the Robot Vacuum Cleaner) indicate that consumers have higher purchase intention, willingness to pay, and willingness to recommend products that are innovative and/or sustainable compared to products that are not innovative and/or sustainable. On the other hand, the results indicate that there are no consistent differences between the innovative and/or sustainable products.Moreira, Sérgio Paulo de JesusVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCampos, Rita Milhano Pintão de2023-07-06T06:29:56Z2023-01-262022-122023-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41584TID:203310144porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:47:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41584Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:15.406696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação e/ou sustentabilidade : estudo experimental sobre os efeitos no comportamento do consumidor |
title |
Inovação e/ou sustentabilidade : estudo experimental sobre os efeitos no comportamento do consumidor |
spellingShingle |
Inovação e/ou sustentabilidade : estudo experimental sobre os efeitos no comportamento do consumidor Campos, Rita Milhano Pintão de Inovação Produtos inovadores Produtos sustentáveis Comportamento de compra Vantagem competitiva Mercado Innovation Innovative products Sustainable products Purchasing behavior Competitive advantage Market Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Inovação e/ou sustentabilidade : estudo experimental sobre os efeitos no comportamento do consumidor |
title_full |
Inovação e/ou sustentabilidade : estudo experimental sobre os efeitos no comportamento do consumidor |
title_fullStr |
Inovação e/ou sustentabilidade : estudo experimental sobre os efeitos no comportamento do consumidor |
title_full_unstemmed |
Inovação e/ou sustentabilidade : estudo experimental sobre os efeitos no comportamento do consumidor |
title_sort |
Inovação e/ou sustentabilidade : estudo experimental sobre os efeitos no comportamento do consumidor |
author |
Campos, Rita Milhano Pintão de |
author_facet |
Campos, Rita Milhano Pintão de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moreira, Sérgio Paulo de Jesus Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Rita Milhano Pintão de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação Produtos inovadores Produtos sustentáveis Comportamento de compra Vantagem competitiva Mercado Innovation Innovative products Sustainable products Purchasing behavior Competitive advantage Market Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Inovação Produtos inovadores Produtos sustentáveis Comportamento de compra Vantagem competitiva Mercado Innovation Innovative products Sustainable products Purchasing behavior Competitive advantage Market Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Assistimos na nossa sociedade a uma consciencialização relativamente à sustentabilidade ambiental por parte dos consumidores, traduzindo-se numa mudança no comportamento de compra dos consumidores no sentido de procurarem ter padrões de consumo mais sustentáveis. Também a inovação tem despertado interesse pelos consumidores, o que gera uma procura maior por parte das empresas em inovarem, seja em inovar o seu processo de produção, criar novos produtos, ou inovar os que já existem. A inovação e sustentabilidade permitem às empresas ter uma vantagem competitiva face à sua concorrência, permitindo um posicionamento estratégico no mercado tão concorrido e saturado da atualidade. Este estudo pretende testar em que grau os consumidores estão sensíveis às dimensões de inovação e sustentabilidade. Os resultados com dois produtos (Combustível em Pastilha e o Aspirador Robot) indicam que os consumidores têm maior intenção de compra, disponibilidade para pagar e para recomendar produtos que são inovadores e/ou sustentáveis comparativamente com produtos que não são inovadores e/ou sustentáveis. Por outro lado, os resultados indicam que não existem diferenças consistentes entre os produtos inovadores e/ou sustentáveis. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12 2023-07-06T06:29:56Z 2023-01-26 2023-01-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/41584 TID:203310144 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/41584 |
identifier_str_mv |
TID:203310144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132069556649984 |