Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver o pensamento algébrico dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11471 |
Resumo: | O presente relatório de estágio refere-se à investigação realizada no contexto da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvida na EB/JI de Canaviais, em 2012/13 e 2013/14, pela aluna Beatriz Maria Galão Bernardo Garcia, tomando como foco específico o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. O trabalho desenvolveu-se ao longo de dois semestres, um semestre em educação pré-escolar e outro em ensino do 1.º Ciclo de escolaridade, tendo como principal objetivo compreender como se processa o desenvolvimento do pensamento algébrico nas crianças e como é que este pode evoluir num contexto de aprendizagem estimulante, em que as crianças/alunos tenham um papel relevante no trabalho com tarefas que apelam à generalização e que são exploradas pelos alunos e discutidas em coletivo na turma, no quadro do ensino exploratório da Matemática. O relatório inclui uma abordagem teórica acerca do que se entende por pensamento algébrico, particularmente como se pode desenvolver o pensamento algébrico na sala de aula, o que auxiliou na planificação das aulas relativas às tarefas intencionalmente desenvolvidas ao longo do estágio. Das principais conclusões, sublinho que o desenvolvimento do pensamento algébrico se processa logo a partir dos primeiros anos e ao longo do 1.º ciclo. A realização de tarefas relacionadas com o contexto das crianças/alunos que lhes permitam a utilização de uma variedade de estratégias de resolução, de representação e de generalização são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento do seu pensamento algébrico, e simultaneamente permitem a compreensão de conceitos, conteúdos e conexões matemáticas. A finalizar reforço ainda a importância do papel do educador/professor no desenvolvimento do pensamento algébrico das crianças, não só na seleção e preparação das atividades adequadas, mas também na implementação de um modelo de ensino exploratório da Matemática; ### Report of Teaching practice in Preschool and Primary school: Developing students’ algebraic thinking ABSTRACT: The present report refers to the investigation developed in the context of the Supervised Teaching Practice in Preschool Education and in Primary School, that took place in the EB/ JI de Canaviais, in 2012/13 and 2013/14, by Beatriz Maria Galão Bernardo Garcia, taking as a specific focus the developing student’s algebraic thinking. The work was developed over two semesters, one semester in preschool education and the other semester in primary school, having as main purpose to understand the development of the algebraic thinking in children/students and how it can evolve in a context of stimulate learning, in which the children/students have an important role on the work with tasks that appeal to the generalization and that are explored by students and discus in group in classroom, following a exploratory teaching of mathematics. The report includes a theoretical approach about the concept of algebraic thinking, particularly how the algebraic thinking can be developed in the classroom. This theory helped on the planning of lessons, namely on the choice of the tasks intentionally developed whit the children/students. I conclude that the algebraic thinking of the children/students can be developed from the first years and over the 1st cycle. Tasks related with children’s contexts that stimulate children/students’ use of a diversity of strategies of resolution, of representations and the generalization are important, and simultaneously allow the comprehension of mathematical concepts, procedures and connections. I also stress the importance of the educator/teacher’s role on the developing student’s algebraic thinking, not only in the selection of proper activities but also in the implementation of a model of exploratory teaching mathematics. |
id |
RCAP_8190e2c9d1c9857ce514b1379287b78b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11471 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver o pensamento algébrico dos alunosPensamento algébricoPré-escolar1º ciclo do ensino básicoEnsino exploratórioAlgebraic thinkingPreschoolPrimary schoolExploratory teachingO presente relatório de estágio refere-se à investigação realizada no contexto da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvida na EB/JI de Canaviais, em 2012/13 e 2013/14, pela aluna Beatriz Maria Galão Bernardo Garcia, tomando como foco específico o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. O trabalho desenvolveu-se ao longo de dois semestres, um semestre em educação pré-escolar e outro em ensino do 1.º Ciclo de escolaridade, tendo como principal objetivo compreender como se processa o desenvolvimento do pensamento algébrico nas crianças e como é que este pode evoluir num contexto de aprendizagem estimulante, em que as crianças/alunos tenham um papel relevante no trabalho com tarefas que apelam à generalização e que são exploradas pelos alunos e discutidas em coletivo na turma, no quadro do ensino exploratório da Matemática. O relatório inclui uma abordagem teórica acerca do que se entende por pensamento algébrico, particularmente como se pode desenvolver o pensamento algébrico na sala de aula, o que auxiliou na planificação das aulas relativas às tarefas intencionalmente desenvolvidas ao longo do estágio. Das principais conclusões, sublinho que o desenvolvimento do pensamento algébrico se processa logo a partir dos primeiros anos e ao longo do 1.º ciclo. A realização de tarefas relacionadas com o contexto das crianças/alunos que lhes permitam a utilização de uma variedade de estratégias de resolução, de representação e de generalização são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento do seu pensamento algébrico, e simultaneamente permitem a compreensão de conceitos, conteúdos e conexões matemáticas. A finalizar reforço ainda a importância do papel do educador/professor no desenvolvimento do pensamento algébrico das crianças, não só na seleção e preparação das atividades adequadas, mas também na implementação de um modelo de ensino exploratório da Matemática; ### Report of Teaching practice in Preschool and Primary school: Developing students’ algebraic thinking ABSTRACT: The present report refers to the investigation developed in the context of the Supervised Teaching Practice in Preschool Education and in Primary School, that took place in the EB/ JI de Canaviais, in 2012/13 and 2013/14, by Beatriz Maria Galão Bernardo Garcia, taking as a specific focus the developing student’s algebraic thinking. The work was developed over two semesters, one semester in preschool education and the other semester in primary school, having as main purpose to understand the development of the algebraic thinking in children/students and how it can evolve in a context of stimulate learning, in which the children/students have an important role on the work with tasks that appeal to the generalization and that are explored by students and discus in group in classroom, following a exploratory teaching of mathematics. The report includes a theoretical approach about the concept of algebraic thinking, particularly how the algebraic thinking can be developed in the classroom. This theory helped on the planning of lessons, namely on the choice of the tasks intentionally developed whit the children/students. I conclude that the algebraic thinking of the children/students can be developed from the first years and over the 1st cycle. Tasks related with children’s contexts that stimulate children/students’ use of a diversity of strategies of resolution, of representations and the generalization are important, and simultaneously allow the comprehension of mathematical concepts, procedures and connections. I also stress the importance of the educator/teacher’s role on the developing student’s algebraic thinking, not only in the selection of proper activities but also in the implementation of a model of exploratory teaching mathematics.Universidade de Évora2014-09-26T16:07:51Z2014-09-262014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11471http://hdl.handle.net/10174/11471TID:201233886porDepartamento de Pedagogia e educaçãobmgbgarcia@gmail.com672Garcia, Beatriz Maria Galão Bernardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:05.087713Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver o pensamento algébrico dos alunos |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver o pensamento algébrico dos alunos |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver o pensamento algébrico dos alunos Garcia, Beatriz Maria Galão Bernardo Pensamento algébrico Pré-escolar 1º ciclo do ensino básico Ensino exploratório Algebraic thinking Preschool Primary school Exploratory teaching |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver o pensamento algébrico dos alunos |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver o pensamento algébrico dos alunos |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver o pensamento algébrico dos alunos |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver o pensamento algébrico dos alunos |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver o pensamento algébrico dos alunos |
author |
Garcia, Beatriz Maria Galão Bernardo |
author_facet |
Garcia, Beatriz Maria Galão Bernardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Beatriz Maria Galão Bernardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento algébrico Pré-escolar 1º ciclo do ensino básico Ensino exploratório Algebraic thinking Preschool Primary school Exploratory teaching |
topic |
Pensamento algébrico Pré-escolar 1º ciclo do ensino básico Ensino exploratório Algebraic thinking Preschool Primary school Exploratory teaching |
description |
O presente relatório de estágio refere-se à investigação realizada no contexto da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvida na EB/JI de Canaviais, em 2012/13 e 2013/14, pela aluna Beatriz Maria Galão Bernardo Garcia, tomando como foco específico o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. O trabalho desenvolveu-se ao longo de dois semestres, um semestre em educação pré-escolar e outro em ensino do 1.º Ciclo de escolaridade, tendo como principal objetivo compreender como se processa o desenvolvimento do pensamento algébrico nas crianças e como é que este pode evoluir num contexto de aprendizagem estimulante, em que as crianças/alunos tenham um papel relevante no trabalho com tarefas que apelam à generalização e que são exploradas pelos alunos e discutidas em coletivo na turma, no quadro do ensino exploratório da Matemática. O relatório inclui uma abordagem teórica acerca do que se entende por pensamento algébrico, particularmente como se pode desenvolver o pensamento algébrico na sala de aula, o que auxiliou na planificação das aulas relativas às tarefas intencionalmente desenvolvidas ao longo do estágio. Das principais conclusões, sublinho que o desenvolvimento do pensamento algébrico se processa logo a partir dos primeiros anos e ao longo do 1.º ciclo. A realização de tarefas relacionadas com o contexto das crianças/alunos que lhes permitam a utilização de uma variedade de estratégias de resolução, de representação e de generalização são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento do seu pensamento algébrico, e simultaneamente permitem a compreensão de conceitos, conteúdos e conexões matemáticas. A finalizar reforço ainda a importância do papel do educador/professor no desenvolvimento do pensamento algébrico das crianças, não só na seleção e preparação das atividades adequadas, mas também na implementação de um modelo de ensino exploratório da Matemática; ### Report of Teaching practice in Preschool and Primary school: Developing students’ algebraic thinking ABSTRACT: The present report refers to the investigation developed in the context of the Supervised Teaching Practice in Preschool Education and in Primary School, that took place in the EB/ JI de Canaviais, in 2012/13 and 2013/14, by Beatriz Maria Galão Bernardo Garcia, taking as a specific focus the developing student’s algebraic thinking. The work was developed over two semesters, one semester in preschool education and the other semester in primary school, having as main purpose to understand the development of the algebraic thinking in children/students and how it can evolve in a context of stimulate learning, in which the children/students have an important role on the work with tasks that appeal to the generalization and that are explored by students and discus in group in classroom, following a exploratory teaching of mathematics. The report includes a theoretical approach about the concept of algebraic thinking, particularly how the algebraic thinking can be developed in the classroom. This theory helped on the planning of lessons, namely on the choice of the tasks intentionally developed whit the children/students. I conclude that the algebraic thinking of the children/students can be developed from the first years and over the 1st cycle. Tasks related with children’s contexts that stimulate children/students’ use of a diversity of strategies of resolution, of representations and the generalization are important, and simultaneously allow the comprehension of mathematical concepts, procedures and connections. I also stress the importance of the educator/teacher’s role on the developing student’s algebraic thinking, not only in the selection of proper activities but also in the implementation of a model of exploratory teaching mathematics. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-26T16:07:51Z 2014-09-26 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11471 http://hdl.handle.net/10174/11471 TID:201233886 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11471 |
identifier_str_mv |
TID:201233886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e educação bmgbgarcia@gmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136536280694784 |