O elearning para suporte ao ensino presencial universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Luis Borges
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16236
Resumo: O ensino superior e em particular a universidade passam actualmente por um período de novos desafios a que não é estranha a mudança provocada pelos fenómenos sociais normalmente agregados na designação Sociedade da Informação. Entre os desafios que se colocam à universidade no seu papel renovado de formador de livres pensadores, humanistas e recursos humanos possuidores de competências, aspectos como a conquista de novos públicos, a reavaliação do papel das universidades face ao conhecimento e uma nova relação com os períodos de formação, pressionam para a procura de novas práticas. O presente artigo tem por objectivo efectuar uma reflexão sobre propostas de novas práticas que passam também por um realinhamento da comunicação entre a comunidade académica e enquadra o recurso a práticas de elearning como estratégia complementar para suporte ao ensino presencial e assim incorporar neste algumas das realidades propostas pela Sociedade da Informação. A discussão tem por base a experiência entretanto adquirida pela introdução de um projecto de elearning para apoio ao ensino presencial iniciado em Outubro de 2004.
id RCAP_81ccd09af3f6c8d2f3ae8bc3047949a5
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/16236
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O elearning para suporte ao ensino presencial universitárioO ensino superior e em particular a universidade passam actualmente por um período de novos desafios a que não é estranha a mudança provocada pelos fenómenos sociais normalmente agregados na designação Sociedade da Informação. Entre os desafios que se colocam à universidade no seu papel renovado de formador de livres pensadores, humanistas e recursos humanos possuidores de competências, aspectos como a conquista de novos públicos, a reavaliação do papel das universidades face ao conhecimento e uma nova relação com os períodos de formação, pressionam para a procura de novas práticas. O presente artigo tem por objectivo efectuar uma reflexão sobre propostas de novas práticas que passam também por um realinhamento da comunicação entre a comunidade académica e enquadra o recurso a práticas de elearning como estratégia complementar para suporte ao ensino presencial e assim incorporar neste algumas das realidades propostas pela Sociedade da Informação. A discussão tem por base a experiência entretanto adquirida pela introdução de um projecto de elearning para apoio ao ensino presencial iniciado em Outubro de 2004.Universidade de Aveiro2005-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16236https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16236SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1559-1571SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1559-1571SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1559-1571reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16236https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16236/11442Gouveia, Luis Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-20T14:54:13Zoai:proa.ua.pt:article/16236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:04.595158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O elearning para suporte ao ensino presencial universitário
title O elearning para suporte ao ensino presencial universitário
spellingShingle O elearning para suporte ao ensino presencial universitário
Gouveia, Luis Borges
title_short O elearning para suporte ao ensino presencial universitário
title_full O elearning para suporte ao ensino presencial universitário
title_fullStr O elearning para suporte ao ensino presencial universitário
title_full_unstemmed O elearning para suporte ao ensino presencial universitário
title_sort O elearning para suporte ao ensino presencial universitário
author Gouveia, Luis Borges
author_facet Gouveia, Luis Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Luis Borges
description O ensino superior e em particular a universidade passam actualmente por um período de novos desafios a que não é estranha a mudança provocada pelos fenómenos sociais normalmente agregados na designação Sociedade da Informação. Entre os desafios que se colocam à universidade no seu papel renovado de formador de livres pensadores, humanistas e recursos humanos possuidores de competências, aspectos como a conquista de novos públicos, a reavaliação do papel das universidades face ao conhecimento e uma nova relação com os períodos de formação, pressionam para a procura de novas práticas. O presente artigo tem por objectivo efectuar uma reflexão sobre propostas de novas práticas que passam também por um realinhamento da comunicação entre a comunidade académica e enquadra o recurso a práticas de elearning como estratégia complementar para suporte ao ensino presencial e assim incorporar neste algumas das realidades propostas pela Sociedade da Informação. A discussão tem por base a experiência entretanto adquirida pela introdução de um projecto de elearning para apoio ao ensino presencial iniciado em Outubro de 2004.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16236
https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16236
url https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16236
https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16236/11442
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1559-1571
SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1559-1571
SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1559-1571
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131678829969408