Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino básico: desenvolver o pensamento algébrico através de padrões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Beatriz dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14904
Resumo: O presente relatório traduz a investigação realizada no âmbito das unidades curriculares da Prática de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico, inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico da Universidade de Évora. A investigação decorreu em dois contextos distintos, tendo sido realizada primeiramente numa sala de Educação Pré-Escolar e, posteriormente, numa turma do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ambos os contextos pertencem à Escola Manuel Ferreira Patrício, sede do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Évora. A investigação realizada teve como objetivos compreender, analisar e refletir sobre como a exploração de padrões pode promover o desenvolvimento do pensamento algébrico das crianças/alunos, desde os primeiros anos de escolaridade. Deste modo, pretendeu-se responder às seguintes questões: Como lidam os alunos com a identificação do padrão? Que representações usam os alunos na exploração de padrões? Que estratégias utilizam os alunos para explorar padrões? Ao longo da investigação foi realizada uma intervenção didática consistindo numa sequência de tarefas de exploração de padrões de repetição, que possibilitaram a recolha de dados em ambos os contextos. A análise dos dados teve como base os referenciais teóricos consultados, os objetivos e as questões iniciais da investigação. Esta investigação possibilitou confirmar que o desenvolvimento do pensamento algébrico das crianças/alunos se deve constituir como fundamental desde os primeiros anos de escolaridade. A exploração de tarefas ricas e significativas com padrões, que permitam a utilização de múltiplas estratégias e representações, assim como a partilha de conhecimentos e a comunicação matemática, são ferramentas essenciais para o desenvolvimento do pensamento algébrico; Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Teaching of the Primary School: Developing algebraic thinking by using patterns Abstract: The present report reflects the research developed in the context of Supervised Teaching Practice in Preschool Education and in Primary School, integrated in Master in Preschool Education and Teaching Primary School at University of Évora. This research was held in two different contexts, the first one was performed in a pre-school classroom, and later the second one in classroom of first year of Primary School. Both abovementioned contexts took place in Manuel Ferreira Patrício School, headquarters of cluster of Évora schools. The research has aimed understand, analyze and reflect about how can the patterns promote the development of algebraic thinking of children/students, from the early years of schooling. Thus, were placed the following questions: How the students deal with the identification of patterns? What representations, students use to explore the patterns? What strategies, students use to explore patterns? Throughout this research were performed a didactic intervention consisting in a sequence of tasks to explore the repeating patterns, that allowed data collection in both abovementioned contexts. Data analysis was based on the theoretical approaches consulted, objectives and initial research questions. This investigation led us to confirm that the development of algebraic thinking of children/students should be seen as fundamental issue since the early years of schooling. The exploration of rich and meaningful tasks with patterns that allow the use of multiple strategies and representations, as well as allow the sharing of knowledge and Mathematical communication, are essential tools for the development of algebraic thinking.
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