O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, J. António
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Monteiro, Angélica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2754
Resumo: O presente artigo visa essencialmente descrever a experiência dos autores relativamente ao impacto que a utilização dos sistemas de gestão de aprendizagem, comummente conhecidas como plataformas de aprendizagem, poderão ter na mudança de paradigma pedagógico. Ao longo do trabalho, que desenvolveram no ano lectivo de 2008/2009, os autores tiveram a possibilidade de comprovar que a criação de espaços e de comunidades virtuais de aprendizagem, complementares à aprendizagem presencial, revela-se fundamental na promoção e reforço das interacções professor/estudantes e estudantes/estudantes, na partilha de conhecimentos e nas estratégias de trabalho cooperativo, com recurso a materiais e a estratégias que estimulem os estudantes a processar a informação autonomamente e de forma significativa, tendo em conta o seu estilo e ritmo de aprendizagem.
id RCAP_816eb4d2f72a1ffdb9164a28bed393bd
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2754
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superiorBlended learningPedagogiaEnsino superiorB-learningHigher educationPedagogyO presente artigo visa essencialmente descrever a experiência dos autores relativamente ao impacto que a utilização dos sistemas de gestão de aprendizagem, comummente conhecidas como plataformas de aprendizagem, poderão ter na mudança de paradigma pedagógico. Ao longo do trabalho, que desenvolveram no ano lectivo de 2008/2009, os autores tiveram a possibilidade de comprovar que a criação de espaços e de comunidades virtuais de aprendizagem, complementares à aprendizagem presencial, revela-se fundamental na promoção e reforço das interacções professor/estudantes e estudantes/estudantes, na partilha de conhecimentos e nas estratégias de trabalho cooperativo, com recurso a materiais e a estratégias que estimulem os estudantes a processar a informação autonomamente e de forma significativa, tendo em conta o seu estilo e ritmo de aprendizagem.This article essentially aims to describe the authors experience concerning the impact that the use of these ways of learning, usually known as learning platforms, may have. Throughout this work, that was carried out in the school year of 2009/2010, the authors are in a condition to claim that the creation of virtual and spaces communities of learning, complementary to the actual learning process, proves essential not only in the promotion and reinforcement of the teacher/students and students/students interactions, but also in the sharing of knowledge as well as in strategies of cooperative work. Besides, these strategies may be seen as encouraging the use of materials and strategies liable to increase the students’ autonomy and awareness when processing the information while taking into account the learning style and rhythms.Repositório AbertoMoreira, J. AntónioMonteiro, Angélica2014-01-07T20:33:55Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2754porMoreira, J. António; Monteiro, Angélica - O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior. "Educação, Formação e Tecnologias" [Em linha]. ISSN 1646-933X. Vol. 3, nº 2 (2010), p. 82-941646-933Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:49Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2754Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:11.672594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior
title O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior
spellingShingle O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior
Moreira, J. António
Blended learning
Pedagogia
Ensino superior
B-learning
Higher education
Pedagogy
title_short O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior
title_full O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior
title_fullStr O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior
title_full_unstemmed O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior
title_sort O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior
author Moreira, J. António
author_facet Moreira, J. António
Monteiro, Angélica
author_role author
author2 Monteiro, Angélica
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, J. António
Monteiro, Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Blended learning
Pedagogia
Ensino superior
B-learning
Higher education
Pedagogy
topic Blended learning
Pedagogia
Ensino superior
B-learning
Higher education
Pedagogy
description O presente artigo visa essencialmente descrever a experiência dos autores relativamente ao impacto que a utilização dos sistemas de gestão de aprendizagem, comummente conhecidas como plataformas de aprendizagem, poderão ter na mudança de paradigma pedagógico. Ao longo do trabalho, que desenvolveram no ano lectivo de 2008/2009, os autores tiveram a possibilidade de comprovar que a criação de espaços e de comunidades virtuais de aprendizagem, complementares à aprendizagem presencial, revela-se fundamental na promoção e reforço das interacções professor/estudantes e estudantes/estudantes, na partilha de conhecimentos e nas estratégias de trabalho cooperativo, com recurso a materiais e a estratégias que estimulem os estudantes a processar a informação autonomamente e de forma significativa, tendo em conta o seu estilo e ritmo de aprendizagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2014-01-07T20:33:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2754
url http://hdl.handle.net/10400.2/2754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Moreira, J. António; Monteiro, Angélica - O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior. "Educação, Formação e Tecnologias" [Em linha]. ISSN 1646-933X. Vol. 3, nº 2 (2010), p. 82-94
1646-933X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135010922430464