Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2097 |
Resumo: | O presente relatório tem como objetivo visar e evidenciar as competências profissionais adquiridas ao longo da formação e da prática de ensino supervisionada em contexto da Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Os educadores/ professores assumem cada vez mais um papel ativo na gestão e organização curricular e investigam teorias e estratégias para compreender e analisar práticas educativas. Como tal, este relatório contém uma investigação qualitativa visando a promoção de experiências de aprendizagem significativas e integradoras. Na Pedagogia-em-participação torna-se necessário abordar as diversas dimensões curriculares da pedagogia. Assim sendo, a presente intervenção educativa teve como referência as Dimensões Curriculares da pedagogia bem como as áreas de conteúdo/ curriculares que culminaram em atividades que desenvolveram as crianças globalmente e foram ainda um ponto de apoio para a estagiária no desenho da sua ação educativa. Na tentativa de enriquecer todo este percurso, tornou-se imprescindível investigar ainda sobre outros temas considerados fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Este relatório apresenta, por último, uma reflexão da evolução da estagiária enquanto pessoa e profissional espelhando o seu envolvimento com os grupos, as competências adquiridas e os resultados obtidos. |
id |
RCAP_49f749647466acdce1dcccabf5734e91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2097 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativaEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoEnvolvimento parentalO presente relatório tem como objetivo visar e evidenciar as competências profissionais adquiridas ao longo da formação e da prática de ensino supervisionada em contexto da Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Os educadores/ professores assumem cada vez mais um papel ativo na gestão e organização curricular e investigam teorias e estratégias para compreender e analisar práticas educativas. Como tal, este relatório contém uma investigação qualitativa visando a promoção de experiências de aprendizagem significativas e integradoras. Na Pedagogia-em-participação torna-se necessário abordar as diversas dimensões curriculares da pedagogia. Assim sendo, a presente intervenção educativa teve como referência as Dimensões Curriculares da pedagogia bem como as áreas de conteúdo/ curriculares que culminaram em atividades que desenvolveram as crianças globalmente e foram ainda um ponto de apoio para a estagiária no desenho da sua ação educativa. Na tentativa de enriquecer todo este percurso, tornou-se imprescindível investigar ainda sobre outros temas considerados fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Este relatório apresenta, por último, uma reflexão da evolução da estagiária enquanto pessoa e profissional espelhando o seu envolvimento com os grupos, as competências adquiridas e os resultados obtidos.ABSTRACT This report aims to target and demonstrate the professional skills acquired during training and supervised teaching practice in the context of pre-school education and 1st cycle of basic education. Educators / teachers are increasingly taking an active role in management and curricular organization and investigate theories and strategies to understand and analyze educational practices. Thus, this report contains a qualitative research aiming the promotion of significant and integrative learning experiences. Pedagogy-in-Participation requires an approach of the various curricular dimensions in pedagogy. Therefore, this educational intervention had reference to the pedagogy of curricular dimensions as well as the areas of content / curriculum culminating in activities that develop children as a whole and were still a point of support for the trainee in the design of her educational action. Trying to enrich this course, it was necessary to investigate on other topics considered essential in the teaching-learning process. Finally, this report presents a reflection of the evolution of the trainee as a person and professional showing her involvement with the groups, the skills acquired and the results obtained.2015-03-31T09:04:10Z2015-02-01T00:00:00Z2015-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2097TID:201430398porMartins, Lígiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:52Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:58.606309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa |
title |
Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa |
spellingShingle |
Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa Martins, Lígia Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Envolvimento parental |
title_short |
Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa |
title_full |
Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa |
title_fullStr |
Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa |
title_full_unstemmed |
Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa |
title_sort |
Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa |
author |
Martins, Lígia |
author_facet |
Martins, Lígia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Lígia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Envolvimento parental |
topic |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Envolvimento parental |
description |
O presente relatório tem como objetivo visar e evidenciar as competências profissionais adquiridas ao longo da formação e da prática de ensino supervisionada em contexto da Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Os educadores/ professores assumem cada vez mais um papel ativo na gestão e organização curricular e investigam teorias e estratégias para compreender e analisar práticas educativas. Como tal, este relatório contém uma investigação qualitativa visando a promoção de experiências de aprendizagem significativas e integradoras. Na Pedagogia-em-participação torna-se necessário abordar as diversas dimensões curriculares da pedagogia. Assim sendo, a presente intervenção educativa teve como referência as Dimensões Curriculares da pedagogia bem como as áreas de conteúdo/ curriculares que culminaram em atividades que desenvolveram as crianças globalmente e foram ainda um ponto de apoio para a estagiária no desenho da sua ação educativa. Na tentativa de enriquecer todo este percurso, tornou-se imprescindível investigar ainda sobre outros temas considerados fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Este relatório apresenta, por último, uma reflexão da evolução da estagiária enquanto pessoa e profissional espelhando o seu envolvimento com os grupos, as competências adquiridas e os resultados obtidos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-31T09:04:10Z 2015-02-01T00:00:00Z 2015-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2097 TID:201430398 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2097 |
identifier_str_mv |
TID:201430398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131624138342400 |