Método expositivo versus Métodos ativos: qual deles aplicar para ensinar filosofia?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/37786 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário |
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Método expositivo versus Métodos ativos: qual deles aplicar para ensinar filosofia?Method versus Expository methods active: which should be applied to teach philosophy?19:372.819372.819:19Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoDissertação de mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino SecundárioO presente trabalho intitula-se Método Expositivo Versus Métodos Ativos – qual deles aplicar para ensinar filosofia? é o relatório de estágio em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário que decorreu no ano letivo de 2013/2014 no Agrupamento de Escolas de Maximinos, na Escola Secundária de Maximinos – Braga nas turmas do 11º1 e 11º2. As temáticas lecionadas incidiram no capítulo IV – O conhecimento e a racionalidade científica e tecnológica, no ponto 1.2. Análise comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento, com o autor René Descartes; no ponto 2.2.Ciência e construção – validade e verificabilidade das hipóteses e 2.3. A racionalidade científica e a questão da objetividade, com Karl Popper. Neste relatório são apresentados e comentados alguns métodos para ensinar filosofia no ensino secundário, destacando-se os métodos ativos na medida em que valorizam o discurso e a discussão crítica. Este relatório estrutura-se em três partes: a primeira parte intitula-se Contextualização da intervenção e contextualização da temática, e apresenta os problemas principais que despertaram esta reflexão. Nela explica-se o plano segundo o qual orientei a minha lecionação, expondo as estratégias que adotei com o objetivo de promover o pensamento crítico e a autonomia nos alunos; na segunda parte designada Apresentação e desenvolvimento da vertente letiva, descreve-se o contexto em que se desenvolveu a lecionação; a terceira parte intitula-se Apresentação e desenvolvimento da vertente investigativa e nela apresentam-se as metodologias que melhor fomentam o bom ensino da filosofia. O presente trabalho descreve, assim, a componente letiva e a componente relativa à investigação desenvolvidas durante o período de estágio. Nele defendemos a utilização diversificada das metodologias e dos vários materiais didáticos de modo a fomentar nos alunos o espírito crítico, contribuindo para o desenvolvimento das suas capacidades.This work entitled Method Versus Expository Methods Active –which should be applied to teach philosophy? This internship report on Philosophy Teaching in Secondary Education was held in the academic year of 2013/2014 in Maximinos Group of Schools, Secondary School Maximinos - Braga into classes in 11º1 and 11º2. The subjects taught in Chapter IV focused – Knowledge, scientific and technological rationality, in 1.2. Comparative analysis of two explanatory theories of knowledge, with the author René Descartes; the point 2.2.Science and construction - validity and verifiability of hypotheses and 2.3. Scientific rationality and the question of objectivity, with Karl Popper. In this report some methods to teach philosophy in secondary education are presented. We highlight the active methods because they value the discourse and critical discussion. This report is structured in three parts. In the first part titled: Context of intervention and context of the theme, I present the main problems that sparked this reflection, and explain the plan according to which I directed my teaching, exposing the strategies I have adopted to implement the various teaching methods, always with the goal to promote critical thinking and autonomy in students. In the second part entitled: Presentation and development of the lective aspect, I frame the context in which my teaching developed. In the third part entitled: Presentation and development of investigative strand, I try to present the methodologies that best foster good teaching of philosophy. This paper describes lective component and the component on research undertaken during the probationary period. We advocate the use of diverse methodologies and various teaching materials to foster students' critical thinking, contributing to the development of their capabilities.Martins, CustódiaUniversidade do MinhoMiranda, Flávia Maria Pereira20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37786por201471850info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:55.297562Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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