O elearning para suporte ao ensino presencial universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16236 |
Resumo: | O ensino superior e em particular a universidade passam actualmente por um período de novos desafios a que não é estranha a mudança provocada pelos fenómenos sociais normalmente agregados na designação Sociedade da Informação. Entre os desafios que se colocam à universidade no seu papel renovado de formador de livres pensadores, humanistas e recursos humanos possuidores de competências, aspectos como a conquista de novos públicos, a reavaliação do papel das universidades face ao conhecimento e uma nova relação com os períodos de formação, pressionam para a procura de novas práticas. O presente artigo tem por objectivo efectuar uma reflexão sobre propostas de novas práticas que passam também por um realinhamento da comunicação entre a comunidade académica e enquadra o recurso a práticas de elearning como estratégia complementar para suporte ao ensino presencial e assim incorporar neste algumas das realidades propostas pela Sociedade da Informação. A discussão tem por base a experiência entretanto adquirida pela introdução de um projecto de elearning para apoio ao ensino presencial iniciado em Outubro de 2004. |
id |
RCAP_81ccd09af3f6c8d2f3ae8bc3047949a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/16236 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O elearning para suporte ao ensino presencial universitárioO ensino superior e em particular a universidade passam actualmente por um período de novos desafios a que não é estranha a mudança provocada pelos fenómenos sociais normalmente agregados na designação Sociedade da Informação. Entre os desafios que se colocam à universidade no seu papel renovado de formador de livres pensadores, humanistas e recursos humanos possuidores de competências, aspectos como a conquista de novos públicos, a reavaliação do papel das universidades face ao conhecimento e uma nova relação com os períodos de formação, pressionam para a procura de novas práticas. O presente artigo tem por objectivo efectuar uma reflexão sobre propostas de novas práticas que passam também por um realinhamento da comunicação entre a comunidade académica e enquadra o recurso a práticas de elearning como estratégia complementar para suporte ao ensino presencial e assim incorporar neste algumas das realidades propostas pela Sociedade da Informação. A discussão tem por base a experiência entretanto adquirida pela introdução de um projecto de elearning para apoio ao ensino presencial iniciado em Outubro de 2004.Universidade de Aveiro2005-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16236https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16236SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1559-1571SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1559-1571SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1559-1571reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16236https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16236/11442Gouveia, Luis Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-20T14:54:13Zoai:proa.ua.pt:article/16236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:04.595158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O elearning para suporte ao ensino presencial universitário |
title |
O elearning para suporte ao ensino presencial universitário |
spellingShingle |
O elearning para suporte ao ensino presencial universitário Gouveia, Luis Borges |
title_short |
O elearning para suporte ao ensino presencial universitário |
title_full |
O elearning para suporte ao ensino presencial universitário |
title_fullStr |
O elearning para suporte ao ensino presencial universitário |
title_full_unstemmed |
O elearning para suporte ao ensino presencial universitário |
title_sort |
O elearning para suporte ao ensino presencial universitário |
author |
Gouveia, Luis Borges |
author_facet |
Gouveia, Luis Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia, Luis Borges |
description |
O ensino superior e em particular a universidade passam actualmente por um período de novos desafios a que não é estranha a mudança provocada pelos fenómenos sociais normalmente agregados na designação Sociedade da Informação. Entre os desafios que se colocam à universidade no seu papel renovado de formador de livres pensadores, humanistas e recursos humanos possuidores de competências, aspectos como a conquista de novos públicos, a reavaliação do papel das universidades face ao conhecimento e uma nova relação com os períodos de formação, pressionam para a procura de novas práticas. O presente artigo tem por objectivo efectuar uma reflexão sobre propostas de novas práticas que passam também por um realinhamento da comunicação entre a comunidade académica e enquadra o recurso a práticas de elearning como estratégia complementar para suporte ao ensino presencial e assim incorporar neste algumas das realidades propostas pela Sociedade da Informação. A discussão tem por base a experiência entretanto adquirida pela introdução de um projecto de elearning para apoio ao ensino presencial iniciado em Outubro de 2004. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16236 https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16236 |
url |
https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16236 https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16236/11442 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1559-1571 SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1559-1571 SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1559-1571 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131678829969408 |