Hoje vamos brincar lá fora!: o espaço exterior na creche e no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Andresa Formaeski de Souza Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41854
Resumo: O presente relatório do Projeto de Investigação, apresenta um estudo realizado em dois contextos educativos, creche e jardim de infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE/IPS. A temática abordada neste projeto de investigação é o brincar no exterior, e o objetivo foi compreender como podem os/as educadores de infância potenciar o mesmo, nos contextos de educação de infância. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa e a metodologia de investigação ação. Na recolha de informação foram realizadas observações e notas de campo, registos multimédia, análise documental e conversas informais e as reflexões cooperadas com as educadoras de infância. Várias foram as observações e as intervenções desenvolvidas no espaço exterior, tanto na creche como no jardim de infância, que permitiram perceber as potencialidades deste espaço para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Através deste estudo foi possível compreender que o espaço exterior era valorizado pelas educadoras cooperantes e era entendido como um espaço promotor de aprendizagens. Ambas as educadoras utilizavam diariamente este espaço, quer para as crianças brincarem quer para a realização de projetos que muitas vezes começavam no exterior e acabavam na sala e vice-versa.
id RCAP_2febce093b3b344f78d3d1e35e182d91
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41854
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Hoje vamos brincar lá fora!: o espaço exterior na creche e no jardim de infânciaEspaço exteriorBrincarEducador de infânciaPráticas pedagógicasOuter spacePlayKindergarten teacherPedagogical practicesO presente relatório do Projeto de Investigação, apresenta um estudo realizado em dois contextos educativos, creche e jardim de infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE/IPS. A temática abordada neste projeto de investigação é o brincar no exterior, e o objetivo foi compreender como podem os/as educadores de infância potenciar o mesmo, nos contextos de educação de infância. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa e a metodologia de investigação ação. Na recolha de informação foram realizadas observações e notas de campo, registos multimédia, análise documental e conversas informais e as reflexões cooperadas com as educadoras de infância. Várias foram as observações e as intervenções desenvolvidas no espaço exterior, tanto na creche como no jardim de infância, que permitiram perceber as potencialidades deste espaço para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Através deste estudo foi possível compreender que o espaço exterior era valorizado pelas educadoras cooperantes e era entendido como um espaço promotor de aprendizagens. Ambas as educadoras utilizavam diariamente este espaço, quer para as crianças brincarem quer para a realização de projetos que muitas vezes começavam no exterior e acabavam na sala e vice-versa.This Research Project report presents a study carried out in two educational contexts, nursery and kindergarten, within the scope of the Masters in Pre-School Education at ESE/IPS. The theme addressed in this research project is playing outdoors, and the objective was to understand how kindergarten teachers can enhance the same, in the context of early childhood education. The methodology adopted was the qualitative approach and the action research methodology. In the collection of information, observations and field notes were carried out, multimedia records, document analysis and informal conversations and reflections cooperated with the kindergarten teachers. There were several observations and interventions developed in the outdoor space, both in the nursery and in the kindergarten, which allowed us to perceive the potential of this space for the development and learning of children. Through this study it was possible to understand that the outer space was valued by the cooperating educators and was understood as a space to promote learning. Both educators used this space daily, either for children to play or to carry out projects that often started outside and ended up in the classroom and vice versa.Figueira, SofiaRepositório ComumGuimarães, Andresa Formaeski de Souza Rodrigues2022-09-28T09:58:51Z2022-072022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41854TID:203059018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:34.641367Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hoje vamos brincar lá fora!: o espaço exterior na creche e no jardim de infância
title Hoje vamos brincar lá fora!: o espaço exterior na creche e no jardim de infância
spellingShingle Hoje vamos brincar lá fora!: o espaço exterior na creche e no jardim de infância
Guimarães, Andresa Formaeski de Souza Rodrigues
Espaço exterior
Brincar
Educador de infância
Práticas pedagógicas
Outer space
Play
Kindergarten teacher
Pedagogical practices
title_short Hoje vamos brincar lá fora!: o espaço exterior na creche e no jardim de infância
title_full Hoje vamos brincar lá fora!: o espaço exterior na creche e no jardim de infância
title_fullStr Hoje vamos brincar lá fora!: o espaço exterior na creche e no jardim de infância
title_full_unstemmed Hoje vamos brincar lá fora!: o espaço exterior na creche e no jardim de infância
title_sort Hoje vamos brincar lá fora!: o espaço exterior na creche e no jardim de infância
author Guimarães, Andresa Formaeski de Souza Rodrigues
author_facet Guimarães, Andresa Formaeski de Souza Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueira, Sofia
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Andresa Formaeski de Souza Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço exterior
Brincar
Educador de infância
Práticas pedagógicas
Outer space
Play
Kindergarten teacher
Pedagogical practices
topic Espaço exterior
Brincar
Educador de infância
Práticas pedagógicas
Outer space
Play
Kindergarten teacher
Pedagogical practices
description O presente relatório do Projeto de Investigação, apresenta um estudo realizado em dois contextos educativos, creche e jardim de infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE/IPS. A temática abordada neste projeto de investigação é o brincar no exterior, e o objetivo foi compreender como podem os/as educadores de infância potenciar o mesmo, nos contextos de educação de infância. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa e a metodologia de investigação ação. Na recolha de informação foram realizadas observações e notas de campo, registos multimédia, análise documental e conversas informais e as reflexões cooperadas com as educadoras de infância. Várias foram as observações e as intervenções desenvolvidas no espaço exterior, tanto na creche como no jardim de infância, que permitiram perceber as potencialidades deste espaço para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Através deste estudo foi possível compreender que o espaço exterior era valorizado pelas educadoras cooperantes e era entendido como um espaço promotor de aprendizagens. Ambas as educadoras utilizavam diariamente este espaço, quer para as crianças brincarem quer para a realização de projetos que muitas vezes começavam no exterior e acabavam na sala e vice-versa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28T09:58:51Z
2022-07
2022-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41854
TID:203059018
url http://hdl.handle.net/10400.26/41854
identifier_str_mv TID:203059018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135398468780032