As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Susana Pinto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19879
Resumo: O que são as visitas de estudo? Como é que no actual sistema educativo português as visitas de estudo são estruturadas e operacionalizadas? Para dar resposta a estas duas perguntas de partida procurámos indicadores que conduzissem a algumas propostas ilustrativas sobre o valor pedagógico e social das mesmas, socorrendo-nos de elementos intervenientes da comunidade educativa portuguesa. Durante a investigação procurámos identificar os pressupostos conceptuais, estruturais e operacionais utilizados pela comunidade educativa para instrumentalizar as visitas de estudo. A intenção foi dar resposta à questão principal: podem as visitas de estudo contribuir para a promoção de capital cultural, fundamental para afirmar a equidade escolar que o sistema de ensino pode promover e deve garantir? Focados na questão principal, centrámos a pesquisa em dados normativos, documentais, bem como numa pesquisa bibliográfica. Uma pesquisa que interpretou o currículo, a pedagogia e a didáctica na prática docente do ensino básico, e foi ao encontro de registos das visitas de estudo enquanto estratégia pedagógica útil para adquirir conhecimento escolar valioso. Mas poderão as visitas de estudo contribuir para o acesso ao conhecimento escolar valioso? Não podemos esquecer que, na actual sociedade do conhecimento, o conhecimento é não só economicamente valorizado, mas também socialmente imprescindível para o exercício da cidadania global.
id RCAP_81870b5fe85ad3e2872dc403385721e2
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/19879
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As Visitas de Estudo no Sistema Educativo PortuguêsVisitas de estudoSociedade do conhecimentoSistema Educativo PortuguêsEquidade escolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO que são as visitas de estudo? Como é que no actual sistema educativo português as visitas de estudo são estruturadas e operacionalizadas? Para dar resposta a estas duas perguntas de partida procurámos indicadores que conduzissem a algumas propostas ilustrativas sobre o valor pedagógico e social das mesmas, socorrendo-nos de elementos intervenientes da comunidade educativa portuguesa. Durante a investigação procurámos identificar os pressupostos conceptuais, estruturais e operacionais utilizados pela comunidade educativa para instrumentalizar as visitas de estudo. A intenção foi dar resposta à questão principal: podem as visitas de estudo contribuir para a promoção de capital cultural, fundamental para afirmar a equidade escolar que o sistema de ensino pode promover e deve garantir? Focados na questão principal, centrámos a pesquisa em dados normativos, documentais, bem como numa pesquisa bibliográfica. Uma pesquisa que interpretou o currículo, a pedagogia e a didáctica na prática docente do ensino básico, e foi ao encontro de registos das visitas de estudo enquanto estratégia pedagógica útil para adquirir conhecimento escolar valioso. Mas poderão as visitas de estudo contribuir para o acesso ao conhecimento escolar valioso? Não podemos esquecer que, na actual sociedade do conhecimento, o conhecimento é não só economicamente valorizado, mas também socialmente imprescindível para o exercício da cidadania global.Silva, Maria do Carmo Vieira daRUNGomes, Susana Pinto2017-07-12T00:30:10Z2016-09-202016-07-122016-09-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19879TID:201256304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:02:22Zoai:run.unl.pt:10362/19879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:46.209433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português
title As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português
spellingShingle As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português
Gomes, Susana Pinto
Visitas de estudo
Sociedade do conhecimento
Sistema Educativo Português
Equidade escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português
title_full As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português
title_fullStr As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português
title_full_unstemmed As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português
title_sort As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português
author Gomes, Susana Pinto
author_facet Gomes, Susana Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria do Carmo Vieira da
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Susana Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Visitas de estudo
Sociedade do conhecimento
Sistema Educativo Português
Equidade escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Visitas de estudo
Sociedade do conhecimento
Sistema Educativo Português
Equidade escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O que são as visitas de estudo? Como é que no actual sistema educativo português as visitas de estudo são estruturadas e operacionalizadas? Para dar resposta a estas duas perguntas de partida procurámos indicadores que conduzissem a algumas propostas ilustrativas sobre o valor pedagógico e social das mesmas, socorrendo-nos de elementos intervenientes da comunidade educativa portuguesa. Durante a investigação procurámos identificar os pressupostos conceptuais, estruturais e operacionais utilizados pela comunidade educativa para instrumentalizar as visitas de estudo. A intenção foi dar resposta à questão principal: podem as visitas de estudo contribuir para a promoção de capital cultural, fundamental para afirmar a equidade escolar que o sistema de ensino pode promover e deve garantir? Focados na questão principal, centrámos a pesquisa em dados normativos, documentais, bem como numa pesquisa bibliográfica. Uma pesquisa que interpretou o currículo, a pedagogia e a didáctica na prática docente do ensino básico, e foi ao encontro de registos das visitas de estudo enquanto estratégia pedagógica útil para adquirir conhecimento escolar valioso. Mas poderão as visitas de estudo contribuir para o acesso ao conhecimento escolar valioso? Não podemos esquecer que, na actual sociedade do conhecimento, o conhecimento é não só economicamente valorizado, mas também socialmente imprescindível para o exercício da cidadania global.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-20
2016-07-12
2016-09-20T00:00:00Z
2017-07-12T00:30:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/19879
TID:201256304
url http://hdl.handle.net/10362/19879
identifier_str_mv TID:201256304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137888739262464