Gabinete de Estudos de Educa??o para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorrido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, La Salete
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Neves, Lu?sa, Oliveira, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3737
Resumo: Desde 2000, a Escola Superior de Educa??o (ESE-IPVC), uma escola integrada no Instituto Polit?cnico de Viana do Castelo, cuja miss?o ? formar profissionais qualificados nas ?reas de Educa??o, Trabalho Social, Artes e Cultura tem um Gabinete de Estudos para a Educa??o e Desenvolvimento (GEED) que coordenou, durante 13 anos, um programa internacional de Coopera??o para o Desenvolvimento, na ?rea da Educa??o, e um programa de voluntariado e mobilidade com pa?ses africanos lus?fonos, nomeadamente Angola, Cabo Verde e Guin?-Bissau. Atrav?s desses programas, os e as estudantes tiveram a possibilidade de trabalhar e refletir sobre quest?es relacionadas com a educa??o intercultural e a cidadania global. Atualmente, o GEED est? mais dedicado aos projetos de implementa??o e investiga??o na ?rea da Educa??o para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG). A experi?ncia adquirida pelo GEED e o seu pioneirismo nestas tem?ticas fez com que, em 2011, fosse convidado pelo ent?o Instituto Portugu?s de Apoio ao Desenvolvimento (atual CAM?ES, Instituto de Coopera??o e da L?ngua, I.P) para coordenar o processo de acompanhamento e monitoriza??o da Estrat?gia Nacional de Educa??o para o Desenvolvimento (ENED). Este papel e experi?ncia foram refor?ados, em 2015, com a participa??o num projeto europeu, liderado pela Prov?ncia Aut?noma de Trento, em It?lia, o projeto Global Schools: Aprender a (con)viver que visa a integra??o da ED/ECG nos curr?culos do ensino b?sico. Neste artigo ? apresentada a experi?ncia do GEED partilhando-se alguns dos principais desafios e li??es aprendidas. ABSTRACT: Since 2000, the Higher School of Education (ESE-IPVC), a school integrated in the Polytechnic Institute of Viana do Castelo, whose mission is to educate qualified professionals in the fields of Education, Social Work, Arts and Culture has a Unit for Education and Development Studies (GEED) that run, for 15 years, an international program on Education and Cooperation and a volunteer and mobility program with Lusophone African countries, namelyAngola, Cape- Verde and Guinea-Bissau. Through those programs our students had the possibility to work and reflect upon issues related to intercultural education and global citizenship. Nowadays, GEED is more devoted to Development Education/Global Citizenship Education (DE/GCE) implementation and research projects.Due to GEED?s reputation, in 2010 it was invited by the Portuguese Agency for Cooperation and Aid - CAM?ES, Institute of Cooperation and Language - to work as a support team for the Steering Group of the Portuguese National Strategy of Development Education. This role and experience was reinforced, in 2015 with the participation in an international partnership, led by the Autonomous Province of Trento, Italy, in the project Global Schools: EYD 2015 to embed Global Learning in primary education, which aims to address development issues in the formal educational curricula in Primary Schools. In this paper some considerations are made and some lessons learned are shared.
id RCAP_81868fc2e4304f29a1f962a589c28acc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3737
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gabinete de Estudos de Educa??o para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorridoCoopera??o para o desenvolvimentoEduca??o para o desenvolvimentoEduca??o para a cidadania globalEnsino superiorDevelopment cooperationDevelopment educationGlobal citizenship educationHigher educationDesde 2000, a Escola Superior de Educa??o (ESE-IPVC), uma escola integrada no Instituto Polit?cnico de Viana do Castelo, cuja miss?o ? formar profissionais qualificados nas ?reas de Educa??o, Trabalho Social, Artes e Cultura tem um Gabinete de Estudos para a Educa??o e Desenvolvimento (GEED) que coordenou, durante 13 anos, um programa internacional de Coopera??o para o Desenvolvimento, na ?rea da Educa??o, e um programa de voluntariado e mobilidade com pa?ses africanos lus?fonos, nomeadamente Angola, Cabo Verde e Guin?-Bissau. Atrav?s desses programas, os e as estudantes tiveram a possibilidade de trabalhar e refletir sobre quest?es relacionadas com a educa??o intercultural e a cidadania global. Atualmente, o GEED est? mais dedicado aos projetos de implementa??o e investiga??o na ?rea da Educa??o para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG). A experi?ncia adquirida pelo GEED e o seu pioneirismo nestas tem?ticas fez com que, em 2011, fosse convidado pelo ent?o Instituto Portugu?s de Apoio ao Desenvolvimento (atual CAM?ES, Instituto de Coopera??o e da L?ngua, I.P) para coordenar o processo de acompanhamento e monitoriza??o da Estrat?gia Nacional de Educa??o para o Desenvolvimento (ENED). Este papel e experi?ncia foram refor?ados, em 2015, com a participa??o num projeto europeu, liderado pela Prov?ncia Aut?noma de Trento, em It?lia, o projeto Global Schools: Aprender a (con)viver que visa a integra??o da ED/ECG nos curr?culos do ensino b?sico. Neste artigo ? apresentada a experi?ncia do GEED partilhando-se alguns dos principais desafios e li??es aprendidas. ABSTRACT: Since 2000, the Higher School of Education (ESE-IPVC), a school integrated in the Polytechnic Institute of Viana do Castelo, whose mission is to educate qualified professionals in the fields of Education, Social Work, Arts and Culture has a Unit for Education and Development Studies (GEED) that run, for 15 years, an international program on Education and Cooperation and a volunteer and mobility program with Lusophone African countries, namelyAngola, Cape- Verde and Guinea-Bissau. Through those programs our students had the possibility to work and reflect upon issues related to intercultural education and global citizenship. Nowadays, GEED is more devoted to Development Education/Global Citizenship Education (DE/GCE) implementation and research projects.Due to GEED?s reputation, in 2010 it was invited by the Portuguese Agency for Cooperation and Aid - CAM?ES, Institute of Cooperation and Language - to work as a support team for the Steering Group of the Portuguese National Strategy of Development Education. This role and experience was reinforced, in 2015 with the participation in an international partnership, led by the Autonomous Province of Trento, Italy, in the project Global Schools: EYD 2015 to embed Global Learning in primary education, which aims to address development issues in the formal educational curricula in Primary Schools. In this paper some considerations are made and some lessons learned are shared.CIEC-UM; ESE-IPVC2023-11-21T13:56:14Z2017-01-01T00:00:00Z20172022-11-04T12:21:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3737porCoelho, La SaleteNeves, Lu?saOliveira, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-18T09:41:04Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:18.926417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gabinete de Estudos de Educa??o para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorrido
title Gabinete de Estudos de Educa??o para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorrido
spellingShingle Gabinete de Estudos de Educa??o para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorrido
Coelho, La Salete
Coopera??o para o desenvolvimento
Educa??o para o desenvolvimento
Educa??o para a cidadania global
Ensino superior
Development cooperation
Development education
Global citizenship education
Higher education
title_short Gabinete de Estudos de Educa??o para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorrido
title_full Gabinete de Estudos de Educa??o para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorrido
title_fullStr Gabinete de Estudos de Educa??o para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorrido
title_full_unstemmed Gabinete de Estudos de Educa??o para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorrido
title_sort Gabinete de Estudos de Educa??o para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorrido
author Coelho, La Salete
author_facet Coelho, La Salete
Neves, Lu?sa
Oliveira, Joana
author_role author
author2 Neves, Lu?sa
Oliveira, Joana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, La Salete
Neves, Lu?sa
Oliveira, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Coopera??o para o desenvolvimento
Educa??o para o desenvolvimento
Educa??o para a cidadania global
Ensino superior
Development cooperation
Development education
Global citizenship education
Higher education
topic Coopera??o para o desenvolvimento
Educa??o para o desenvolvimento
Educa??o para a cidadania global
Ensino superior
Development cooperation
Development education
Global citizenship education
Higher education
description Desde 2000, a Escola Superior de Educa??o (ESE-IPVC), uma escola integrada no Instituto Polit?cnico de Viana do Castelo, cuja miss?o ? formar profissionais qualificados nas ?reas de Educa??o, Trabalho Social, Artes e Cultura tem um Gabinete de Estudos para a Educa??o e Desenvolvimento (GEED) que coordenou, durante 13 anos, um programa internacional de Coopera??o para o Desenvolvimento, na ?rea da Educa??o, e um programa de voluntariado e mobilidade com pa?ses africanos lus?fonos, nomeadamente Angola, Cabo Verde e Guin?-Bissau. Atrav?s desses programas, os e as estudantes tiveram a possibilidade de trabalhar e refletir sobre quest?es relacionadas com a educa??o intercultural e a cidadania global. Atualmente, o GEED est? mais dedicado aos projetos de implementa??o e investiga??o na ?rea da Educa??o para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG). A experi?ncia adquirida pelo GEED e o seu pioneirismo nestas tem?ticas fez com que, em 2011, fosse convidado pelo ent?o Instituto Portugu?s de Apoio ao Desenvolvimento (atual CAM?ES, Instituto de Coopera??o e da L?ngua, I.P) para coordenar o processo de acompanhamento e monitoriza??o da Estrat?gia Nacional de Educa??o para o Desenvolvimento (ENED). Este papel e experi?ncia foram refor?ados, em 2015, com a participa??o num projeto europeu, liderado pela Prov?ncia Aut?noma de Trento, em It?lia, o projeto Global Schools: Aprender a (con)viver que visa a integra??o da ED/ECG nos curr?culos do ensino b?sico. Neste artigo ? apresentada a experi?ncia do GEED partilhando-se alguns dos principais desafios e li??es aprendidas. ABSTRACT: Since 2000, the Higher School of Education (ESE-IPVC), a school integrated in the Polytechnic Institute of Viana do Castelo, whose mission is to educate qualified professionals in the fields of Education, Social Work, Arts and Culture has a Unit for Education and Development Studies (GEED) that run, for 15 years, an international program on Education and Cooperation and a volunteer and mobility program with Lusophone African countries, namelyAngola, Cape- Verde and Guinea-Bissau. Through those programs our students had the possibility to work and reflect upon issues related to intercultural education and global citizenship. Nowadays, GEED is more devoted to Development Education/Global Citizenship Education (DE/GCE) implementation and research projects.Due to GEED?s reputation, in 2010 it was invited by the Portuguese Agency for Cooperation and Aid - CAM?ES, Institute of Cooperation and Language - to work as a support team for the Steering Group of the Portuguese National Strategy of Development Education. This role and experience was reinforced, in 2015 with the participation in an international partnership, led by the Autonomous Province of Trento, Italy, in the project Global Schools: EYD 2015 to embed Global Learning in primary education, which aims to address development issues in the formal educational curricula in Primary Schools. In this paper some considerations are made and some lessons learned are shared.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2022-11-04T12:21:39Z
2023-11-21T13:56:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/3737
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/3737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIEC-UM; ESE-IPVC
publisher.none.fl_str_mv CIEC-UM; ESE-IPVC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136308436664320