Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Lígia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2097
Resumo: O presente relatório tem como objetivo visar e evidenciar as competências profissionais adquiridas ao longo da formação e da prática de ensino supervisionada em contexto da Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Os educadores/ professores assumem cada vez mais um papel ativo na gestão e organização curricular e investigam teorias e estratégias para compreender e analisar práticas educativas. Como tal, este relatório contém uma investigação qualitativa visando a promoção de experiências de aprendizagem significativas e integradoras. Na Pedagogia-em-participação torna-se necessário abordar as diversas dimensões curriculares da pedagogia. Assim sendo, a presente intervenção educativa teve como referência as Dimensões Curriculares da pedagogia bem como as áreas de conteúdo/ curriculares que culminaram em atividades que desenvolveram as crianças globalmente e foram ainda um ponto de apoio para a estagiária no desenho da sua ação educativa. Na tentativa de enriquecer todo este percurso, tornou-se imprescindível investigar ainda sobre outros temas considerados fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Este relatório apresenta, por último, uma reflexão da evolução da estagiária enquanto pessoa e profissional espelhando o seu envolvimento com os grupos, as competências adquiridas e os resultados obtidos.
id RCAP_49f749647466acdce1dcccabf5734e91
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2097
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativaEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoEnvolvimento parentalO presente relatório tem como objetivo visar e evidenciar as competências profissionais adquiridas ao longo da formação e da prática de ensino supervisionada em contexto da Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Os educadores/ professores assumem cada vez mais um papel ativo na gestão e organização curricular e investigam teorias e estratégias para compreender e analisar práticas educativas. Como tal, este relatório contém uma investigação qualitativa visando a promoção de experiências de aprendizagem significativas e integradoras. Na Pedagogia-em-participação torna-se necessário abordar as diversas dimensões curriculares da pedagogia. Assim sendo, a presente intervenção educativa teve como referência as Dimensões Curriculares da pedagogia bem como as áreas de conteúdo/ curriculares que culminaram em atividades que desenvolveram as crianças globalmente e foram ainda um ponto de apoio para a estagiária no desenho da sua ação educativa. Na tentativa de enriquecer todo este percurso, tornou-se imprescindível investigar ainda sobre outros temas considerados fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Este relatório apresenta, por último, uma reflexão da evolução da estagiária enquanto pessoa e profissional espelhando o seu envolvimento com os grupos, as competências adquiridas e os resultados obtidos.ABSTRACT This report aims to target and demonstrate the professional skills acquired during training and supervised teaching practice in the context of pre-school education and 1st cycle of basic education. Educators / teachers are increasingly taking an active role in management and curricular organization and investigate theories and strategies to understand and analyze educational practices. Thus, this report contains a qualitative research aiming the promotion of significant and integrative learning experiences. Pedagogy-in-Participation requires an approach of the various curricular dimensions in pedagogy. Therefore, this educational intervention had reference to the pedagogy of curricular dimensions as well as the areas of content / curriculum culminating in activities that develop children as a whole and were still a point of support for the trainee in the design of her educational action. Trying to enrich this course, it was necessary to investigate on other topics considered essential in the teaching-learning process. Finally, this report presents a reflection of the evolution of the trainee as a person and professional showing her involvement with the groups, the skills acquired and the results obtained.2015-03-31T09:04:10Z2015-02-01T00:00:00Z2015-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2097TID:201430398porMartins, Lígiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:52Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:58.606309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa
title Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa
spellingShingle Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa
Martins, Lígia
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Envolvimento parental
title_short Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa
title_full Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa
title_fullStr Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa
title_full_unstemmed Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa
title_sort Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa
author Martins, Lígia
author_facet Martins, Lígia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Lígia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Envolvimento parental
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Envolvimento parental
description O presente relatório tem como objetivo visar e evidenciar as competências profissionais adquiridas ao longo da formação e da prática de ensino supervisionada em contexto da Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Os educadores/ professores assumem cada vez mais um papel ativo na gestão e organização curricular e investigam teorias e estratégias para compreender e analisar práticas educativas. Como tal, este relatório contém uma investigação qualitativa visando a promoção de experiências de aprendizagem significativas e integradoras. Na Pedagogia-em-participação torna-se necessário abordar as diversas dimensões curriculares da pedagogia. Assim sendo, a presente intervenção educativa teve como referência as Dimensões Curriculares da pedagogia bem como as áreas de conteúdo/ curriculares que culminaram em atividades que desenvolveram as crianças globalmente e foram ainda um ponto de apoio para a estagiária no desenho da sua ação educativa. Na tentativa de enriquecer todo este percurso, tornou-se imprescindível investigar ainda sobre outros temas considerados fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Este relatório apresenta, por último, uma reflexão da evolução da estagiária enquanto pessoa e profissional espelhando o seu envolvimento com os grupos, as competências adquiridas e os resultados obtidos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-31T09:04:10Z
2015-02-01T00:00:00Z
2015-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2097
TID:201430398
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2097
identifier_str_mv TID:201430398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624138342400