A imagem da mulher no cinema: representações do feminino em Jane Campion, Sally Potter e Marleen Gorris

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Filipa Jesus Rocha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45996
Resumo: Dissertação de mestrado em Mediação Cultural e Literária (área de especialização em Estudos do Cinema e da Literatura)
id RCAP_81a2d340a14c5720fb27303279cb9944
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45996
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A imagem da mulher no cinema: representações do feminino em Jane Campion, Sally Potter e Marleen GorrisThe image of women in the cinema: representations of the feminine in Jane Campion, Sally Potter and Marleen GorrisHumanidades::Outras HumanidadesDissertação de mestrado em Mediação Cultural e Literária (área de especialização em Estudos do Cinema e da Literatura)Este trabalho é um estudo da representação feminina no grande ecrã, tendo em conta vários estereótipos atribuídos à mulher pelo cinema dominante, isto é, o cinema de Hollywood. Se a mulher é, frequentemente, representada em relação ao homem, como objeto de contemplação, então qual será o seu lugar na narrativa, e como espectadora? Para além da ausência feminina no grande ecrã, a mulher é também ausente como espectadora, sendo que, para que ela se identificar ou obter prazeres visuais (Laura Mulvey) da imagem que lhe é apresentada, ela tem de recorrer a processos de transformação sexual, em que ganha características masculinas, e por isso, irá adquirir uma “máscara” (Joan Rivière), para que esta proximidade ao homem seja mantida. Neste sentido, na tentativa de compreender a representação contemporânea da mulher no cinema, usei dois filmes de cada uma das seguintes realizadoras: Jane Campion, Marleen Gorris e Sally Potter. Estas realizadoras expressam, através dos seus filmes, diferentes modos da representação feminina. Enquanto Jane Campion parece levar as suas heroínas numa viagem pela descoberta da sua sexualidade, The Piano (1993) e The Portrait of a Lady (1996), Marleen Gorris, parece, pelo contrário, fazer uma reflexão sobre o papel e a importância da mulher na sociedade patriarcal, Mrs. Dalloway (1997), ou representar a liberdade feminina, longe da influência do poder dominante, e a sua resistência contra essa influência, Antonia’s Line (1995). Por fim, Sally Potter, é uma realizadora que põe em causa a diferença do género com o seu filme Orlando (1992), e apresenta uma luta equilibrada pelo poder entre Sally e Véron, em The Tango Lesson (1997).This work is a study about the representation of the feminine on film, based on several stereotypes given to women in the dominant cinema, that is, the Hollywood cinema. If woman is often shown in relation to her relationship with men, as an object of visual pleasure, then what is her place in the narrative and her place as a feminine spectator? Besides the feminine absence on the big screen, women are also absent as spectators, given that, in order for them to identify themselves as the dominant power or obtain visual pleasures (Laura Mulvey) of the image they are presented with, they have to resort to processes of sexual transformation, in which they gain masculine features, and thus, they are going to acquire a ‘mask’, so that this proximity to the man can be maintained (Joan Rivière). In the attempt to understand the contemporary representation of women in the cinema, I studied two films from three feminine directors: Jane Campion, Marleen Gorris and Sally Potter. These directors express, through their films, different ways of feminine representation. While Jane Campion takes her heroines through a journey where they find their sexuality, such as, The Piano (1993), and The Portrait of a Lady (1996), Marleen Gorris chooses, on the contrary, to make a reflection about the role and importance of women in the patriarchal society, Mrs. Dalloway (1997), or a representation of the feminine freedom and strength, away from the influence of the patriarchal power, Antonia’s Line (1995). Finally, Sally Potter explores the questions of gender in Orlando (1992) and shows a balanced fight for power between Sally and Véron, in The Tango Lesson (1997).Pereira, Margarida EstevesUniversidade do MinhoBarbosa, Filipa Jesus Rocha2014-10-032014-10-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45996por201429390info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:15.725950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A imagem da mulher no cinema: representações do feminino em Jane Campion, Sally Potter e Marleen Gorris
The image of women in the cinema: representations of the feminine in Jane Campion, Sally Potter and Marleen Gorris
title A imagem da mulher no cinema: representações do feminino em Jane Campion, Sally Potter e Marleen Gorris
spellingShingle A imagem da mulher no cinema: representações do feminino em Jane Campion, Sally Potter e Marleen Gorris
Barbosa, Filipa Jesus Rocha
Humanidades::Outras Humanidades
title_short A imagem da mulher no cinema: representações do feminino em Jane Campion, Sally Potter e Marleen Gorris
title_full A imagem da mulher no cinema: representações do feminino em Jane Campion, Sally Potter e Marleen Gorris
title_fullStr A imagem da mulher no cinema: representações do feminino em Jane Campion, Sally Potter e Marleen Gorris
title_full_unstemmed A imagem da mulher no cinema: representações do feminino em Jane Campion, Sally Potter e Marleen Gorris
title_sort A imagem da mulher no cinema: representações do feminino em Jane Campion, Sally Potter e Marleen Gorris
author Barbosa, Filipa Jesus Rocha
author_facet Barbosa, Filipa Jesus Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Margarida Esteves
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Filipa Jesus Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Humanidades::Outras Humanidades
topic Humanidades::Outras Humanidades
description Dissertação de mestrado em Mediação Cultural e Literária (área de especialização em Estudos do Cinema e da Literatura)
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-03
2014-10-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/45996
url http://hdl.handle.net/1822/45996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201429390
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132933317984256