Plano Educacional Individualizado: uma estratégia de inclusão e aprendizagem nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontana, Evelline Cristhine
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cruz, Gilmar de Carvalho, Paula, Luana Aparecida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11299
Resumo: O objetivo do estudo foi elaborar e aplicar o Plano Educacional Individualizado (PEI) nas aulas de Educação Física em uma escola especial, como estratégia de inclusão e aprendizagem. A pesquisa partiu do seguinte problema: De que forma o PEI pode contribuir para a aprendizagem nas aulas de Educação Física? Assim, o PEI foi elaborado de forma colaborativa, conforme os pressupostos da pesquisa-ação colaborativa. As intervenções ocorreram no campo do estágio, em uma escola especial com uma aluna com deficiência física e intelectual. Focou-se na oratória e nos movimentos dos membros superiores. O conteúdo Dança sustentou a organização do PEI. Durante o período das intervenções notou-se melhoras significativas no desenvolvimento da aluna, especialmente na oratória mais desinibida, nos movimentos de locomoção e coordenação. Considera-se que o PEI mostrou-se como uma ferramenta positiva para o ensino da Educação Física no contexto da Educação Especial.
id RCAP_81ef92e149c369e424b96786fb461431
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11299
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano Educacional Individualizado: uma estratégia de inclusão e aprendizagem nas aulas de Educação FísicaPráticas pedagógicasPlano Educacional IndividualizadoEducação FísicaPedagogical practicesIndividualized Educational PlanPhysical EducationPratiques pédagogiquesPlan Éducatif individualiséÉducation PhysiquePrácticas pedagógicasPlan Educativo IndividualizadoEducaciónO objetivo do estudo foi elaborar e aplicar o Plano Educacional Individualizado (PEI) nas aulas de Educação Física em uma escola especial, como estratégia de inclusão e aprendizagem. A pesquisa partiu do seguinte problema: De que forma o PEI pode contribuir para a aprendizagem nas aulas de Educação Física? Assim, o PEI foi elaborado de forma colaborativa, conforme os pressupostos da pesquisa-ação colaborativa. As intervenções ocorreram no campo do estágio, em uma escola especial com uma aluna com deficiência física e intelectual. Focou-se na oratória e nos movimentos dos membros superiores. O conteúdo Dança sustentou a organização do PEI. Durante o período das intervenções notou-se melhoras significativas no desenvolvimento da aluna, especialmente na oratória mais desinibida, nos movimentos de locomoção e coordenação. Considera-se que o PEI mostrou-se como uma ferramenta positiva para o ensino da Educação Física no contexto da Educação Especial.Abstract The study’s objective was to elaborate and apply the Individualized Educational Plan (PEI) in Physical Education classes in a special education school, as a strategy of inclusion and learning. The research started with the following problem: How can PEI contribute to learning in Physical Education classes? Thus, the PEI was elaborated in a collaborative way, according to the presuppositions of collaborative action research. The interventions occurred in the field of the internship, in a special education school with a student with physical and intellectual disability. It focused on the oratory and movements of the upper limbs. The PEI’s organization was supported for Dance. Significant improvements in student development were noted during the intervention period, especially in the most uninhibited speech, locomotion and coordination movements. It is considered that PEI has been shown to be a positive tool for the teaching of Physical Education in the context of special education.Résumé L'objectif de cet étude a été d'élaborer et d'appliquer le Plan d'Education individualisé (PEI) dans les classes d'Éducation Physique dans une école spécialisée, en étant une stratégie d'inclusion et d'apprentissage. La recherche a eu d´abord le problème suivant: Dans quel manière le PEI peuton contribuer à l'apprentissage dans la classe d'Éducation Physique? Ainsi, le PEI a été élaboré d´une forme collaborative, commeles conditions de la recherche-action collaborative. Les interventions ont eu lieu sur le terrain du stage, dans une école spécialisée avec une élève en ayant une déficience physique et intellectuelle. On s´est focalisée sur l'oratoire et les mouvements des membres supérieurs. Le contenu de la Danse a soutenu l'organisation du PEI. Pendant le périoded´intervention ont été constatées des améliorations significatives du développement de l´élève, en particulier a l´oratoire plus libre, dans le mouvement de locomotion et de coordination, il est considéré que le PEI il a été démontré comme un outil positif pour l’enseignement de l’Éducation Physique dans le contexte de la Éducation Spéciale.Resumen El objetivo del estudio fue elaborar y aplicar el Plan Educativo Individualizado (PEI) en las clases de Educación Física en una escuela de educación especial, como una estrategia de inclusión y aprendizaje. La búsqueda provino del siguiente problema: Cómo puede PEI contribuir al aprendizaje en las clases de educación física? Por lo tanto, el IEP fue diseñado en colaboración, de acuerdo con los supuestos de la investigación de acción colaborativa. Las intervenciones tuvieron lugar en el campo de prácticas pedagógicas, en una escuela de educación especial con una estudiante con discapacidades físicas e intelectuales. La intervención se ha centrado en la oratoria y los movimientos de las extremidades superiores. El contenido Bailar apoyó la organización de PEI. Durante el período de intervención, se observaron mejoras significativas en el desarrollo del estudiante, especialmente en la oratoria más desinhibida, en los movimientos de locomoción y coordinación. El PEI se considera una herramienta positiva para la enseñanza de la educación física en el contexto de la educación especial.Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLFontana, Evelline CristhineCruz, Gilmar de CarvalhoPaula, Luana Aparecida de2020-03-23T12:32:24Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11299porFontana, E., Cruz, G., Paula, L. (2019) Plano Educacional Individualizado: uma estratégia de inclusão e aprendizagem nas aulas de Educação Física, Da Investigação às Práticas, 9(2), 118 -131. DOI: http://dx.doi.org/10.25757/invep.v9i2.1882182-1372http://dx.doi.org/10.25757/invep.v9i2.188info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:24Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:34.563774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano Educacional Individualizado: uma estratégia de inclusão e aprendizagem nas aulas de Educação Física
title Plano Educacional Individualizado: uma estratégia de inclusão e aprendizagem nas aulas de Educação Física
spellingShingle Plano Educacional Individualizado: uma estratégia de inclusão e aprendizagem nas aulas de Educação Física
Fontana, Evelline Cristhine
Práticas pedagógicas
Plano Educacional Individualizado
Educação Física
Pedagogical practices
Individualized Educational Plan
Physical Education
Pratiques pédagogiques
Plan Éducatif individualisé
Éducation Physique
Prácticas pedagógicas
Plan Educativo Individualizado
Educación
title_short Plano Educacional Individualizado: uma estratégia de inclusão e aprendizagem nas aulas de Educação Física
title_full Plano Educacional Individualizado: uma estratégia de inclusão e aprendizagem nas aulas de Educação Física
title_fullStr Plano Educacional Individualizado: uma estratégia de inclusão e aprendizagem nas aulas de Educação Física
title_full_unstemmed Plano Educacional Individualizado: uma estratégia de inclusão e aprendizagem nas aulas de Educação Física
title_sort Plano Educacional Individualizado: uma estratégia de inclusão e aprendizagem nas aulas de Educação Física
author Fontana, Evelline Cristhine
author_facet Fontana, Evelline Cristhine
Cruz, Gilmar de Carvalho
Paula, Luana Aparecida de
author_role author
author2 Cruz, Gilmar de Carvalho
Paula, Luana Aparecida de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontana, Evelline Cristhine
Cruz, Gilmar de Carvalho
Paula, Luana Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Plano Educacional Individualizado
Educação Física
Pedagogical practices
Individualized Educational Plan
Physical Education
Pratiques pédagogiques
Plan Éducatif individualisé
Éducation Physique
Prácticas pedagógicas
Plan Educativo Individualizado
Educación
topic Práticas pedagógicas
Plano Educacional Individualizado
Educação Física
Pedagogical practices
Individualized Educational Plan
Physical Education
Pratiques pédagogiques
Plan Éducatif individualisé
Éducation Physique
Prácticas pedagógicas
Plan Educativo Individualizado
Educación
description O objetivo do estudo foi elaborar e aplicar o Plano Educacional Individualizado (PEI) nas aulas de Educação Física em uma escola especial, como estratégia de inclusão e aprendizagem. A pesquisa partiu do seguinte problema: De que forma o PEI pode contribuir para a aprendizagem nas aulas de Educação Física? Assim, o PEI foi elaborado de forma colaborativa, conforme os pressupostos da pesquisa-ação colaborativa. As intervenções ocorreram no campo do estágio, em uma escola especial com uma aluna com deficiência física e intelectual. Focou-se na oratória e nos movimentos dos membros superiores. O conteúdo Dança sustentou a organização do PEI. Durante o período das intervenções notou-se melhoras significativas no desenvolvimento da aluna, especialmente na oratória mais desinibida, nos movimentos de locomoção e coordenação. Considera-se que o PEI mostrou-se como uma ferramenta positiva para o ensino da Educação Física no contexto da Educação Especial.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-03-23T12:32:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11299
url http://hdl.handle.net/10400.21/11299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fontana, E., Cruz, G., Paula, L. (2019) Plano Educacional Individualizado: uma estratégia de inclusão e aprendizagem nas aulas de Educação Física, Da Investigação às Práticas, 9(2), 118 -131. DOI: http://dx.doi.org/10.25757/invep.v9i2.188
2182-1372
http://dx.doi.org/10.25757/invep.v9i2.188
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133463109959680