O Potencial de Comunicação dos Blogues Corporativos: O Caso do Blogue LX Sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Constantino, Irina Alexandra Rodrigues Martins
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/3377
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_81974d3c23faf717a8162d7dd4db77d9
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3377
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Potencial de Comunicação dos Blogues Corporativos: O Caso do Blogue LX SustentávelMedia SocialEmpresasBlogues CorporativosComunicaçãoSocial MediaCompaniesCorporate BlogsCommunicationMestrado em MarketingNum contexto de globalização e massificação das diferentes plataformas que compõem a Media Social, importa cada vez mais clarificar o seu conceito, as suas implicações no panorama empresarial e qual o seu papel na consecução dos objectivos das empresas. Este estudo, exploratório e descritivo, foi realizado com o propósito de compreender o enquadramento subjacente à criação e implementação de um blogue corporativo e observar o seu potencial enquanto meio de comunicação, tendo por base um estudo de caso único. Os dados para o desenvolvimento do estudo de caso foram obtidos através da realização de entrevistas semi-estruturadas, análise documental e observação directa, e submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostraram que, em termos estratégicos, os blogues podem constituir um factor de diferenciação na forma como as empresas comunicam, funcionando como canais transversais a toda a estrutura organizacional e permitindo às empresas comunicar de uma forma integrada e articulada, num tom mais informal e autêntico, e com menores custos. Observou-se ainda que os blogues corporativos podem servir como ferramentas de posicionamento das empresas, aumentando a sua notoriedade e credibilidade junto dos seus stakeholders e estabelecendo pontes para parcerias. Em suma, os blogues corporativos podem representar um meio de comunicação e de relacionamento com os diversos stakeholders das empresas mas, também, de brand enhancement e de posicionamento.In a context of globalization and massification of the various platforms that comprise Social Media, it is increasingly important to clear its concept, its implications on the business landscape and what is their role in achieving the objectives of companies. This study, exploratory and descriptive, was carried out in order to understand the underlying framework to create and implement a corporate blog and to observe its potential as a means of communication, based on a single case study. The data for developing the case study were obtained by conducting semi-structured interviews, document analysis and direct observation, and subjected to content analysis. The results showed that, in strategic terms, blogs can be a differentiating factor in how companies communicate, functioning as channels across the entire organizational structure and allowing businesses to communicate in an integrated and coordinated manner, in a more informal and authentic tone, and at less cost. It was also observed that corporate blogs may serve as tools for positioning companies, increasing their visibility and credibility with its stakeholders and building bridges for partnerships. In short, corporate blogs may represent means of communication and relationship with various stakeholders of the companies, but also for brand enhancement and positioning.Instituto Superior de Economia e GestãoRasquilha, Luís Carlos PereiraRepositório da Universidade de LisboaConstantino, Irina Alexandra Rodrigues Martins2011-06-09T14:07:44Z2011-052011-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3377porConstantino, Irina Alexandra Rodrigues Martins. 2011. "O Potencial de Comunicação dos Blogues Corporativos: O Caso do Blogue LX Sustentável". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:30Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:15.151217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Potencial de Comunicação dos Blogues Corporativos: O Caso do Blogue LX Sustentável
title O Potencial de Comunicação dos Blogues Corporativos: O Caso do Blogue LX Sustentável
spellingShingle O Potencial de Comunicação dos Blogues Corporativos: O Caso do Blogue LX Sustentável
Constantino, Irina Alexandra Rodrigues Martins
Media Social
Empresas
Blogues Corporativos
Comunicação
Social Media
Companies
Corporate Blogs
Communication
title_short O Potencial de Comunicação dos Blogues Corporativos: O Caso do Blogue LX Sustentável
title_full O Potencial de Comunicação dos Blogues Corporativos: O Caso do Blogue LX Sustentável
title_fullStr O Potencial de Comunicação dos Blogues Corporativos: O Caso do Blogue LX Sustentável
title_full_unstemmed O Potencial de Comunicação dos Blogues Corporativos: O Caso do Blogue LX Sustentável
title_sort O Potencial de Comunicação dos Blogues Corporativos: O Caso do Blogue LX Sustentável
author Constantino, Irina Alexandra Rodrigues Martins
author_facet Constantino, Irina Alexandra Rodrigues Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rasquilha, Luís Carlos Pereira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Constantino, Irina Alexandra Rodrigues Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Media Social
Empresas
Blogues Corporativos
Comunicação
Social Media
Companies
Corporate Blogs
Communication
topic Media Social
Empresas
Blogues Corporativos
Comunicação
Social Media
Companies
Corporate Blogs
Communication
description Mestrado em Marketing
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-09T14:07:44Z
2011-05
2011-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/3377
url http://hdl.handle.net/10400.5/3377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Constantino, Irina Alexandra Rodrigues Martins. 2011. "O Potencial de Comunicação dos Blogues Corporativos: O Caso do Blogue LX Sustentável". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130988316459008