As dimensões curriculares na intervenção do educador de infância e do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hipólito, Magna
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1401
Resumo: Este relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob orientação pedagógica e científica da Doutora Brigite Carvalho da Silva, docente da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, cujo objetivo principal visa evidenciar as competências profissionais adquiridas e aplicadas ao longo da formação e da prática de ensino supervisionada. Ao longo do relatório são feitas evidências relativas ao desenvolvimento pessoal e profissional da estagiária nas duas primeiras etapas da educação básica, primeiramente com um grupo de crianças de 3/ 4 anos de idade, depois, numa turma de 2º ano de escolaridade, tendo patente uma descrição pormenorizada da intervenção nas duas valências, bem como a reflexão. Para além da descrição da prática, subjacente à intencionalidade educativa realizada segundo as etapas: observar, planear, agir e avaliar, está presente uma vasta panóplia de teoria que sustentaram esta prática educativa, tais como procurar saber mais sobre educação, documentação referente a métodos pedagógicos, modelos curriculares, aprendizagem cooperativa, diferenciação pedagógica e envolvimento parental. Encontra-se ainda patente as semelhanças e diferenças destes contextos, permitindo à estudante uma reflexão perante a transição das crianças nestes dois níveis de aprendizagem, arrecadando estratégias para possibilitar que esta transição seja feita de forma harmoniosa para as crianças, de modo a que as aprendizagens possam ser mais frutuosas, sobretudo para as crianças.ABSTRACT This internship report is conducted as part of the Master’s Degree in Pre-School Education and in Primary Education, under pedagogical and scientific guidance of Dr. Brigite Carvalho da Silva, teacher in “Higher School of Education de Paula Frassinetti”, which main goal is to highlight the professional competences acquired and applied throughout the learning and practice of supervised teaching. Through this report, stands out the intern’s personal and professional development, in the first two steps of Basic Education, primarily with a group with 3/4 year-old children, and then with a 2nd grade class, having a detailed description of the intervention in both grades, as well as a reflection. Besides the practice description, subjacent to the educative intentions made by the following steps: observing, planning, acting and evaluating, there are a variety of theories that have supported this educational practice, such as wanting to know more about education, documentation referring to pedagogical methods, curricular standards, cooperative learning, pedagogical differentiation, and parental involvement. There are also similarities and differences between these contexts, allowing the student to make a reflection before the children’s transition in this two learning levels, raising strategies that allow the children to make this transition in a harmonious way, so that the learning can be more fruitful, especially for the children.
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