Identidade digital e gestão de perfis nas redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gameiro, Ana Filipa Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28179
Resumo: Com a crescente utilização das redes sociais, a forma como os utilizadores gerem a sua apresentação online e o impacto que a mesma tem sobre o outro (audiência) tornou-se temática de discussão atual. A presente dissertação explora duas temáticas basilares: redes sociais e identidade digital. Empreendeu-se assim uma análise comparativa de interfaces, entre as quais se distinguem as redes sociais de caráter pessoal Instagram e Facebook, assim como a rede social profissional Linkedin. O objetivo da presente tese prende-se com a análise da utilização simultânea destas redes sociais, de forma a contribuir para o melhor entendimento da forma como os utilizadores hoje constroem e gerem a sua identidade digital através destas plataformas. Neste sentido, foi utilizada uma metodologia triangular que compreende uma análise de inquéritos por questionário, dos quais foram recolhidos dados de 204 indivíduos. Complementarmente, foram realizadas 10 entrevistas a jovens com idades compreendidas entre os 21 e os 30 anos, contribuindo para uma análise qualitativa. Os resultados sugerem que os utilizadores de redes sociais usam com mais frequência as redes sociais pessoais em detrimento das profissionais e a autoapresentação é realizada de forma distinta consoante a finalidade de cada rede. O Instagram é a rede social na qual os utilizadores se sentem mais espontâneos. Por outro lado, e ao contrário de alguns estudos anteriores, não ficou provado que os utilizadores apresentem um ideal self nas redes sociais, mas sim um real self.
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