Exploração da noção de função em tabelas e gráficos por alunos do 3.º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/48559 |
Resumo: | Atendendo ao papel que as diferentes representações de uma função desempenham na sua aprendizagem, procuramos averiguar a noção de função de alunos do 3.º ciclo através de situações representadas por gráficos e por tabelas. Adotamos uma abordagem qualitativa na procura de compreender o que os alunos expressam nas suas justificações. Os alunos do 7.º ano apresentam uma noção mais clara de função do que os restantes alunos, e em ambas as representações estudadas. Adicionalmente, observa-se uma tendência de maior acerto na identificação de situações que não são funções do que no caso de situações que são funções. |
id |
RCAP_822f2702cc43aab53d2c3018d23e7385 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48559 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Exploração da noção de função em tabelas e gráficos por alunos do 3.º cicloaprendizagemfunçãotabelasgráficos, alunos do 3.º cicloAtendendo ao papel que as diferentes representações de uma função desempenham na sua aprendizagem, procuramos averiguar a noção de função de alunos do 3.º ciclo através de situações representadas por gráficos e por tabelas. Adotamos uma abordagem qualitativa na procura de compreender o que os alunos expressam nas suas justificações. Os alunos do 7.º ano apresentam uma noção mais clara de função do que os restantes alunos, e em ambas as representações estudadas. Adicionalmente, observa-se uma tendência de maior acerto na identificação de situações que não são funções do que no caso de situações que são funções.Este trabalho é financiado pelo CIEd — Centro de Investigação em Educação, UID/CED/01661/, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PTinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoViseu, FlorianoFernandes, José AntónioMartins, Paula Mendes2017-12-152017-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/48559por386-741810.17979/reipe.2017.0.01.2133http://revistas.udc.es/index.php/reipe/issue/view/109/showTocinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:37.644473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exploração da noção de função em tabelas e gráficos por alunos do 3.º ciclo |
title |
Exploração da noção de função em tabelas e gráficos por alunos do 3.º ciclo |
spellingShingle |
Exploração da noção de função em tabelas e gráficos por alunos do 3.º ciclo Viseu, Floriano aprendizagem função tabelas gráficos, alunos do 3.º ciclo |
title_short |
Exploração da noção de função em tabelas e gráficos por alunos do 3.º ciclo |
title_full |
Exploração da noção de função em tabelas e gráficos por alunos do 3.º ciclo |
title_fullStr |
Exploração da noção de função em tabelas e gráficos por alunos do 3.º ciclo |
title_full_unstemmed |
Exploração da noção de função em tabelas e gráficos por alunos do 3.º ciclo |
title_sort |
Exploração da noção de função em tabelas e gráficos por alunos do 3.º ciclo |
author |
Viseu, Floriano |
author_facet |
Viseu, Floriano Fernandes, José António Martins, Paula Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, José António Martins, Paula Mendes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viseu, Floriano Fernandes, José António Martins, Paula Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem função tabelas gráficos, alunos do 3.º ciclo |
topic |
aprendizagem função tabelas gráficos, alunos do 3.º ciclo |
description |
Atendendo ao papel que as diferentes representações de uma função desempenham na sua aprendizagem, procuramos averiguar a noção de função de alunos do 3.º ciclo através de situações representadas por gráficos e por tabelas. Adotamos uma abordagem qualitativa na procura de compreender o que os alunos expressam nas suas justificações. Os alunos do 7.º ano apresentam uma noção mais clara de função do que os restantes alunos, e em ambas as representações estudadas. Adicionalmente, observa-se uma tendência de maior acerto na identificação de situações que não são funções do que no caso de situações que são funções. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 2017-12-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/48559 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/48559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
386-7418 10.17979/reipe.2017.0.01.2133 http://revistas.udc.es/index.php/reipe/issue/view/109/showToc |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132810887299072 |