Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver o pensamento algébrico dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Beatriz Maria Galão Bernardo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11471
Resumo: O presente relatório de estágio refere-se à investigação realizada no contexto da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvida na EB/JI de Canaviais, em 2012/13 e 2013/14, pela aluna Beatriz Maria Galão Bernardo Garcia, tomando como foco específico o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. O trabalho desenvolveu-se ao longo de dois semestres, um semestre em educação pré-escolar e outro em ensino do 1.º Ciclo de escolaridade, tendo como principal objetivo compreender como se processa o desenvolvimento do pensamento algébrico nas crianças e como é que este pode evoluir num contexto de aprendizagem estimulante, em que as crianças/alunos tenham um papel relevante no trabalho com tarefas que apelam à generalização e que são exploradas pelos alunos e discutidas em coletivo na turma, no quadro do ensino exploratório da Matemática. O relatório inclui uma abordagem teórica acerca do que se entende por pensamento algébrico, particularmente como se pode desenvolver o pensamento algébrico na sala de aula, o que auxiliou na planificação das aulas relativas às tarefas intencionalmente desenvolvidas ao longo do estágio. Das principais conclusões, sublinho que o desenvolvimento do pensamento algébrico se processa logo a partir dos primeiros anos e ao longo do 1.º ciclo. A realização de tarefas relacionadas com o contexto das crianças/alunos que lhes permitam a utilização de uma variedade de estratégias de resolução, de representação e de generalização são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento do seu pensamento algébrico, e simultaneamente permitem a compreensão de conceitos, conteúdos e conexões matemáticas. A finalizar reforço ainda a importância do papel do educador/professor no desenvolvimento do pensamento algébrico das crianças, não só na seleção e preparação das atividades adequadas, mas também na implementação de um modelo de ensino exploratório da Matemática; ### Report of Teaching practice in Preschool and Primary school: Developing students’ algebraic thinking ABSTRACT: The present report refers to the investigation developed in the context of the Supervised Teaching Practice in Preschool Education and in Primary School, that took place in the EB/ JI de Canaviais, in 2012/13 and 2013/14, by Beatriz Maria Galão Bernardo Garcia, taking as a specific focus the developing student’s algebraic thinking. The work was developed over two semesters, one semester in preschool education and the other semester in primary school, having as main purpose to understand the development of the algebraic thinking in children/students and how it can evolve in a context of stimulate learning, in which the children/students have an important role on the work with tasks that appeal to the generalization and that are explored by students and discus in group in classroom, following a exploratory teaching of mathematics. The report includes a theoretical approach about the concept of algebraic thinking, particularly how the algebraic thinking can be developed in the classroom. This theory helped on the planning of lessons, namely on the choice of the tasks intentionally developed whit the children/students. I conclude that the algebraic thinking of the children/students can be developed from the first years and over the 1st cycle. Tasks related with children’s contexts that stimulate children/students’ use of a diversity of strategies of resolution, of representations and the generalization are important, and simultaneously allow the comprehension of mathematical concepts, procedures and connections. I also stress the importance of the educator/teacher’s role on the developing student’s algebraic thinking, not only in the selection of proper activities but also in the implementation of a model of exploratory teaching mathematics.
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