A influência da inteligência artificial no processo de decisão de compra online do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Gabriela Mesquita Martins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44779
Resumo: A Inteligência Artificial está cada vez mais presente na atualidade, sendo que os profissionais de marketing têm recorrido à IA como forma de aplicar estratégias para melhorar o contacto com o consumidor. A presente dissertação tem como objetivo compreender a influência da Inteligência Artificial no processo de decisão de compra online, considerando a perspetiva do consumidor. Em primeiro lugar, foi elaborada uma revisão de literatura sobre os conceitos e ferramentas do marketing. De seguida, foi caracterizada a evolução e comportamento do consumidor, os processos de decisão de compra online e as Gerações X, Y e Z com o intuito de as diferenciar e compreendê-las em contexto de e-commerce. O último ponto da revisão da literatura foi dedicado à Inteligência Artificial, em que foi abordada a sua definição e conceitos relacionados. No contexto desta dissertação foi adotada a metodologia de abordagem qualitativa, recorrendo-se à realização de um focus group. Constatou-se que a implementação de estratégias de marketing com a aplicação de tecnologias de IA pode propiciar uma experiência personalizada, satisfatória e completa no processo de decisão de compra do consumidor. No entanto, o estudo realizado também revelou que existem consumidores que apresentam sentimentos de incómodo e invasão, devido à utilização excessiva de anúncios e propagandas por parte das empresas e marcas. A investigação traz um contributo para o enriquecimento do conhecimento científico de investigadores, profissionais e organizações. Os resultados poderão servir como base para o desenvolvimento e implementação de estratégias de inteligência artificial, tanto em lojas físicas como em ambientes digitais.
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