A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais em São Tomé e Príncipe – conceções e práticas de educadores e professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9656 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Especial – ramo de Problemas de Cognição e Multideficiência |
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A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais em São Tomé e Príncipe – conceções e práticas de educadores e professoresNecessidades educativas especiaisEducação inclusivaNecessidades de formaçãoEducadoresProfessoresDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Especial – ramo de Problemas de Cognição e MultideficiênciaCom este estudo pretende-se conhecer as perceções e as práticas de educadores e professores sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais (NEE) na escola, no contexto da República Democrática de São Tomé e Príncipe (STP). O objetivo geral do trabalho é duplo. Por um lado, pretende-se conhecer a perceção dos docentes sobre a inclusão de crianças com NEE no ensino regular, por outro, interessa-nos conhecer as práticas que estes desenvolvem na sala de aula e as necessidades de formação sobre a problemática da inclusão escolar. A abordagem metodológica assentou na investigação qualitativa que envolveu a realização de processos de observação direta e indireta; com efeito, realizaram-se dez entrevistas e quatro observações de aulas de dois Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e de duas Educadoras de Infância de estabelecimentos escolares selecionados na ilha de São Tomé e Príncipe. Este trabalho permitiu identificar o nível de conhecimento que estes educadores e professores do ensino regular têm sobre a legislação em vigor e conhecer as atitudes e conceções positivas que revelam face à inclusão de alunos com NEE nas salas de aula. Estas conceções vão ao encontro da legislação publicada em STP relativamente à organização da educação especial, em particular o artigo 18º da Lei de Bases do Sistema Educativo. Outra constatação fundamental refere-se aos meios e recursos disponíveis face às necessidades de formação. Por um lado, o contexto educativo estudado nem sempre dispunha de recursos humanos e materiais necessários para responder às necessidades dos alunos com NEE. Por outro, nas observações foi possível constatar a existência de um elevado número de alunos, quer nas turmas de Educação Pré-escolar, quer nas de 1º Ciclo do Ensino Básico. A falta de formação inicial e contínua no âmbito da educação inclusiva foi também referida pelos participantes, sendo evidente a urgência de responder a esta necessidade. Se efetivamente se pretende construir uma educação inclusiva, a análise das condições estruturais da escola e das salas de aula deverá constituir objeto de reflexão e de mudança por parte das entidades competentes, no sentido de ser possível reduzir o número de alunos por turma, disponibilizando assim salas de aula mais acolhedoras. Além disso, os resultados sugerem a necessidade urgente de atualizar os programas, os métodos e meios de ensino, explorando as potencialidades didáticas das novas tecnologias da informação. Por fim, e não menos importante, considera-se que a formação em Necessidades Educativas Especiais e Educação Inclusiva é de especial relevância para todos os que trabalham com crianças e jovens em contextos de educação, dado que o conhecimento dos vários tipos de Necessidades Educativas Especiais e das suas problemáticas auxiliam o professor e os técnicos a compreenderem melhor estas crianças e a desenvolver metodologias de ensino inclusivas.ABSTRACT This study intends to know the perception and practice of educators and teachers about the inclusion of children with special educational needs (SEN) at school, in the context of the Democratic Republic of São Tomé and Príncipe (STP). The overall objective of the work is twofold. On the one hand, it is intended to know the teachers' perception about the inclusion of children with SEN in classrooms; on the other, we are interested in learning about the practices they develop in the classroom and the training needs on the issue of school inclusion. The methodological approach was based on the qualitative research that involved the realization of direct and indirect observation processes; in fact, ten interviews and four observations of classes by two Elementary School Teachers and two Kindergarden Educators from selected schools in the island of São Tomé and Príncipe were conducted. This work allowed to identify the level of knowledge that educators and teachers of regular education have on the current legislation and to know the positive attitudes and conceptions that they reveal in relation to the inclusion of students with SEN in the classrooms. These concepts meet the legislation published in STP regarding the organization of special education, in particular article 18 of the Framework Law of the Educational System. Another key finding relates to the means and resources available to training needs. On the one hand, the educational context studied did not always have the human and material resources necessary to respond to the needs of students with SEN. On the other hand, in the observations it was possible to verify the existence of a high number of students, both in the classes of Pre-school Education and in the 1st Cycle of Elementary Education. If an inclusive education is to be constructed, the analysis of the structural conditions of the school and the classrooms should be the subject of reflection and change by the competent authorities, to reduce the number of students per class, thus making available more welcoming classrooms. In addition, the results suggest the urgent need to update the programs, methods and means of teaching, exploring the didactic potential of the new information technologies. Finally, special education needs, and inclusive education are considered to be of particular relevance to all those working with children and young people in educational settings as knowledge of the various types of Special Educational Needs and their problems help the teacher and the technicians to better understand these children and to develop inclusive teaching methodologies.Madureira, IsabelRCIPLAlegre, Maria Izaura Costa2019-03-07T09:43:03Z2018-06-072018-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9656TID:202054829porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:36Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:11.290440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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