As atividades práticas-experimentais e a criança com necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2049 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. A Prática de Ensino Supervisionada, concretizada na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do ensino básico, permitiu explorar em contexto de sala de aula (componente prática) os conteúdos teóricos tratados nas diversas unidades curriculares no decorrer do mestrado. Assim, neste relatório: enquadramos a organização e administração escolar, tendo em conta as caraterísticas do meio envolvente e dos estabelecimentos de educação e ensino, bem como a caraterização socioeconómica e psicopedagógica do grupo e da turma; descrevemos e refletimos sobre as experiências de ensino e aprendizagem; e apresentamos o estudo de investigação-ação “As atividades práticas-experimentais em ciências e as aprendizagens da criança com necessidades educativas especiais: Proposta de práticas pedagógicas inclusivas na educação pré-escolar”. O estudo desenvolvido enquadra-se na área do ensino de ciências, designada na educação pré-escolar por área do conhecimento do mundo. Dentro desta, explorámos a temática dos estados físicos da água. Construímos percursos de aprendizagem, utilizando como metodologia as atividades práticas-experimentais. A problemática de investigação neste estudo foi compreender se as atividades práticas-experimentais em ciências contribuem para as aprendizagens da criança com necessidades educativas especiais. A metodologia adotada foi a de investigação-ação e trabalhamos com um grupo de crianças, com 4 anos, de um Jardim de Infância de Pinhel integrado no Agrupamento de Escolas de Pinhel. Com o presente estudo pudemos concluir que, no decorrer das atividades práticas- -experimentais, a criança com necessidades educativas especiais apresentou um envolvimento similar ao das restantes crianças do grupo e, no final de tais atividades, a mesma revelou aquisição de aprendizagens. Verificámos igualmente que, a realização de atividades práticas- -experimentais em ciências, na educação pré-escolar, são um excelente meio de inclusão das crianças com necessidades educativas especiais. |
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