O impacto de diferentes esquemas de cor na construção da percepção de blogues por utilizadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, José André Mariano de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11821
Resumo: Seja em pigmento impresso ou digitalmente em pixel, a cor tem vindo a ser utilizada como um elemento importante para a identidade visual das empresas e marcas, contudo, é um fator descorado na blogosfera. Atualmente, com as possibilidades que a internet disponibiliza aos seus utilizadores no que concerne à criação e manipulação de websites ou blogues, esta torna as plataformas digitais similares, dificultando não só a sua distinção como os próprios utilizadores. Assim, o objetivo da presente dissertação é investigar a importância da cor nos meios digitais. Com uma amostra de 125 sujeitos, entre os 18 e os 64 anos, recorrendo a um questionário online onde se pretende refletir se a cor azul do blogue “soumesmojosé” é um elemento de preferência face aos demais blogues. Para tal, utilizou-se a escala PANAS (PANAS; Galinha & Pais-Ribeiro, 2005), que permite avaliar o afeto positivo e negativo a partir do relato de emoções. Os resultados indicam que o azul foi a cor que obteve maior preferência em comparação com as nove cores. Já no que respeita às emoções, os sujeitos foram mais prontamente assertivos quando questionados sobre as emoções negativas, sendo que a maioria concorda que o azul é uma cor que não transmite emoções negativas.
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