Tendências e desafios dos gabinetes de comunicação nas Instituições de Ensino Superior.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7021 |
Resumo: | A comunicação tem sido alvo de várias mutações ao longo dos tempos, sendo uma ferramenta fundamental para as organizações contemporâneas. Com o intuito de mediar e humanizar as relações entre os públicos e as organizações, as relações públicas entram em cena. As Instituições de Ensino Superior, enquanto entidades que propagam conhecimento, estão intimamente dependentes de bons laços internos para, dessa forma, poder atingir o seu principal propósito, a captação do público externo. Desenvolvido em três partes o presente documento visa a compreensão de abordagem dos gabinetes de comunicação nas instituições, quer privadas quer públicas. Um período de estágio no Gabinete de Relações Públicas da Universidade da Beira Interior está na gênese da escolha desta temática. Apresenta-se uma revisão da literatura capaz de enquadrar todo um estudo empírico ligado aos reptos e tendências dos gabinetes de comunicação, com a pergunta de partida “Qual a estrutura e atividades principais de um gabinete de comunicação nas Instituições de Ensino Superior, em Portugal?”. Os objetivos passam por averiguar a constituição e organização dos gabinetes de comunicação das Instituições de Ensino Superior a nível de recursos humanos, em termos de técnicas de comunicação e áreas de atividade. Para além disto, pretende-se identificar as semelhanças e diferenças de abordagem dos gabinetes de comunicação, a nível das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas. Para tal, foram inquiridas, através de questionário por inquérito, uma amostra de gabinetes de comunicação de Instituições de Ensino Superior a nível nacionais. |
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Tendências e desafios dos gabinetes de comunicação nas Instituições de Ensino Superior.Relatório de Estágio no Gabinete de Relações Públicas da UBIComunicação OrganizacionalGabinetes de ComunicaçãoInstituições de Ensino SuperiorRelações PúblicasDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Publicidade e Relações PúblicasA comunicação tem sido alvo de várias mutações ao longo dos tempos, sendo uma ferramenta fundamental para as organizações contemporâneas. Com o intuito de mediar e humanizar as relações entre os públicos e as organizações, as relações públicas entram em cena. As Instituições de Ensino Superior, enquanto entidades que propagam conhecimento, estão intimamente dependentes de bons laços internos para, dessa forma, poder atingir o seu principal propósito, a captação do público externo. Desenvolvido em três partes o presente documento visa a compreensão de abordagem dos gabinetes de comunicação nas instituições, quer privadas quer públicas. Um período de estágio no Gabinete de Relações Públicas da Universidade da Beira Interior está na gênese da escolha desta temática. Apresenta-se uma revisão da literatura capaz de enquadrar todo um estudo empírico ligado aos reptos e tendências dos gabinetes de comunicação, com a pergunta de partida “Qual a estrutura e atividades principais de um gabinete de comunicação nas Instituições de Ensino Superior, em Portugal?”. Os objetivos passam por averiguar a constituição e organização dos gabinetes de comunicação das Instituições de Ensino Superior a nível de recursos humanos, em termos de técnicas de comunicação e áreas de atividade. Para além disto, pretende-se identificar as semelhanças e diferenças de abordagem dos gabinetes de comunicação, a nível das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas. Para tal, foram inquiridas, através de questionário por inquérito, uma amostra de gabinetes de comunicação de Instituições de Ensino Superior a nível nacionais.Over the years, the communication has been a subject of several mutations and runs as an important tool for contemporary organizations. Therefore, public relations arise in order to mediate and humanize the relations between the public and the organizations. As entities that propagate knowledge, higher education institutions are closely dependent on good internal links capable of allowing the achievement of its main objective, the attraction of the external public. This document is divided into three distinct parts and aims to understand the approaches used in communication offices, either in private and public organizations. An internship in the Public Relations office of the University of Beira Interior is behind the choice of this theme. It is presented a review of the literature in order to frame the empirical study related with the challenges and trends of communication offices, having the following starting question: “Which are the main activities and structure of a communication office in the Higher Education institutions, in Portugal?” The goal of this study is to investigate the structure and organization of the Higher Education institutions communication offices, in terms of human resources and its communication techniques and activity areas. Furthermore, it is aimed to identify differences and similarities in the approaches used by public and private Higher Education communication offices. For such, a sample of national communication office was surveyed.Gonçalves, Gisela Marques PereirauBibliorumBorges, Sandra Madalena Pereira2019-04-12T13:47:53Z2016-10-282016-10-102016-10-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7021TID:202214184porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:46:04Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:37.857457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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