As atividades práticas-experimentais e a criança com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Diana S B
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2049
Resumo: O presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. A Prática de Ensino Supervisionada, concretizada na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do ensino básico, permitiu explorar em contexto de sala de aula (componente prática) os conteúdos teóricos tratados nas diversas unidades curriculares no decorrer do mestrado. Assim, neste relatório: enquadramos a organização e administração escolar, tendo em conta as caraterísticas do meio envolvente e dos estabelecimentos de educação e ensino, bem como a caraterização socioeconómica e psicopedagógica do grupo e da turma; descrevemos e refletimos sobre as experiências de ensino e aprendizagem; e apresentamos o estudo de investigação-ação “As atividades práticas-experimentais em ciências e as aprendizagens da criança com necessidades educativas especiais: Proposta de práticas pedagógicas inclusivas na educação pré-escolar”. O estudo desenvolvido enquadra-se na área do ensino de ciências, designada na educação pré-escolar por área do conhecimento do mundo. Dentro desta, explorámos a temática dos estados físicos da água. Construímos percursos de aprendizagem, utilizando como metodologia as atividades práticas-experimentais. A problemática de investigação neste estudo foi compreender se as atividades práticas-experimentais em ciências contribuem para as aprendizagens da criança com necessidades educativas especiais. A metodologia adotada foi a de investigação-ação e trabalhamos com um grupo de crianças, com 4 anos, de um Jardim de Infância de Pinhel integrado no Agrupamento de Escolas de Pinhel. Com o presente estudo pudemos concluir que, no decorrer das atividades práticas- -experimentais, a criança com necessidades educativas especiais apresentou um envolvimento similar ao das restantes crianças do grupo e, no final de tais atividades, a mesma revelou aquisição de aprendizagens. Verificámos igualmente que, a realização de atividades práticas- -experimentais em ciências, na educação pré-escolar, são um excelente meio de inclusão das crianças com necessidades educativas especiais.
id RCAP_828d03c4cb1c709d341bb88106fce42f
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/2049
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As atividades práticas-experimentais e a criança com necessidades educativas especiaisEnsino de ciênciasAtividades práticas-experimentaisEstados físicos da águaNecessidades educativas especiaisEducação InclusivaEducação pré-escolarO presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. A Prática de Ensino Supervisionada, concretizada na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do ensino básico, permitiu explorar em contexto de sala de aula (componente prática) os conteúdos teóricos tratados nas diversas unidades curriculares no decorrer do mestrado. Assim, neste relatório: enquadramos a organização e administração escolar, tendo em conta as caraterísticas do meio envolvente e dos estabelecimentos de educação e ensino, bem como a caraterização socioeconómica e psicopedagógica do grupo e da turma; descrevemos e refletimos sobre as experiências de ensino e aprendizagem; e apresentamos o estudo de investigação-ação “As atividades práticas-experimentais em ciências e as aprendizagens da criança com necessidades educativas especiais: Proposta de práticas pedagógicas inclusivas na educação pré-escolar”. O estudo desenvolvido enquadra-se na área do ensino de ciências, designada na educação pré-escolar por área do conhecimento do mundo. Dentro desta, explorámos a temática dos estados físicos da água. Construímos percursos de aprendizagem, utilizando como metodologia as atividades práticas-experimentais. A problemática de investigação neste estudo foi compreender se as atividades práticas-experimentais em ciências contribuem para as aprendizagens da criança com necessidades educativas especiais. A metodologia adotada foi a de investigação-ação e trabalhamos com um grupo de crianças, com 4 anos, de um Jardim de Infância de Pinhel integrado no Agrupamento de Escolas de Pinhel. Com o presente estudo pudemos concluir que, no decorrer das atividades práticas- -experimentais, a criança com necessidades educativas especiais apresentou um envolvimento similar ao das restantes crianças do grupo e, no final de tais atividades, a mesma revelou aquisição de aprendizagens. Verificámos igualmente que, a realização de atividades práticas- -experimentais em ciências, na educação pré-escolar, são um excelente meio de inclusão das crianças com necessidades educativas especiais.Instituto Politécnico da Guarda2015-06-16T23:04:22Z2015-06-162014-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/2049http://hdl.handle.net/10314/2049TID:201005387porNeves, Diana S Binfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:54:50Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:49.244799Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As atividades práticas-experimentais e a criança com necessidades educativas especiais
title As atividades práticas-experimentais e a criança com necessidades educativas especiais
spellingShingle As atividades práticas-experimentais e a criança com necessidades educativas especiais
Neves, Diana S B
Ensino de ciências
Atividades práticas-experimentais
Estados físicos da água
Necessidades educativas especiais
Educação Inclusiva
Educação pré-escolar
title_short As atividades práticas-experimentais e a criança com necessidades educativas especiais
title_full As atividades práticas-experimentais e a criança com necessidades educativas especiais
title_fullStr As atividades práticas-experimentais e a criança com necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed As atividades práticas-experimentais e a criança com necessidades educativas especiais
title_sort As atividades práticas-experimentais e a criança com necessidades educativas especiais
author Neves, Diana S B
author_facet Neves, Diana S B
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Diana S B
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Atividades práticas-experimentais
Estados físicos da água
Necessidades educativas especiais
Educação Inclusiva
Educação pré-escolar
topic Ensino de ciências
Atividades práticas-experimentais
Estados físicos da água
Necessidades educativas especiais
Educação Inclusiva
Educação pré-escolar
description O presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. A Prática de Ensino Supervisionada, concretizada na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do ensino básico, permitiu explorar em contexto de sala de aula (componente prática) os conteúdos teóricos tratados nas diversas unidades curriculares no decorrer do mestrado. Assim, neste relatório: enquadramos a organização e administração escolar, tendo em conta as caraterísticas do meio envolvente e dos estabelecimentos de educação e ensino, bem como a caraterização socioeconómica e psicopedagógica do grupo e da turma; descrevemos e refletimos sobre as experiências de ensino e aprendizagem; e apresentamos o estudo de investigação-ação “As atividades práticas-experimentais em ciências e as aprendizagens da criança com necessidades educativas especiais: Proposta de práticas pedagógicas inclusivas na educação pré-escolar”. O estudo desenvolvido enquadra-se na área do ensino de ciências, designada na educação pré-escolar por área do conhecimento do mundo. Dentro desta, explorámos a temática dos estados físicos da água. Construímos percursos de aprendizagem, utilizando como metodologia as atividades práticas-experimentais. A problemática de investigação neste estudo foi compreender se as atividades práticas-experimentais em ciências contribuem para as aprendizagens da criança com necessidades educativas especiais. A metodologia adotada foi a de investigação-ação e trabalhamos com um grupo de crianças, com 4 anos, de um Jardim de Infância de Pinhel integrado no Agrupamento de Escolas de Pinhel. Com o presente estudo pudemos concluir que, no decorrer das atividades práticas- -experimentais, a criança com necessidades educativas especiais apresentou um envolvimento similar ao das restantes crianças do grupo e, no final de tais atividades, a mesma revelou aquisição de aprendizagens. Verificámos igualmente que, a realização de atividades práticas- -experimentais em ciências, na educação pré-escolar, são um excelente meio de inclusão das crianças com necessidades educativas especiais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-11T00:00:00Z
2015-06-16T23:04:22Z
2015-06-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/2049
http://hdl.handle.net/10314/2049
TID:201005387
url http://hdl.handle.net/10314/2049
identifier_str_mv TID:201005387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136909808631808