Comunicação Estratégica na Diplomacia: A Transformação da Instituição Diplomática e o Processo de Comunicação Digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fernanda Senra de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13668
Resumo: O presente relatório foi fundamentado na experiência de estágio curricular realizado no Consulado-Geral de Portugal em Estugarda, na Alemanha, sob orientação do Cônsul Geral Dr. Leandro Amado, com duração total de oito meses. Neste contexto, será aqui apresentado um estudo teórico sobre Comunicação Estratégica, sua aplicação na Diplomacia, e a relação desses conceitos com os projetos implementados no decorrer do estágio. Dentre os objetivos do Consulado, no âmbito da comunicação, pretendia-se consolidar uma identidade institucional forte e presente, ao serviço da comunidade portuguesa residente na sua área de jurisdição, e promover a diplomacia pública e toda ação de interesse para Portugal, seja cultural, comercial ou social. A instituição tencionava ainda contribuir com as ações das demais instituições do Ministérios dos Negócios Estrangeiros (MNE), criar novas conexões e ampliar as relações com a comunidade portuguesa. As atividades realizadas e os projetos desenvolvidos foram estabelecidos com o propósito de garantir o cumprimento destes objetivos. Nas considerações finais deste relatório, bem como na avaliação do estágio pelo orientador, ficam claras as respostas obtidas para a pergunta de partida - "De que forma a identidade visual e a comunicação digital promovem a transformação da instituição diplomática?". No final, confirma-se que os projetos de comunicação desenvolvidos não só estabeleceram uma imagem de reputação positiva, com base na transparência e no compromisso com a comunidade, mas também estreitaram as relações com a comunidade e com o público, na esfera da diplomacia, promovendo maior participação e envolvimento por parte dos utilizadores. A eficiência das ações foi constatada através da análise dos dados obtidos das plataformas digitais.
id RCAP_81af77efb2cc6f478592597f09ea1cf3
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13668
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação Estratégica na Diplomacia: A Transformação da Instituição Diplomática e o Processo de Comunicação DigitalComunicação Estratégica OrganizacionalDiplomacia DigitalIdentidade VisualRedes SociaisDomínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações PúblicasO presente relatório foi fundamentado na experiência de estágio curricular realizado no Consulado-Geral de Portugal em Estugarda, na Alemanha, sob orientação do Cônsul Geral Dr. Leandro Amado, com duração total de oito meses. Neste contexto, será aqui apresentado um estudo teórico sobre Comunicação Estratégica, sua aplicação na Diplomacia, e a relação desses conceitos com os projetos implementados no decorrer do estágio. Dentre os objetivos do Consulado, no âmbito da comunicação, pretendia-se consolidar uma identidade institucional forte e presente, ao serviço da comunidade portuguesa residente na sua área de jurisdição, e promover a diplomacia pública e toda ação de interesse para Portugal, seja cultural, comercial ou social. A instituição tencionava ainda contribuir com as ações das demais instituições do Ministérios dos Negócios Estrangeiros (MNE), criar novas conexões e ampliar as relações com a comunidade portuguesa. As atividades realizadas e os projetos desenvolvidos foram estabelecidos com o propósito de garantir o cumprimento destes objetivos. Nas considerações finais deste relatório, bem como na avaliação do estágio pelo orientador, ficam claras as respostas obtidas para a pergunta de partida - "De que forma a identidade visual e a comunicação digital promovem a transformação da instituição diplomática?". No final, confirma-se que os projetos de comunicação desenvolvidos não só estabeleceram uma imagem de reputação positiva, com base na transparência e no compromisso com a comunidade, mas também estreitaram as relações com a comunidade e com o público, na esfera da diplomacia, promovendo maior participação e envolvimento por parte dos utilizadores. A eficiência das ações foi constatada através da análise dos dados obtidos das plataformas digitais.This report was based on the curricular internship experience at the Consulate General of Portugal in Stuttgart, Germany, under the guidance of the Consul General Dr. Leandro Amado, with a total duration of eight months. In this context, a theoretical study of Strategic Communication, its application in Diplomacy, and the pertinence of these concepts in the projects implemented during the internship was carried out and presented here. Among the Consulate's objectives, in the scope of communication, it was intended to consolidate a strong, present institutional identity at the service of the Portuguese community residing in its area of jurisdiction, and to promote public diplomacy and every action of interest to Portugal, whether cultural, commercial, or social. The institution also intended to contribute to the actions of the other institutions of the Ministry of Foreign Affairs, create new connections and broaden relations with the Portuguese community. The activities undertaken and the projects developed were established with a view to ensuring that these objectives were met. At the end, the considerations of this report, as well as the evaluation of the internship by the supervisor, the answers obtained to the starting question - "How do visual identity and digital communication promote the transformation of a diplomatic institution?" - are clear. In this sense, it is confirmed that the communication projects developed not only established an image of positive reputation, based on transparency and commitment to the community, but also strengthened relations with the community and the public, in the sphere of diplomacy, promoting greater participation and involvement by users. The efficiency of the actions was verified through the analysis of data analysis obtained from the digital platforms.Paço, Arminda Maria Finisterra douBibliorumOliveira, Fernanda Senra de2023-11-15T11:38:04Z2023-03-132023-01-272023-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13668TID:203382510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:03.487300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação Estratégica na Diplomacia: A Transformação da Instituição Diplomática e o Processo de Comunicação Digital
title Comunicação Estratégica na Diplomacia: A Transformação da Instituição Diplomática e o Processo de Comunicação Digital
spellingShingle Comunicação Estratégica na Diplomacia: A Transformação da Instituição Diplomática e o Processo de Comunicação Digital
Oliveira, Fernanda Senra de
Comunicação Estratégica Organizacional
Diplomacia Digital
Identidade Visual
Redes Sociais
Domínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicas
title_short Comunicação Estratégica na Diplomacia: A Transformação da Instituição Diplomática e o Processo de Comunicação Digital
title_full Comunicação Estratégica na Diplomacia: A Transformação da Instituição Diplomática e o Processo de Comunicação Digital
title_fullStr Comunicação Estratégica na Diplomacia: A Transformação da Instituição Diplomática e o Processo de Comunicação Digital
title_full_unstemmed Comunicação Estratégica na Diplomacia: A Transformação da Instituição Diplomática e o Processo de Comunicação Digital
title_sort Comunicação Estratégica na Diplomacia: A Transformação da Instituição Diplomática e o Processo de Comunicação Digital
author Oliveira, Fernanda Senra de
author_facet Oliveira, Fernanda Senra de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paço, Arminda Maria Finisterra do
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fernanda Senra de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Estratégica Organizacional
Diplomacia Digital
Identidade Visual
Redes Sociais
Domínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicas
topic Comunicação Estratégica Organizacional
Diplomacia Digital
Identidade Visual
Redes Sociais
Domínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicas
description O presente relatório foi fundamentado na experiência de estágio curricular realizado no Consulado-Geral de Portugal em Estugarda, na Alemanha, sob orientação do Cônsul Geral Dr. Leandro Amado, com duração total de oito meses. Neste contexto, será aqui apresentado um estudo teórico sobre Comunicação Estratégica, sua aplicação na Diplomacia, e a relação desses conceitos com os projetos implementados no decorrer do estágio. Dentre os objetivos do Consulado, no âmbito da comunicação, pretendia-se consolidar uma identidade institucional forte e presente, ao serviço da comunidade portuguesa residente na sua área de jurisdição, e promover a diplomacia pública e toda ação de interesse para Portugal, seja cultural, comercial ou social. A instituição tencionava ainda contribuir com as ações das demais instituições do Ministérios dos Negócios Estrangeiros (MNE), criar novas conexões e ampliar as relações com a comunidade portuguesa. As atividades realizadas e os projetos desenvolvidos foram estabelecidos com o propósito de garantir o cumprimento destes objetivos. Nas considerações finais deste relatório, bem como na avaliação do estágio pelo orientador, ficam claras as respostas obtidas para a pergunta de partida - "De que forma a identidade visual e a comunicação digital promovem a transformação da instituição diplomática?". No final, confirma-se que os projetos de comunicação desenvolvidos não só estabeleceram uma imagem de reputação positiva, com base na transparência e no compromisso com a comunidade, mas também estreitaram as relações com a comunidade e com o público, na esfera da diplomacia, promovendo maior participação e envolvimento por parte dos utilizadores. A eficiência das ações foi constatada através da análise dos dados obtidos das plataformas digitais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-15T11:38:04Z
2023-03-13
2023-01-27
2023-03-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13668
TID:203382510
url http://hdl.handle.net/10400.6/13668
identifier_str_mv TID:203382510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136418921971712