Travestismos e intertextualidades em Orlando de Virginia Woolf e na obra homónima de Sally Potter
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/1708 |
Resumo: | Dissertação de mest., Literatura Comparada, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade do Algarve, 2005 |
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Travestismos e intertextualidades em Orlando de Virginia Woolf e na obra homónima de Sally PotterTravestismoParódiaAndroginiaGéneroDialogismoIntertextualidadeDissertação de mest., Literatura Comparada, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade do Algarve, 2005A presente dissertação pretende dar atenção a uma leitura particularizada de alguns aspectos e conceitos específicos presentes em Orlando de Virginia Woolf bem como do modo como eles são trabalhados na obra fílmica homónima de Sally Potter. O travestismo, usado no sentido literal e no sentido metafórico, será o fio condutor do trabalho. O travestismo será perspectivado como elemento que desafia a ordem simbólica; como terceiro que simultaneamente põe em causa o pensamento binário e a ideia de uma identidade fixa e imanente. Ele actua como proporcionador de um espaço de possibilidade, onde as restrições sociais e culturais podem ser questionadas. O uso metafórico de travestismo estará directamente relacionado com o hibridismo que o romance de Virginia Woolf encerra. Assim sendo, a miscigenação de estilos, de vozes e de discursos existente em Orlando levaram-nos à teoria de Mikhail Bakhtin e de Linda Hutcheon, que, assim, guiarão a nossa leitura quer do objecto literário quer do objecto fílmico. Conceitos como “polifonia”, “plurilinguismo”, “dialogismo” e “intertextualidade” (a palavra de Julia Kristeva para o termo bakhtiniano de “dialogismo”) serão, pois, úteis na análise que pretendemos levar a cabo no texto literário e no texto fílmico, na medida em que ambos estão em diálogo e interacção permanente com outros textos. Outro dos argumentos em que nos baseamos, no decurso do trabalho, é precisamente o carácter reflexivo que o romance e o filme contêm. É este cunho reflexivo que lhes permite re-analisar a literatura e o cinema, ao mesmo tempo que re-vêem o mundo com um olhar renovado e fresco.Tavares, MirianFernandes, IsabelSapientiaOliveira, Lígia Isabel Guerreiro Lopes de2012-10-01T13:51:51Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/1708por82.091 OLI*Tra 1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:12:50Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:50.248147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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