Relatório de Estágio na Câmara Municipal de Lagoa: O Storytelling como forma de Promoção Turística no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Mariana Leote
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13600
Resumo: Este relatório de estágio visa a obtenção do grau de Mestre em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas, na Universidade da Beira Interior, através de todos os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico e da experiência profissional obtida no estágio curricular. Vivemos na Era Digital e, devido à popularidade das redes sociais, a forma das organizações praticarem marketing foi bastante impactada. O Storytelling, por facilitar a criação de relações duradouras e leais entre o público e a marca, torna-se bastante vantajoso para uma organização, especialmente quando utilizado nas redes sociais. Ao longo dos tempos, a necessidade de praticar turismo aumentou e as redes sociais acabaram por contribuir para a divulgação dessa mesma prática. Assim sendo, a utilização de Storytelling no Instagram, representa uma vantagem, aquando falando de promoção turística, para as organizações. Durante o decorrer deste estágio, inserida no Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Lagoa, a estagiária desempenhou várias funções, que serão mencionadas ao longo do relatório. Foi ainda efetuada uma pesquisa teórica sobre os temas relevantes e, através dela, foi desenvolvido e implementado um plano de comunicação digital para o perfil de Instagram Welcome to Lagoa. Este estudo tem como objetivo geral perceber se a utilização do Storytelling na promoção turística altera, por si só, o engagement do público no Instagram do Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Lagoa. Os resultados obtidos com a realização do estudo empírico servirão tanto para alcançar os objetivos traçados, como para serem divulgados à instituição acolhedora e auxiliar na manutenção e melhoria da sua conta de Instagram.
id RCAP_817146f338fd71a56540febd997e95a0
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13600
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio na Câmara Municipal de Lagoa: O Storytelling como forma de Promoção Turística no InstagramCâmara Municipal de LagoaPromoção TurísticaRedes SociaisStorytellingDomínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações PúblicasEste relatório de estágio visa a obtenção do grau de Mestre em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas, na Universidade da Beira Interior, através de todos os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico e da experiência profissional obtida no estágio curricular. Vivemos na Era Digital e, devido à popularidade das redes sociais, a forma das organizações praticarem marketing foi bastante impactada. O Storytelling, por facilitar a criação de relações duradouras e leais entre o público e a marca, torna-se bastante vantajoso para uma organização, especialmente quando utilizado nas redes sociais. Ao longo dos tempos, a necessidade de praticar turismo aumentou e as redes sociais acabaram por contribuir para a divulgação dessa mesma prática. Assim sendo, a utilização de Storytelling no Instagram, representa uma vantagem, aquando falando de promoção turística, para as organizações. Durante o decorrer deste estágio, inserida no Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Lagoa, a estagiária desempenhou várias funções, que serão mencionadas ao longo do relatório. Foi ainda efetuada uma pesquisa teórica sobre os temas relevantes e, através dela, foi desenvolvido e implementado um plano de comunicação digital para o perfil de Instagram Welcome to Lagoa. Este estudo tem como objetivo geral perceber se a utilização do Storytelling na promoção turística altera, por si só, o engagement do público no Instagram do Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Lagoa. Os resultados obtidos com a realização do estudo empírico servirão tanto para alcançar os objetivos traçados, como para serem divulgados à instituição acolhedora e auxiliar na manutenção e melhoria da sua conta de Instagram.This internship report aims to obtain a Master’s degree in Strategic Communication: Advertising and Public Relations, at University of Beira Interior, through all the knowledge acquired throughout the academic path and the professional experience obtained in the curricular internship. We live in the Digital Age and due to the popularity of social networks, the way organizations practice marketing has been greatly impacted. Storytelling, by facilitating the creation of lasting and loyal relationships between the public and the brand, becomes quite advantageous for an organization, especially when used on social networks. Over time, the need to practice tourism increased and social networks ended up contributing to the dissemination of tourism. Therefore, the use of Storytelling on Instagram represent an advantage, when talking about tourism promotion, for organizations. During the course of this internship, inserted in the Tourism Office of the Municipality of Lagoa, the intern performed several functions, which will be mentioned throughout the report. Theoretical research was also carried out on the relevant topics and, through it, a digital communication plan was developed and implemented for the Instagram profile Welcome to Lagoa. The general objective of this study is to understand whether the use of Storytelling in tourism promotion changes, by itself, the engagement of the public on the Instagram of the Tourism Office of the Municipality of Lagoa. The results obtained from carrying out the empirical study will serve both to achieve the objectives set, and to be disclosed to the host institution and help in the maintenance and improvement of your Instagram account.Estevão, Cristina Maria SantosuBibliorumPontes, Mariana Leote2023-11-09T15:06:52Z2023-07-192023-06-042023-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13600TID:203382544porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:15Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13600Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:00.316807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio na Câmara Municipal de Lagoa: O Storytelling como forma de Promoção Turística no Instagram
title Relatório de Estágio na Câmara Municipal de Lagoa: O Storytelling como forma de Promoção Turística no Instagram
spellingShingle Relatório de Estágio na Câmara Municipal de Lagoa: O Storytelling como forma de Promoção Turística no Instagram
Pontes, Mariana Leote
Câmara Municipal de Lagoa
Promoção Turística
Redes Sociais
Storytelling
Domínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicas
title_short Relatório de Estágio na Câmara Municipal de Lagoa: O Storytelling como forma de Promoção Turística no Instagram
title_full Relatório de Estágio na Câmara Municipal de Lagoa: O Storytelling como forma de Promoção Turística no Instagram
title_fullStr Relatório de Estágio na Câmara Municipal de Lagoa: O Storytelling como forma de Promoção Turística no Instagram
title_full_unstemmed Relatório de Estágio na Câmara Municipal de Lagoa: O Storytelling como forma de Promoção Turística no Instagram
title_sort Relatório de Estágio na Câmara Municipal de Lagoa: O Storytelling como forma de Promoção Turística no Instagram
author Pontes, Mariana Leote
author_facet Pontes, Mariana Leote
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estevão, Cristina Maria Santos
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Mariana Leote
dc.subject.por.fl_str_mv Câmara Municipal de Lagoa
Promoção Turística
Redes Sociais
Storytelling
Domínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicas
topic Câmara Municipal de Lagoa
Promoção Turística
Redes Sociais
Storytelling
Domínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicas
description Este relatório de estágio visa a obtenção do grau de Mestre em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas, na Universidade da Beira Interior, através de todos os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico e da experiência profissional obtida no estágio curricular. Vivemos na Era Digital e, devido à popularidade das redes sociais, a forma das organizações praticarem marketing foi bastante impactada. O Storytelling, por facilitar a criação de relações duradouras e leais entre o público e a marca, torna-se bastante vantajoso para uma organização, especialmente quando utilizado nas redes sociais. Ao longo dos tempos, a necessidade de praticar turismo aumentou e as redes sociais acabaram por contribuir para a divulgação dessa mesma prática. Assim sendo, a utilização de Storytelling no Instagram, representa uma vantagem, aquando falando de promoção turística, para as organizações. Durante o decorrer deste estágio, inserida no Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Lagoa, a estagiária desempenhou várias funções, que serão mencionadas ao longo do relatório. Foi ainda efetuada uma pesquisa teórica sobre os temas relevantes e, através dela, foi desenvolvido e implementado um plano de comunicação digital para o perfil de Instagram Welcome to Lagoa. Este estudo tem como objetivo geral perceber se a utilização do Storytelling na promoção turística altera, por si só, o engagement do público no Instagram do Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Lagoa. Os resultados obtidos com a realização do estudo empírico servirão tanto para alcançar os objetivos traçados, como para serem divulgados à instituição acolhedora e auxiliar na manutenção e melhoria da sua conta de Instagram.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-09T15:06:52Z
2023-07-19
2023-06-04
2023-07-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13600
TID:203382544
url http://hdl.handle.net/10400.6/13600
identifier_str_mv TID:203382544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136418319040512