O impacto de diferentes esquemas de cor na construção da percepção de blogues por utilizadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/11821 |
Resumo: | Seja em pigmento impresso ou digitalmente em pixel, a cor tem vindo a ser utilizada como um elemento importante para a identidade visual das empresas e marcas, contudo, é um fator descorado na blogosfera. Atualmente, com as possibilidades que a internet disponibiliza aos seus utilizadores no que concerne à criação e manipulação de websites ou blogues, esta torna as plataformas digitais similares, dificultando não só a sua distinção como os próprios utilizadores. Assim, o objetivo da presente dissertação é investigar a importância da cor nos meios digitais. Com uma amostra de 125 sujeitos, entre os 18 e os 64 anos, recorrendo a um questionário online onde se pretende refletir se a cor azul do blogue “soumesmojosé” é um elemento de preferência face aos demais blogues. Para tal, utilizou-se a escala PANAS (PANAS; Galinha & Pais-Ribeiro, 2005), que permite avaliar o afeto positivo e negativo a partir do relato de emoções. Os resultados indicam que o azul foi a cor que obteve maior preferência em comparação com as nove cores. Já no que respeita às emoções, os sujeitos foram mais prontamente assertivos quando questionados sobre as emoções negativas, sendo que a maioria concorda que o azul é uma cor que não transmite emoções negativas. |
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O impacto de diferentes esquemas de cor na construção da percepção de blogues por utilizadoresMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADECOMUNICAÇÃOCOMUNICAÇÃO DIGITALINTERNETWEBSITESBLOGUESCORESCOMMUNICATIONDIGITAL COMMUNICATIONWEBSITESBLOGSINTERNETCOLORSSeja em pigmento impresso ou digitalmente em pixel, a cor tem vindo a ser utilizada como um elemento importante para a identidade visual das empresas e marcas, contudo, é um fator descorado na blogosfera. Atualmente, com as possibilidades que a internet disponibiliza aos seus utilizadores no que concerne à criação e manipulação de websites ou blogues, esta torna as plataformas digitais similares, dificultando não só a sua distinção como os próprios utilizadores. Assim, o objetivo da presente dissertação é investigar a importância da cor nos meios digitais. Com uma amostra de 125 sujeitos, entre os 18 e os 64 anos, recorrendo a um questionário online onde se pretende refletir se a cor azul do blogue “soumesmojosé” é um elemento de preferência face aos demais blogues. Para tal, utilizou-se a escala PANAS (PANAS; Galinha & Pais-Ribeiro, 2005), que permite avaliar o afeto positivo e negativo a partir do relato de emoções. Os resultados indicam que o azul foi a cor que obteve maior preferência em comparação com as nove cores. Já no que respeita às emoções, os sujeitos foram mais prontamente assertivos quando questionados sobre as emoções negativas, sendo que a maioria concorda que o azul é uma cor que não transmite emoções negativas.Whether in printed or digitally pixelated pigment, color has been used as an important element for the corporate identity of companies and brands, however, it is an ignored factor in the blogosphere. Nowadays, with the possibilities within the Internet, available to its users, regarding the creation and manipulation of websites or blogs, the various digital platforms become similar, making it difficult to distinguish between them, and therefore between users. Thus, the purpose of this dissertation is to investigate the importance of color in digital media. With a sample of 125 subjects between the ages of 18 and 64, an online questionnaire was used to reflect on whether the blue color of the blog "soumesmojosé" is an element of preference over other blogs. The PANAS (Panas; Galinha & Pais-Ribeiro, 2005) scale was used to assess positive and negative affection from the emotional report. The results indicate that blue was the most preferred color compared to nine colors. Regarding emotions, the subjects were more readily assertive when questioned with negative emotions, with most of the sample agreeing that blue is a color that does not transmit negative emotions2021-04-13T11:24:56Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11821TID:202683680porSousa, José André Mariano deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:33Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11821Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:53.266714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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