Gabinete de Estudos de Educa??o para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorrido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3737 |
Resumo: | Desde 2000, a Escola Superior de Educa??o (ESE-IPVC), uma escola integrada no Instituto Polit?cnico de Viana do Castelo, cuja miss?o ? formar profissionais qualificados nas ?reas de Educa??o, Trabalho Social, Artes e Cultura tem um Gabinete de Estudos para a Educa??o e Desenvolvimento (GEED) que coordenou, durante 13 anos, um programa internacional de Coopera??o para o Desenvolvimento, na ?rea da Educa??o, e um programa de voluntariado e mobilidade com pa?ses africanos lus?fonos, nomeadamente Angola, Cabo Verde e Guin?-Bissau. Atrav?s desses programas, os e as estudantes tiveram a possibilidade de trabalhar e refletir sobre quest?es relacionadas com a educa??o intercultural e a cidadania global. Atualmente, o GEED est? mais dedicado aos projetos de implementa??o e investiga??o na ?rea da Educa??o para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG). A experi?ncia adquirida pelo GEED e o seu pioneirismo nestas tem?ticas fez com que, em 2011, fosse convidado pelo ent?o Instituto Portugu?s de Apoio ao Desenvolvimento (atual CAM?ES, Instituto de Coopera??o e da L?ngua, I.P) para coordenar o processo de acompanhamento e monitoriza??o da Estrat?gia Nacional de Educa??o para o Desenvolvimento (ENED). Este papel e experi?ncia foram refor?ados, em 2015, com a participa??o num projeto europeu, liderado pela Prov?ncia Aut?noma de Trento, em It?lia, o projeto Global Schools: Aprender a (con)viver que visa a integra??o da ED/ECG nos curr?culos do ensino b?sico. Neste artigo ? apresentada a experi?ncia do GEED partilhando-se alguns dos principais desafios e li??es aprendidas. ABSTRACT: Since 2000, the Higher School of Education (ESE-IPVC), a school integrated in the Polytechnic Institute of Viana do Castelo, whose mission is to educate qualified professionals in the fields of Education, Social Work, Arts and Culture has a Unit for Education and Development Studies (GEED) that run, for 15 years, an international program on Education and Cooperation and a volunteer and mobility program with Lusophone African countries, namelyAngola, Cape- Verde and Guinea-Bissau. Through those programs our students had the possibility to work and reflect upon issues related to intercultural education and global citizenship. Nowadays, GEED is more devoted to Development Education/Global Citizenship Education (DE/GCE) implementation and research projects.Due to GEED?s reputation, in 2010 it was invited by the Portuguese Agency for Cooperation and Aid - CAM?ES, Institute of Cooperation and Language - to work as a support team for the Steering Group of the Portuguese National Strategy of Development Education. This role and experience was reinforced, in 2015 with the participation in an international partnership, led by the Autonomous Province of Trento, Italy, in the project Global Schools: EYD 2015 to embed Global Learning in primary education, which aims to address development issues in the formal educational curricula in Primary Schools. In this paper some considerations are made and some lessons learned are shared. |
id |
RCAP_81868fc2e4304f29a1f962a589c28acc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3737 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gabinete de Estudos de Educa??o para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorridoCoopera??o para o desenvolvimentoEduca??o para o desenvolvimentoEduca??o para a cidadania globalEnsino superiorDevelopment cooperationDevelopment educationGlobal citizenship educationHigher educationDesde 2000, a Escola Superior de Educa??o (ESE-IPVC), uma escola integrada no Instituto Polit?cnico de Viana do Castelo, cuja miss?o ? formar profissionais qualificados nas ?reas de Educa??o, Trabalho Social, Artes e Cultura tem um Gabinete de Estudos para a Educa??o e Desenvolvimento (GEED) que coordenou, durante 13 anos, um programa internacional de Coopera??o para o Desenvolvimento, na ?rea da Educa??o, e um programa de voluntariado e mobilidade com pa?ses africanos lus?fonos, nomeadamente Angola, Cabo Verde e Guin?-Bissau. Atrav?s desses programas, os e as estudantes tiveram a possibilidade de trabalhar e refletir sobre quest?es relacionadas com a educa??o intercultural e a cidadania global. Atualmente, o GEED est? mais dedicado aos projetos de implementa??o e investiga??o na ?rea da Educa??o para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG). A experi?ncia adquirida pelo GEED e o seu pioneirismo nestas tem?ticas fez com que, em 2011, fosse convidado pelo ent?o Instituto Portugu?s de Apoio ao Desenvolvimento (atual CAM?ES, Instituto de Coopera??o e da L?ngua, I.P) para coordenar o processo de acompanhamento e monitoriza??o da Estrat?gia Nacional de Educa??o para o Desenvolvimento (ENED). Este papel e experi?ncia foram refor?ados, em 2015, com a participa??o num projeto europeu, liderado pela Prov?ncia Aut?noma de Trento, em It?lia, o projeto Global Schools: Aprender a (con)viver que visa a integra??o da ED/ECG nos curr?culos do ensino b?sico. Neste artigo ? apresentada a experi?ncia do GEED partilhando-se alguns dos principais desafios e li??es aprendidas. ABSTRACT: Since 2000, the Higher School of Education (ESE-IPVC), a school integrated in the Polytechnic Institute of Viana do Castelo, whose mission is to educate qualified professionals in the fields of Education, Social Work, Arts and Culture has a Unit for Education and Development Studies (GEED) that run, for 15 years, an international program on Education and Cooperation and a volunteer and mobility program with Lusophone African countries, namelyAngola, Cape- Verde and Guinea-Bissau. Through those programs our students had the possibility to work and reflect upon issues related to intercultural education and global citizenship. Nowadays, GEED is more devoted to Development Education/Global Citizenship Education (DE/GCE) implementation and research projects.Due to GEED?s reputation, in 2010 it was invited by the Portuguese Agency for Cooperation and Aid - CAM?ES, Institute of Cooperation and Language - to work as a support team for the Steering Group of the Portuguese National Strategy of Development Education. This role and experience was reinforced, in 2015 with the participation in an international partnership, led by the Autonomous Province of Trento, Italy, in the project Global Schools: EYD 2015 to embed Global Learning in primary education, which aims to address development issues in the formal educational curricula in Primary Schools. In this paper some considerations are made and some lessons learned are shared.CIEC-UM; ESE-IPVC2023-11-21T13:56:14Z2017-01-01T00:00:00Z20172022-11-04T12:21:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3737porCoelho, La SaleteNeves, Lu?saOliveira, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-18T09:41:04Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:18.926417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gabinete de Estudos de Educa??o para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorrido |
title |
Gabinete de Estudos de Educa??o para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorrido |
spellingShingle |
Gabinete de Estudos de Educa??o para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorrido Coelho, La Salete Coopera??o para o desenvolvimento Educa??o para o desenvolvimento Educa??o para a cidadania global Ensino superior Development cooperation Development education Global citizenship education Higher education |
title_short |
Gabinete de Estudos de Educa??o para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorrido |
title_full |
Gabinete de Estudos de Educa??o para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorrido |
title_fullStr |
Gabinete de Estudos de Educa??o para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorrido |
title_full_unstemmed |
Gabinete de Estudos de Educa??o para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorrido |
title_sort |
Gabinete de Estudos de Educa??o para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorrido |
author |
Coelho, La Salete |
author_facet |
Coelho, La Salete Neves, Lu?sa Oliveira, Joana |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Lu?sa Oliveira, Joana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, La Salete Neves, Lu?sa Oliveira, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coopera??o para o desenvolvimento Educa??o para o desenvolvimento Educa??o para a cidadania global Ensino superior Development cooperation Development education Global citizenship education Higher education |
topic |
Coopera??o para o desenvolvimento Educa??o para o desenvolvimento Educa??o para a cidadania global Ensino superior Development cooperation Development education Global citizenship education Higher education |
description |
Desde 2000, a Escola Superior de Educa??o (ESE-IPVC), uma escola integrada no Instituto Polit?cnico de Viana do Castelo, cuja miss?o ? formar profissionais qualificados nas ?reas de Educa??o, Trabalho Social, Artes e Cultura tem um Gabinete de Estudos para a Educa??o e Desenvolvimento (GEED) que coordenou, durante 13 anos, um programa internacional de Coopera??o para o Desenvolvimento, na ?rea da Educa??o, e um programa de voluntariado e mobilidade com pa?ses africanos lus?fonos, nomeadamente Angola, Cabo Verde e Guin?-Bissau. Atrav?s desses programas, os e as estudantes tiveram a possibilidade de trabalhar e refletir sobre quest?es relacionadas com a educa??o intercultural e a cidadania global. Atualmente, o GEED est? mais dedicado aos projetos de implementa??o e investiga??o na ?rea da Educa??o para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG). A experi?ncia adquirida pelo GEED e o seu pioneirismo nestas tem?ticas fez com que, em 2011, fosse convidado pelo ent?o Instituto Portugu?s de Apoio ao Desenvolvimento (atual CAM?ES, Instituto de Coopera??o e da L?ngua, I.P) para coordenar o processo de acompanhamento e monitoriza??o da Estrat?gia Nacional de Educa??o para o Desenvolvimento (ENED). Este papel e experi?ncia foram refor?ados, em 2015, com a participa??o num projeto europeu, liderado pela Prov?ncia Aut?noma de Trento, em It?lia, o projeto Global Schools: Aprender a (con)viver que visa a integra??o da ED/ECG nos curr?culos do ensino b?sico. Neste artigo ? apresentada a experi?ncia do GEED partilhando-se alguns dos principais desafios e li??es aprendidas. ABSTRACT: Since 2000, the Higher School of Education (ESE-IPVC), a school integrated in the Polytechnic Institute of Viana do Castelo, whose mission is to educate qualified professionals in the fields of Education, Social Work, Arts and Culture has a Unit for Education and Development Studies (GEED) that run, for 15 years, an international program on Education and Cooperation and a volunteer and mobility program with Lusophone African countries, namelyAngola, Cape- Verde and Guinea-Bissau. Through those programs our students had the possibility to work and reflect upon issues related to intercultural education and global citizenship. Nowadays, GEED is more devoted to Development Education/Global Citizenship Education (DE/GCE) implementation and research projects.Due to GEED?s reputation, in 2010 it was invited by the Portuguese Agency for Cooperation and Aid - CAM?ES, Institute of Cooperation and Language - to work as a support team for the Steering Group of the Portuguese National Strategy of Development Education. This role and experience was reinforced, in 2015 with the participation in an international partnership, led by the Autonomous Province of Trento, Italy, in the project Global Schools: EYD 2015 to embed Global Learning in primary education, which aims to address development issues in the formal educational curricula in Primary Schools. In this paper some considerations are made and some lessons learned are shared. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2022-11-04T12:21:39Z 2023-11-21T13:56:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3737 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIEC-UM; ESE-IPVC |
publisher.none.fl_str_mv |
CIEC-UM; ESE-IPVC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136308436664320 |