As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/19879 |
Resumo: | O que são as visitas de estudo? Como é que no actual sistema educativo português as visitas de estudo são estruturadas e operacionalizadas? Para dar resposta a estas duas perguntas de partida procurámos indicadores que conduzissem a algumas propostas ilustrativas sobre o valor pedagógico e social das mesmas, socorrendo-nos de elementos intervenientes da comunidade educativa portuguesa. Durante a investigação procurámos identificar os pressupostos conceptuais, estruturais e operacionais utilizados pela comunidade educativa para instrumentalizar as visitas de estudo. A intenção foi dar resposta à questão principal: podem as visitas de estudo contribuir para a promoção de capital cultural, fundamental para afirmar a equidade escolar que o sistema de ensino pode promover e deve garantir? Focados na questão principal, centrámos a pesquisa em dados normativos, documentais, bem como numa pesquisa bibliográfica. Uma pesquisa que interpretou o currículo, a pedagogia e a didáctica na prática docente do ensino básico, e foi ao encontro de registos das visitas de estudo enquanto estratégia pedagógica útil para adquirir conhecimento escolar valioso. Mas poderão as visitas de estudo contribuir para o acesso ao conhecimento escolar valioso? Não podemos esquecer que, na actual sociedade do conhecimento, o conhecimento é não só economicamente valorizado, mas também socialmente imprescindível para o exercício da cidadania global. |
id |
RCAP_81870b5fe85ad3e2872dc403385721e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/19879 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As Visitas de Estudo no Sistema Educativo PortuguêsVisitas de estudoSociedade do conhecimentoSistema Educativo PortuguêsEquidade escolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO que são as visitas de estudo? Como é que no actual sistema educativo português as visitas de estudo são estruturadas e operacionalizadas? Para dar resposta a estas duas perguntas de partida procurámos indicadores que conduzissem a algumas propostas ilustrativas sobre o valor pedagógico e social das mesmas, socorrendo-nos de elementos intervenientes da comunidade educativa portuguesa. Durante a investigação procurámos identificar os pressupostos conceptuais, estruturais e operacionais utilizados pela comunidade educativa para instrumentalizar as visitas de estudo. A intenção foi dar resposta à questão principal: podem as visitas de estudo contribuir para a promoção de capital cultural, fundamental para afirmar a equidade escolar que o sistema de ensino pode promover e deve garantir? Focados na questão principal, centrámos a pesquisa em dados normativos, documentais, bem como numa pesquisa bibliográfica. Uma pesquisa que interpretou o currículo, a pedagogia e a didáctica na prática docente do ensino básico, e foi ao encontro de registos das visitas de estudo enquanto estratégia pedagógica útil para adquirir conhecimento escolar valioso. Mas poderão as visitas de estudo contribuir para o acesso ao conhecimento escolar valioso? Não podemos esquecer que, na actual sociedade do conhecimento, o conhecimento é não só economicamente valorizado, mas também socialmente imprescindível para o exercício da cidadania global.Silva, Maria do Carmo Vieira daRUNGomes, Susana Pinto2017-07-12T00:30:10Z2016-09-202016-07-122016-09-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19879TID:201256304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:02:22Zoai:run.unl.pt:10362/19879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:46.209433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português |
title |
As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português |
spellingShingle |
As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português Gomes, Susana Pinto Visitas de estudo Sociedade do conhecimento Sistema Educativo Português Equidade escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português |
title_full |
As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português |
title_fullStr |
As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português |
title_full_unstemmed |
As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português |
title_sort |
As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português |
author |
Gomes, Susana Pinto |
author_facet |
Gomes, Susana Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Maria do Carmo Vieira da RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Susana Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Visitas de estudo Sociedade do conhecimento Sistema Educativo Português Equidade escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Visitas de estudo Sociedade do conhecimento Sistema Educativo Português Equidade escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O que são as visitas de estudo? Como é que no actual sistema educativo português as visitas de estudo são estruturadas e operacionalizadas? Para dar resposta a estas duas perguntas de partida procurámos indicadores que conduzissem a algumas propostas ilustrativas sobre o valor pedagógico e social das mesmas, socorrendo-nos de elementos intervenientes da comunidade educativa portuguesa. Durante a investigação procurámos identificar os pressupostos conceptuais, estruturais e operacionais utilizados pela comunidade educativa para instrumentalizar as visitas de estudo. A intenção foi dar resposta à questão principal: podem as visitas de estudo contribuir para a promoção de capital cultural, fundamental para afirmar a equidade escolar que o sistema de ensino pode promover e deve garantir? Focados na questão principal, centrámos a pesquisa em dados normativos, documentais, bem como numa pesquisa bibliográfica. Uma pesquisa que interpretou o currículo, a pedagogia e a didáctica na prática docente do ensino básico, e foi ao encontro de registos das visitas de estudo enquanto estratégia pedagógica útil para adquirir conhecimento escolar valioso. Mas poderão as visitas de estudo contribuir para o acesso ao conhecimento escolar valioso? Não podemos esquecer que, na actual sociedade do conhecimento, o conhecimento é não só economicamente valorizado, mas também socialmente imprescindível para o exercício da cidadania global. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-20 2016-07-12 2016-09-20T00:00:00Z 2017-07-12T00:30:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/19879 TID:201256304 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/19879 |
identifier_str_mv |
TID:201256304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137888739262464 |