O currículo de geografia no terceiro ciclo e suas implicações no desenvolvimento de competências de cidadania pelos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Teresa Paula Resende Silveira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/1303
Resumo: Tese de mestrado em Educação (Formação Pessoal e Social), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
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spelling O currículo de geografia no terceiro ciclo e suas implicações no desenvolvimento de competências de cidadania pelos alunosEducaçãoTeses de mestradoTese de mestrado em Educação (Formação Pessoal e Social), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008A investigação que aqui se apresenta defende uma perspectiva de transmissão de valores de cidadania através da disciplina de Geografia no terceiro ciclo do ensino básico. Pretende-se perceber em que medida o currículo de Geografia deste ciclo de escolaridade contribui para uma formação global dos jovens, através de um desenvolvimento progressivo de valores e atitudes que ajudem na sua vida pessoal e sociocultural, tanto no meio onde vivem como num contexto nacional ou mundial por onde passem, sendo estes jovens, sempre, cidadãos activos e participativos em várias temáticas do seu quotidiano. Verificar esse contributo foi o objectivo desta investigação. Esta dissertação parte do princípio que o carácter formativo do currículo é transposto para a prática através das competências (gerais, essenciais e especificas), das orientações curriculares, das práticas dos professores e dos manuais escolares, os quais constituem as vertentes do objecto de estudo. De forma a enquadrar os aspectos analisados ao longo desta investigação, apoiamo-nos numa revisão da literatura que procura clarificar conceitos como o de Geografia, currículo, valores, cidadania e competências. Através destes conceitos procura-se contextualizar o objecto de estudo analisando as propostas ministeriais e a sua aplicação por professores através das suas práticas lectivas e por autores de manuais escolares. Desenvolveu-se um estudo exploratório descritivo e interpretativo apoiado na natureza qualitativa da investigação. A análise documental e a entrevista constituíram os processos de recolha de dados. Submeteram-se os dados obtidos a uma análise de conteúdo a qual se processou do seguinte modo: - criou-se uma categorização a partir das componentes programáticas mais significativas e interpretaram-se os indicadores emergentes; - tendo-se escolhido os tipos de análise estrutural e formal, procedeu-se à interpretação dos depoimentos das entrevistas; - analisaram-se os manuais escolares nas suas dimensões sociológica e pedagógica. Os resultados da investigação destacam a importância dos aspectos curriculares, indicam a preocupação dos professores relativamente ao desenvolvimento de competências, onde se incluem sempre as de cidadania no local onde os jovens se inserem e a outras escalas diferentes, e aludem para uma adopção cuidada dos manuais escolares a utilizar com estes jovens.The research presented here is defending a perspective of transmitting values of citizenship through the subject of Geography in the third cycle of basic education. The aim is to see to what extent the curriculum of geography, through this cycle of schooling, contributes to an overall training of young people throughout a progressive development of values and attitudes which will help teens in their personal and socio-cultural life, both in their own community as well as in a national or worldwide, different place in which they will choose to live. As these young people are expected to become active and participating citizens in various aspects of their daily life. To verify that contribution was the main purpose of our research. This thesis is assuming that the nature of the training curriculum is translated into practice, through skills (general, specific and essential), the curriculum guidelines, the practices of teachers and school syllabus, which are the strands of study. In order to frame these issues, which have been examined during this investigation, the support chosen was a literature review, which seeks to clarify concepts such as geography, curriculum, values, skills and citizenship. Through these concepts we aim to contextualize the subject of ministerial study analyzing the proposals and their implementation by teachers through their teaching practices and by authors of school textbooks. A descriptive exploratory and interpretative study has been done, supported by the qualitative nature of research. The documentary analysis and interviews were the processes of data collection. The data obtained has been a content analysis submitted to which took place as follows: - Set up a categorization from the most significant programmatic components which were interpreted by the emerging indicators; - After choosing the kind of structural and formal analysis, we have proceeded to the interpretation of testimonies from interviews, - The school textbooks have been carefully studied in its educational and sociological dimensions. The research results highlight the importance of curricular issues, which indicate the concern of teachers for the development of skills, where they always include those of citizenship where young people live, and allude to a careful adoption of school textbooks to be used by teachers and students during the adolescence of these teenagers.Pintassilgo, Joaquim, 1956-Repositório da Universidade de LisboaSoares, Teresa Paula Resende Silveira2010-07-27T08:57:17Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/1303porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000562709info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:40:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/1303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:56.689590Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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