O meio exterior da escola no ensino do estudo do meio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Miriam Alexandra Russo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30716
Resumo: O presente relatório apresenta os resultados de um processo investigativo sobre uma intervenção pedagógica desenvolvida numa escola Básica da cidade de Setúbal, no âmbito da unidade curricular de “Estágio IV” do curso de Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico da ESE/IPS. Pretende-se refletir sobre as potencialidades da utilização do meio exterior da escola para as aprendizagens na área do Estudo do Meio. A intervenção pedagógica desenvolvida e que foi objeto do estudo centrou-se na abordagem com os alunos do tema das atividades produtivas nacionais, através da utilização do meio exterior como contexto e recurso das estratégias de ensino / aprendizagem adotadas. Assim, o espaço exterior à sala de aula, o meio local, enquanto espaço vivido pelos alunos, possibilitaram partir das suas conceções prévias para processos de construção do conhecimento desenvolvidos em atividades de contacto direto e de exploração das realidades locais. Este estudo insere-se no paradigma interpretativo/qualitativo e numa perspetiva metodológica de “Investigação sobre a Prática”. Consequentemente, a observação participante, o inquérito por questionário e por entrevista e a análise documental e de conteúdo foram as técnicas de investigação privilegiadas.
id RCAP_8228bddd3d9850c33724be014e7cffe2
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30716
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O meio exterior da escola no ensino do estudo do meioEspaço exteriorEstudo do meioOuter spaceEnvironmental studiesO presente relatório apresenta os resultados de um processo investigativo sobre uma intervenção pedagógica desenvolvida numa escola Básica da cidade de Setúbal, no âmbito da unidade curricular de “Estágio IV” do curso de Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico da ESE/IPS. Pretende-se refletir sobre as potencialidades da utilização do meio exterior da escola para as aprendizagens na área do Estudo do Meio. A intervenção pedagógica desenvolvida e que foi objeto do estudo centrou-se na abordagem com os alunos do tema das atividades produtivas nacionais, através da utilização do meio exterior como contexto e recurso das estratégias de ensino / aprendizagem adotadas. Assim, o espaço exterior à sala de aula, o meio local, enquanto espaço vivido pelos alunos, possibilitaram partir das suas conceções prévias para processos de construção do conhecimento desenvolvidos em atividades de contacto direto e de exploração das realidades locais. Este estudo insere-se no paradigma interpretativo/qualitativo e numa perspetiva metodológica de “Investigação sobre a Prática”. Consequentemente, a observação participante, o inquérito por questionário e por entrevista e a análise documental e de conteúdo foram as técnicas de investigação privilegiadas.This report presents the results of an investigative process on a pedagogical intervention carried out in a Basic School in the city of Setúbal, within the scope of the “Stage IV” curricular unit of the ESE / IPS Master's Degree in Pre-School Education and Primary Education. It is intended to reflect on the potential of using the outside environment of the school for learning in the area of Environment Study. The pedagogical intervention developed, as the object of the study, focused on the approach of the theme of national productive activities, through the use of the external environment as the context and the resource of the adopted teaching / learning strategies. Thus, the space outside the classroom, the local environment, as a space lived by the students, made possible to start from their previous conceptions to processes of knowledge construction developed in activities of direct contact and exploration of local realities. This study is part of the interpretative / qualitative paradigm and a methodological perspective of “Research on Practice”. Consequently, participant observation, questionnaire and interview inquiry and content analysis were the preferred investigative techniques.Santos, Luís CarlosAlmeida, Fernando VasconcelosRepositório ComumPereira, Miriam Alexandra Russo2020-01-08T12:06:10Z2019-122020-012019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30716TID:202368742porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:10.119167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O meio exterior da escola no ensino do estudo do meio
title O meio exterior da escola no ensino do estudo do meio
spellingShingle O meio exterior da escola no ensino do estudo do meio
Pereira, Miriam Alexandra Russo
Espaço exterior
Estudo do meio
Outer space
Environmental studies
title_short O meio exterior da escola no ensino do estudo do meio
title_full O meio exterior da escola no ensino do estudo do meio
title_fullStr O meio exterior da escola no ensino do estudo do meio
title_full_unstemmed O meio exterior da escola no ensino do estudo do meio
title_sort O meio exterior da escola no ensino do estudo do meio
author Pereira, Miriam Alexandra Russo
author_facet Pereira, Miriam Alexandra Russo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Luís Carlos
Almeida, Fernando Vasconcelos
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Miriam Alexandra Russo
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço exterior
Estudo do meio
Outer space
Environmental studies
topic Espaço exterior
Estudo do meio
Outer space
Environmental studies
description O presente relatório apresenta os resultados de um processo investigativo sobre uma intervenção pedagógica desenvolvida numa escola Básica da cidade de Setúbal, no âmbito da unidade curricular de “Estágio IV” do curso de Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico da ESE/IPS. Pretende-se refletir sobre as potencialidades da utilização do meio exterior da escola para as aprendizagens na área do Estudo do Meio. A intervenção pedagógica desenvolvida e que foi objeto do estudo centrou-se na abordagem com os alunos do tema das atividades produtivas nacionais, através da utilização do meio exterior como contexto e recurso das estratégias de ensino / aprendizagem adotadas. Assim, o espaço exterior à sala de aula, o meio local, enquanto espaço vivido pelos alunos, possibilitaram partir das suas conceções prévias para processos de construção do conhecimento desenvolvidos em atividades de contacto direto e de exploração das realidades locais. Este estudo insere-se no paradigma interpretativo/qualitativo e numa perspetiva metodológica de “Investigação sobre a Prática”. Consequentemente, a observação participante, o inquérito por questionário e por entrevista e a análise documental e de conteúdo foram as técnicas de investigação privilegiadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
2019-12-01T00:00:00Z
2020-01-08T12:06:10Z
2020-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/30716
TID:202368742
url http://hdl.handle.net/10400.26/30716
identifier_str_mv TID:202368742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135379372113920