0 Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas (versão completa)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristina Vieira da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Martins, Marta, Cavalcanti, Joana
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1202
Resumo: A Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti tem publicado, regularmente, edições temáticas que dão testemunho de trabalhos desenvolvidos no âmbito da sua atividade formativa e investigativa. Na área do mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Animação da Leitura, tem vindo a emergir um conjunto de trabalhos cuja pertinência justifica que a eles juntemos outros trabalhos oriundos de vários contextos educativos e que constituem bons exemplos de práticas de animação de Leitura. Procuramos, assim, responder às solicitações dos professores e educadores que pretendam desenvolver uma intervenção pedagógica mais motivadora e capaz de incentivar crianças e jovens para a Leitura. A presente edição convida ao conhecimento e à reflexão em torno de Boas Práticas em Animação de Leitura e foi organizada em torno de quatro eixos centrais, percorrendo assim: Práticas de Leitura em contexto familiar; Práticas de Leitura em contexto de Educação de Infância e do 1º CEB; Práticas de Leitura em contexto do 2º e 3º CEB e Formação de professores; e Práticas de Leitura em contexto de Biblioteca. No âmbito das Práticas de Leitura em contexto familiar, sublinha-se a importância da promoção da literacia familiar e propõem-se programas que fundamentam e apoiam a implementação da sua prática. Em torno das Práticas de Leitura em contexto de Educação de Infância e do 1.º CEB, identificam-se as competências promovidas a partir da atividade leitora no desenvolvimento infantil, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento linguístico, nas suas vertentes comunicacionais e estéticas, como na apropriação da dimensão simbólica do mundo. As Práticas de Leitura em contexto de ensino/ 2.º e 3.º CEB e formação de professores incidem sobre atividades e estratégias de mediação e de promoção do sucesso escolar, nomeadamente junto de públicos que tradicionalmente apresentam maior resistência à Leitura ou ainda, no caso da formação de professores, com maior acuidade, na análise interpretativa orientada em textos de forte pendor polissémico. Por fim, no que diz respeito às Práticas de Leitura em contexto de Biblioteca, apresentam-se alguns projetos em que as tecnologias aplicadas à Educação possibilitam novas práticas de Leitura, recorrendo a suportes multimédia e em que a interação entre o texto e o leitor é promotora de novas competências de Leitura. É nossa pretensão que, enquanto meio de promoção do conhecimento e de divulgação de boas práticas, os trabalhos aqui apresentados possam ter eco nos vários contextos educativos em que a Leitura tem, necessariamente, lugar privilegiado, pelo que, ao divulgar este conjunto de textos, se cumpre uma das missões desta instituição: a de abrir as portas à divulgação do conhecimento, servindo a comunidade em que se insere. Marta Martins Cristina Vieira da Silva Dezembro de 2012
id RCAP_8233c9a59dc919d45914cf50822d9c85
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1202
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling 0 Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas (versão completa)Formação de leitoresEnsino da LeituraAnimação da leituraPromoção da LeituraLeitura - motivaçãoAnimador - leitura - ensino básico (1º ciclo)A Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti tem publicado, regularmente, edições temáticas que dão testemunho de trabalhos desenvolvidos no âmbito da sua atividade formativa e investigativa. Na área do mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Animação da Leitura, tem vindo a emergir um conjunto de trabalhos cuja pertinência justifica que a eles juntemos outros trabalhos oriundos de vários contextos educativos e que constituem bons exemplos de práticas de animação de Leitura. Procuramos, assim, responder às solicitações dos professores e educadores que pretendam desenvolver uma intervenção pedagógica mais motivadora e capaz de incentivar crianças e jovens para a Leitura. A presente edição convida ao conhecimento e à reflexão em torno de Boas Práticas em Animação de Leitura e foi organizada em torno de quatro eixos centrais, percorrendo assim: Práticas de Leitura em contexto familiar; Práticas de Leitura em contexto de Educação de Infância e do 1º CEB; Práticas de Leitura em contexto do 2º e 3º CEB e Formação de professores; e Práticas de Leitura em contexto de Biblioteca. No âmbito das Práticas de Leitura em contexto familiar, sublinha-se a importância da promoção da literacia familiar e propõem-se programas que fundamentam e apoiam a implementação da sua prática. Em torno das Práticas de Leitura em contexto de Educação de Infância e do 1.º CEB, identificam-se as competências promovidas a partir da atividade leitora no desenvolvimento infantil, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento linguístico, nas suas vertentes comunicacionais e estéticas, como na apropriação da dimensão simbólica do mundo. As Práticas de Leitura em contexto de ensino/ 2.º e 3.º CEB e formação de professores incidem sobre atividades e estratégias de mediação e de promoção do sucesso escolar, nomeadamente junto de públicos que tradicionalmente apresentam maior resistência à Leitura ou ainda, no caso da formação de professores, com maior acuidade, na análise interpretativa orientada em textos de forte pendor polissémico. Por fim, no que diz respeito às Práticas de Leitura em contexto de Biblioteca, apresentam-se alguns projetos em que as tecnologias aplicadas à Educação possibilitam novas práticas de Leitura, recorrendo a suportes multimédia e em que a interação entre o texto e o leitor é promotora de novas competências de Leitura. É nossa pretensão que, enquanto meio de promoção do conhecimento e de divulgação de boas práticas, os trabalhos aqui apresentados possam ter eco nos vários contextos educativos em que a Leitura tem, necessariamente, lugar privilegiado, pelo que, ao divulgar este conjunto de textos, se cumpre uma das missões desta instituição: a de abrir as portas à divulgação do conhecimento, servindo a comunidade em que se insere. Marta Martins Cristina Vieira da Silva Dezembro de 20122013-01-21T12:55:22Z2013-05-20T14:08:20Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1202por978-972-99174-7-9Silva, Cristina Vieira daMartins, MartaCavalcanti, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:41Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:42.309988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv 0 Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas (versão completa)
title 0 Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas (versão completa)
spellingShingle 0 Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas (versão completa)
Silva, Cristina Vieira da
Formação de leitores
Ensino da Leitura
Animação da leitura
Promoção da Leitura
Leitura - motivação
Animador - leitura - ensino básico (1º ciclo)
title_short 0 Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas (versão completa)
title_full 0 Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas (versão completa)
title_fullStr 0 Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas (versão completa)
title_full_unstemmed 0 Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas (versão completa)
title_sort 0 Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas (versão completa)
author Silva, Cristina Vieira da
author_facet Silva, Cristina Vieira da
Martins, Marta
Cavalcanti, Joana
author_role author
author2 Martins, Marta
Cavalcanti, Joana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cristina Vieira da
Martins, Marta
Cavalcanti, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de leitores
Ensino da Leitura
Animação da leitura
Promoção da Leitura
Leitura - motivação
Animador - leitura - ensino básico (1º ciclo)
topic Formação de leitores
Ensino da Leitura
Animação da leitura
Promoção da Leitura
Leitura - motivação
Animador - leitura - ensino básico (1º ciclo)
description A Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti tem publicado, regularmente, edições temáticas que dão testemunho de trabalhos desenvolvidos no âmbito da sua atividade formativa e investigativa. Na área do mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Animação da Leitura, tem vindo a emergir um conjunto de trabalhos cuja pertinência justifica que a eles juntemos outros trabalhos oriundos de vários contextos educativos e que constituem bons exemplos de práticas de animação de Leitura. Procuramos, assim, responder às solicitações dos professores e educadores que pretendam desenvolver uma intervenção pedagógica mais motivadora e capaz de incentivar crianças e jovens para a Leitura. A presente edição convida ao conhecimento e à reflexão em torno de Boas Práticas em Animação de Leitura e foi organizada em torno de quatro eixos centrais, percorrendo assim: Práticas de Leitura em contexto familiar; Práticas de Leitura em contexto de Educação de Infância e do 1º CEB; Práticas de Leitura em contexto do 2º e 3º CEB e Formação de professores; e Práticas de Leitura em contexto de Biblioteca. No âmbito das Práticas de Leitura em contexto familiar, sublinha-se a importância da promoção da literacia familiar e propõem-se programas que fundamentam e apoiam a implementação da sua prática. Em torno das Práticas de Leitura em contexto de Educação de Infância e do 1.º CEB, identificam-se as competências promovidas a partir da atividade leitora no desenvolvimento infantil, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento linguístico, nas suas vertentes comunicacionais e estéticas, como na apropriação da dimensão simbólica do mundo. As Práticas de Leitura em contexto de ensino/ 2.º e 3.º CEB e formação de professores incidem sobre atividades e estratégias de mediação e de promoção do sucesso escolar, nomeadamente junto de públicos que tradicionalmente apresentam maior resistência à Leitura ou ainda, no caso da formação de professores, com maior acuidade, na análise interpretativa orientada em textos de forte pendor polissémico. Por fim, no que diz respeito às Práticas de Leitura em contexto de Biblioteca, apresentam-se alguns projetos em que as tecnologias aplicadas à Educação possibilitam novas práticas de Leitura, recorrendo a suportes multimédia e em que a interação entre o texto e o leitor é promotora de novas competências de Leitura. É nossa pretensão que, enquanto meio de promoção do conhecimento e de divulgação de boas práticas, os trabalhos aqui apresentados possam ter eco nos vários contextos educativos em que a Leitura tem, necessariamente, lugar privilegiado, pelo que, ao divulgar este conjunto de textos, se cumpre uma das missões desta instituição: a de abrir as portas à divulgação do conhecimento, servindo a comunidade em que se insere. Marta Martins Cristina Vieira da Silva Dezembro de 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-01-21T12:55:22Z
2013-05-20T14:08:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1202
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-99174-7-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620923408384