[pt] A INFLUÊNCIA DO BOCA A BOCA ONLINE NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15024@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15024@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15024 |
Resumo: | [pt] O crescimento dos acessos a Internet, o avanço das comunidades online e de outras formas de se relacionar virtualmente só tem aumentado no Brasil fazendo com que a rede de computadores faça parte de nossa rotina e também de nossa comunicação diária. A propaganda boca a boca sempre influenciou os consumidores desde que o comércio existiu. Perguntar a conhecidos sobre um produto sempre foi uma opção de receber boas indicações sobre compras. Com a criação da Internet, surgiu o boca a boca online (eWOM), que mudou um pouco essa dinâmica, agora apesar do consumidor não conhecer as pessoas que deixam seus comentários online este confia, mesmo assim, nas suas recomendações. Neste estudo analisam-se os vários tipos de canais de comunicação do boca a boca na Internet de maneira a procurar medir a confiança do consumidor eWOM. Usando de método similar procurou-se avaliar como os comportamentos de socialização e o desejo de ajudar os outros influencia ou não na produção de comentários no mundo virtual. O levantamento de dados para esta avaliação foi feito através de um questionário online respondidos por usuários da Internet. Com estes dados foi possível analisar a freqüência de contato com o eWOM e o quanto a confiança nele influência no comportamento de compra dos consumidores. |
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[pt] A INFLUÊNCIA DO BOCA A BOCA ONLINE NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR [en] THE INFLUENCE OF THE ELECTRONIC WORD OF MOUTH ONLINE ON THE CONSUMER PURCHASE DECISION [pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR[pt] COMUNICACAO ONLINE[pt] PROCESSO DE DECISAO DE COMPRA[en] CONSUMER BEHAVIOR[en] ONLINE COMMUNICATION[en] DECISION MAKING PROCESS[pt] O crescimento dos acessos a Internet, o avanço das comunidades online e de outras formas de se relacionar virtualmente só tem aumentado no Brasil fazendo com que a rede de computadores faça parte de nossa rotina e também de nossa comunicação diária. A propaganda boca a boca sempre influenciou os consumidores desde que o comércio existiu. Perguntar a conhecidos sobre um produto sempre foi uma opção de receber boas indicações sobre compras. Com a criação da Internet, surgiu o boca a boca online (eWOM), que mudou um pouco essa dinâmica, agora apesar do consumidor não conhecer as pessoas que deixam seus comentários online este confia, mesmo assim, nas suas recomendações. Neste estudo analisam-se os vários tipos de canais de comunicação do boca a boca na Internet de maneira a procurar medir a confiança do consumidor eWOM. Usando de método similar procurou-se avaliar como os comportamentos de socialização e o desejo de ajudar os outros influencia ou não na produção de comentários no mundo virtual. O levantamento de dados para esta avaliação foi feito através de um questionário online respondidos por usuários da Internet. Com estes dados foi possível analisar a freqüência de contato com o eWOM e o quanto a confiança nele influência no comportamento de compra dos consumidores.[en] Internet access is on the increase, online communities are developing at a high rate and other forms of virtual relationship are growing in Brazil, making the computer web a part of our daily routine and communication. The word-of-mouth as a form of advertisement has always influenced the consumers since the origins of commerce. Asking acquaintances about a product has invariably been a good option to receive good tips on shopping. With the creation of the Internet, the online word-of-mouth (eWOM) came along, changing this dynamics a little bit. Nowadays, despite not knowing who posts an online feedback, the consumer trusts it. In this study several types of online word of mouth communication channels were analyzed in search for a way to measure consumers trust in the eWOM. Using a similar method, socialization and the desire to help others were measured in order to know whether this behavior influences the production of online feedback. The data gathering for this evaluation was carried out through an online questionnaire, answered by Internet users. This data made it possible to analyze the frequency of eWOM exposition and how trusting in it influences the consumers shopping behaviour.MAXWELLPAULO CESAR DE MENDONCA MOTTAJOMAR ROLLAND BRAGA NETO2010-01-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15024@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15024@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15024porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-25T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:15024Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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