O reconhecimento dos eSports como desporto olímpico e seus efeitos desportivo-trabalhistas no cenário luso brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/4904 |
Resumo: | Vivemos a era da tecnologia da informação em uma sociedade globalizada, que modifica culturas de modo expressivo e veloz. É neste contexto que o esporte eletrônico irrompe como nova modalidade de desporto. A par de que o direito ao desporto constitui direito fundamental constitucional tanto no Brasil quanto em Portugal, as relações havidas entre atletas, equipes e entidades de administração do desporto devem ser objeto de estudo. Justamente por constituir inovação, o fenômeno do esport roga por balizamento legislativo, pois tanto a ausência de regulação ou seu excesso geram riscos sociais e insegurança jurídica. O escopo deste estudo consiste na proposição do reconhecimento do desporto eletrônico pelo movimento olímpico, o que dependerá de um sistema federativo mundialmente reconhecido. Em um breve estudo comparativo com os modelos de Espanha, França e China, além da Coreia do Sul, nosso propósito será estabelecer a aplicação das leis desportivas e laborais de Brasil e Portugal. |
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