A confiança dos clientes portugueses na evolução da banca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/4691 |
Resumo: | A análise do comportamento dos clientes bancários tem sido considerada nos últimos anos com grande interesse pelo setor bancário internacional e ganhou maior relevância durante a crise económica e social que se iniciou entre 2007 e 2008. A globalização, vista como uma transformação simultânea na economia, política e cultura, deu origem a uma competição mais intensa e levou as empresas a aprofundaram os métodos para melhorar a aquisição e a fideli-zação de clientes. O desenvolvimento científico, particularmente no campo da economia comportamental, com contribuições da Psicologia, da Sociologia e das Neurociências, deu origem à Neuroeco-nomia. Permitiu a adaptação e a evolução das teorias económicas tradicionais da tomada de decisão, que tinham apenas como base a racionalidade económica. O comportamento dos clientes bancários portugueses é analisado pela comparação dos dados obtidos antes da crise económica em 2007 e dos dados relativos ao ano de 2016, utili-zando resultados de inquéritos com relevância estatística. Neste estudo também são utilizados dados e informações de entidades reconhecidas, incluindo a satisfação do cliente e informa-ções de confiança da ECSI Portugal relativas a 2017. Neste trabalho, demonstra-se que o elemento atualmente mais relevante para a satisfação e fidelização dos clientes em relação ao seu principal banco em Portugal é a confiança. Também se conclui que a confiança dos clientes portugueses na evolução dos bancos nos últimos anos não é tão negativa quanto poderíamos esperar, considerando todos os problemas que têm afetado este setor. No entanto, algo de novo está a acontecer, verificando-se que o nível de satisfação dos clientes desde 2016 apresenta uma tendência decrescente. Todavia, verifica-se uma mudança significativa na atividade bancária, com uma abordagem bastante diferente do que conhecíamos tradicionalmente, o que poderá levar a um maior de-clínio na confiança dos clientes a longo prazo. |
id |
RCAP_81ef7b7a6f5faf2371f508eac2c68f77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ual.pt:11144/4691 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A confiança dos clientes portugueses na evolução da bancaBancaSatisfação do ClienteConfiança do ClienteEconomia ComportamentalA análise do comportamento dos clientes bancários tem sido considerada nos últimos anos com grande interesse pelo setor bancário internacional e ganhou maior relevância durante a crise económica e social que se iniciou entre 2007 e 2008. A globalização, vista como uma transformação simultânea na economia, política e cultura, deu origem a uma competição mais intensa e levou as empresas a aprofundaram os métodos para melhorar a aquisição e a fideli-zação de clientes. O desenvolvimento científico, particularmente no campo da economia comportamental, com contribuições da Psicologia, da Sociologia e das Neurociências, deu origem à Neuroeco-nomia. Permitiu a adaptação e a evolução das teorias económicas tradicionais da tomada de decisão, que tinham apenas como base a racionalidade económica. O comportamento dos clientes bancários portugueses é analisado pela comparação dos dados obtidos antes da crise económica em 2007 e dos dados relativos ao ano de 2016, utili-zando resultados de inquéritos com relevância estatística. Neste estudo também são utilizados dados e informações de entidades reconhecidas, incluindo a satisfação do cliente e informa-ções de confiança da ECSI Portugal relativas a 2017. Neste trabalho, demonstra-se que o elemento atualmente mais relevante para a satisfação e fidelização dos clientes em relação ao seu principal banco em Portugal é a confiança. Também se conclui que a confiança dos clientes portugueses na evolução dos bancos nos últimos anos não é tão negativa quanto poderíamos esperar, considerando todos os problemas que têm afetado este setor. No entanto, algo de novo está a acontecer, verificando-se que o nível de satisfação dos clientes desde 2016 apresenta uma tendência decrescente. Todavia, verifica-se uma mudança significativa na atividade bancária, com uma abordagem bastante diferente do que conhecíamos tradicionalmente, o que poderá levar a um maior de-clínio na confiança dos clientes a longo prazo.Global Knowledge Academics2021-12-01T00:00:00Z2019-11-06T00:00:00Z2019-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/4691por2530-4909Cabeças, AntónioSantos, António Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-08-01T02:06:04Zoai:repositorio.ual.pt:11144/4691Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-08-01T02:06:04Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A confiança dos clientes portugueses na evolução da banca |
title |
A confiança dos clientes portugueses na evolução da banca |
spellingShingle |
A confiança dos clientes portugueses na evolução da banca Cabeças, António Banca Satisfação do Cliente Confiança do Cliente Economia Comportamental |
title_short |
A confiança dos clientes portugueses na evolução da banca |
title_full |
A confiança dos clientes portugueses na evolução da banca |
title_fullStr |
A confiança dos clientes portugueses na evolução da banca |
title_full_unstemmed |
A confiança dos clientes portugueses na evolução da banca |
title_sort |
A confiança dos clientes portugueses na evolução da banca |
author |
Cabeças, António |
author_facet |
Cabeças, António Santos, António Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Santos, António Duarte |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabeças, António Santos, António Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Banca Satisfação do Cliente Confiança do Cliente Economia Comportamental |
topic |
Banca Satisfação do Cliente Confiança do Cliente Economia Comportamental |
description |
A análise do comportamento dos clientes bancários tem sido considerada nos últimos anos com grande interesse pelo setor bancário internacional e ganhou maior relevância durante a crise económica e social que se iniciou entre 2007 e 2008. A globalização, vista como uma transformação simultânea na economia, política e cultura, deu origem a uma competição mais intensa e levou as empresas a aprofundaram os métodos para melhorar a aquisição e a fideli-zação de clientes. O desenvolvimento científico, particularmente no campo da economia comportamental, com contribuições da Psicologia, da Sociologia e das Neurociências, deu origem à Neuroeco-nomia. Permitiu a adaptação e a evolução das teorias económicas tradicionais da tomada de decisão, que tinham apenas como base a racionalidade económica. O comportamento dos clientes bancários portugueses é analisado pela comparação dos dados obtidos antes da crise económica em 2007 e dos dados relativos ao ano de 2016, utili-zando resultados de inquéritos com relevância estatística. Neste estudo também são utilizados dados e informações de entidades reconhecidas, incluindo a satisfação do cliente e informa-ções de confiança da ECSI Portugal relativas a 2017. Neste trabalho, demonstra-se que o elemento atualmente mais relevante para a satisfação e fidelização dos clientes em relação ao seu principal banco em Portugal é a confiança. Também se conclui que a confiança dos clientes portugueses na evolução dos bancos nos últimos anos não é tão negativa quanto poderíamos esperar, considerando todos os problemas que têm afetado este setor. No entanto, algo de novo está a acontecer, verificando-se que o nível de satisfação dos clientes desde 2016 apresenta uma tendência decrescente. Todavia, verifica-se uma mudança significativa na atividade bancária, com uma abordagem bastante diferente do que conhecíamos tradicionalmente, o que poderá levar a um maior de-clínio na confiança dos clientes a longo prazo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-06T00:00:00Z 2019-11-06 2021-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11144/4691 |
url |
http://hdl.handle.net/11144/4691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2530-4909 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Global Knowledge Academics |
publisher.none.fl_str_mv |
Global Knowledge Academics |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546646805807104 |