Perspectivas de pais e de crianças sobredotadas em relação ao seu futuro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/10478 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013 |
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Perspectivas de pais e de crianças sobredotadas em relação ao seu futuroSobredotaçãoParentalidadeTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013A sobredotação tem sido cada vez mais considerada pela comunidade científica, tendo o conceito e a investigação evoluído para a consideração dos contextos e das características individuais do sobredotado e a sua interacção e bidireccionalidade, e não apenas a compreensão das suas características cognitivas. O objectivo deste estudo é perceber como é construída a projecção no futuro dos pais e crianças sobredotadas, procurando incidir não só na esfera académica, incluindo-se a social e emocional. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a 5 pais e 5 crianças com diagnóstico de sobredotação, com uma média de idades de 9 anos e 6 meses. De uma forma geral os resultados indicam que há perspectivas comuns entre os pais de sobredotados nas esferas académicas, sociais e emocionais, e que estas relacionam-se com as dos filhos, parecendo que há ênfase maior na transmissão parental de perspectivas relativas à importância do percurso académico, que são as mais verbalizadas pelos filhos; verificou-se também que o diagnóstico de sobredotação aumentou a preocupação dos pais acerca das dificuldades de socialização e emocionais dos filhos no futuro, e que as perspectivas em relação aos sobredotados aparentam maior construção e definição em relação aos filhos não sobredotados. Estes dados sustentam a importância de uma maior intervenção no ambiente familiar assente nas crenças e atitudes relativamente à parentalidade na sobredotação, e na sensibilização acerca da compreensão das necessidades sócio-emocionais do sobredotado e da sua importância como base essencial para a construção saudável de um projecto de vida.The scientific community have been considering giftedness more often, and the concept and its investigation have developed to a stage were the contexts and the individual characteristics of the gifted have to be considered, as their interaction and bidirectionality, and not just only the comprehension of the cognitive characteristics. The purpose of this study is to understand how the parents and the gifted build their projection and see themselves in the future, trying not only to fall upon the academic sphere, but also including the social and emotional aspects. The data was gathered through content analysis of semistructured interviews with 5 parents and 5 gifted children, with an average of 9 and a half years. Overall, the results indicate that there are common perspectives between the parents of the gifted, on the academic, social and emotional spheres, that they relate with the gifted future perspectives, seeming that there is more emphasis in the parental transmission of the importance of academic related perspectives, which are also verbalized more often by the gifted. The data also show that the parents of the gifted increased their worries about the social and emotional difficulties of their children after the diagnosis, and that their future perspectives relating to the gifted appear to me more builded comparing to the non gifted. These data support the importance of interventions in these families environments, targeting the parental beliefs and attitudes regarding giftedness, raising awareness and the comprehension about the social and emotional needs of the gifted, and its importance as an essential ground for an healthy life style building.Santos, Sara Bahia dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaMoura, Gonçalo Nuno Cardoso de2014-02-06T15:28:33Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10478TID:201007410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:29.412828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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