A dimensão estética nos processos de arte-educação refletidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/1603 |
Resumo: | Dissertação submetida à Escola superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro e Comunidade |
id |
RCAP_81766226464fcbe155c4aefb7dc9e9e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1603 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A dimensão estética nos processos de arte-educação refletidasArteEducaçãoPortugalBrasilAestheticArt educationInstrumentalizationLiteracyDissertação submetida à Escola superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro e ComunidadeEssa pesquisa reflecte o quanto a estética é ou não admitida nos processos de arte educação, e a partir de uma abordagem que traça desde o levantamento histórico da sua literacia no Brasil e as leis que a fundamentam numa analogia com a Literacia em Portugal. Trata-se de questionar e provar a importância da vivência estética no desenvolvimento do ser humano e os seus fundamentos filosóficos, norteadores para uma melhor aplicabilidade da Arte na Educação. Privilegia, entre outras coisas, o despertar da sensibilidade para uma aprendizagem libertadora, liberdade que condiciona o lugar do sujeito como passivo ou activo em sua comunidade, deixando-se orientar ou não, por exemplo pela tendência mundial da mecanização num mundo globalizado e capitalista, principalmente em países, como o Brasil, cuja a falta de interesse governamental ao acesso de informação e à geração de senso crítico por parte comunidade, além de alienação, gera discrepâncias na qualidade do ensino e abismos intelectuais. Através da descrição de três experiências, entre o Brasil e Portugal, pretende-se elucidar como as questões acima citadas colocam-se na prática.This research aims to provide a reflection about the role of the aesthetic in the art education processes. Through an approach that draws from the historical survey of literacy in Brazil, and the laws which it is based on, in analogy with literacy in Portugal. The primary goal is to prove the importance of aesthetic experience in human development, considering its philosoficals aspects, guiding to a better applicability in Art Education. The research enphasizes, among other things, the importance of the "awakening" for liberating learning. This learning based on freedom of the human being determines the place of the subject as passive or active in your community, lets herself be guided or not, for example, by the worldwide trend of mechanization in a globalized and capitalist world, especially in countries such as Brazil, where the government is not interest in provides education, forming alienated people and generating differences in the quality of education and intellectual depths. Through a description of three different experiences between Brasil and Portugal, this study pretends to elucidate how these questions above are actually treated.Rosa, Armando NascimentoMorais, DomingosRCIPLRodrigues, Yara Piñeiro2012-06-19T17:20:10Z2011-11-032011-11-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/1603TID:201010925porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:39:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:11:35.048804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dimensão estética nos processos de arte-educação refletidas |
title |
A dimensão estética nos processos de arte-educação refletidas |
spellingShingle |
A dimensão estética nos processos de arte-educação refletidas Rodrigues, Yara Piñeiro Arte Educação Portugal Brasil Aesthetic Art education Instrumentalization Literacy |
title_short |
A dimensão estética nos processos de arte-educação refletidas |
title_full |
A dimensão estética nos processos de arte-educação refletidas |
title_fullStr |
A dimensão estética nos processos de arte-educação refletidas |
title_full_unstemmed |
A dimensão estética nos processos de arte-educação refletidas |
title_sort |
A dimensão estética nos processos de arte-educação refletidas |
author |
Rodrigues, Yara Piñeiro |
author_facet |
Rodrigues, Yara Piñeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa, Armando Nascimento Morais, Domingos RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Yara Piñeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Educação Portugal Brasil Aesthetic Art education Instrumentalization Literacy |
topic |
Arte Educação Portugal Brasil Aesthetic Art education Instrumentalization Literacy |
description |
Dissertação submetida à Escola superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro e Comunidade |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-03 2011-11-03T00:00:00Z 2012-06-19T17:20:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/1603 TID:201010925 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/1603 |
identifier_str_mv |
TID:201010925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133369247727616 |