Construindo pontes entre o desenvolvimento cognitivo e a pedagogia teatral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gyan Celah dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27983
Resumo: O trabalho propõe-se a investigar em que medida o ensino do teatro direcionado à infância leva em consideração as capacidades, limitações e potencialidades características de cada estágio do desenvolvimento da criança. Parte-se do estudo da epistemologia genética, no que tange às fases evolutivas da expressão dramática, para a elaboração de um ensaio sobre possíveis alternativas para enfrentar a dicotomia entre as teorias e as práticas pedagógicas do ensino do teatro às crianças. Trata-se de uma perspectiva que compreende o desenvolvimento de um processo como seu objeto de estudo, através da qual se pretende levantar alternativas para se atravessar as lacunas existentes entre prática e teoria.
id UFRGS-2_1fa43bf3456624daba40d98a4b476539
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27983
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Gyan Celah dosSantos, Vera Lucia Bertoni dos2011-03-10T05:59:25Z2010http://hdl.handle.net/10183/27983000768224O trabalho propõe-se a investigar em que medida o ensino do teatro direcionado à infância leva em consideração as capacidades, limitações e potencialidades características de cada estágio do desenvolvimento da criança. Parte-se do estudo da epistemologia genética, no que tange às fases evolutivas da expressão dramática, para a elaboração de um ensaio sobre possíveis alternativas para enfrentar a dicotomia entre as teorias e as práticas pedagógicas do ensino do teatro às crianças. Trata-se de uma perspectiva que compreende o desenvolvimento de um processo como seu objeto de estudo, através da qual se pretende levantar alternativas para se atravessar as lacunas existentes entre prática e teoria.application/pdfporDesenvolvimento cognitivoPedagogia teatralConstruindo pontes entre o desenvolvimento cognitivo e a pedagogia teatralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2010Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000768224.pdf.txt000768224.pdf.txtExtracted Texttext/plain76528http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27983/2/000768224.pdf.txtdf1a34308695b7ddbba269dd835501edMD52ORIGINAL000768224.pdf000768224.pdfTexto completoapplication/pdf309757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27983/1/000768224.pdf56635b280b76a0d3f38c0297aeada8c0MD51THUMBNAIL000768224.pdf.jpg000768224.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27983/3/000768224.pdf.jpg84ff2b9f1c42736ee25bfd529869f354MD5310183/279832018-10-09 08:34:41.427oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27983Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:34:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construindo pontes entre o desenvolvimento cognitivo e a pedagogia teatral
title Construindo pontes entre o desenvolvimento cognitivo e a pedagogia teatral
spellingShingle Construindo pontes entre o desenvolvimento cognitivo e a pedagogia teatral
Santos, Gyan Celah dos
Desenvolvimento cognitivo
Pedagogia teatral
title_short Construindo pontes entre o desenvolvimento cognitivo e a pedagogia teatral
title_full Construindo pontes entre o desenvolvimento cognitivo e a pedagogia teatral
title_fullStr Construindo pontes entre o desenvolvimento cognitivo e a pedagogia teatral
title_full_unstemmed Construindo pontes entre o desenvolvimento cognitivo e a pedagogia teatral
title_sort Construindo pontes entre o desenvolvimento cognitivo e a pedagogia teatral
author Santos, Gyan Celah dos
author_facet Santos, Gyan Celah dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gyan Celah dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
contributor_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo
Pedagogia teatral
topic Desenvolvimento cognitivo
Pedagogia teatral
description O trabalho propõe-se a investigar em que medida o ensino do teatro direcionado à infância leva em consideração as capacidades, limitações e potencialidades características de cada estágio do desenvolvimento da criança. Parte-se do estudo da epistemologia genética, no que tange às fases evolutivas da expressão dramática, para a elaboração de um ensaio sobre possíveis alternativas para enfrentar a dicotomia entre as teorias e as práticas pedagógicas do ensino do teatro às crianças. Trata-se de uma perspectiva que compreende o desenvolvimento de um processo como seu objeto de estudo, através da qual se pretende levantar alternativas para se atravessar as lacunas existentes entre prática e teoria.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-10T05:59:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27983
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000768224
url http://hdl.handle.net/10183/27983
identifier_str_mv 000768224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27983/2/000768224.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27983/1/000768224.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27983/3/000768224.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv df1a34308695b7ddbba269dd835501ed
56635b280b76a0d3f38c0297aeada8c0
84ff2b9f1c42736ee25bfd529869f354
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224405311815680