Refletindo sobre a Prática Pedagógica; A utilização do jogo enquanto estratégia pedagógica de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/8302 |
Resumo: | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte diz respeito à componente reflexiva, na qual se relatam experiências e fundamentam aprendizagens feitas ao longo das Práticas Pedagógicas em Creche, Jardim de Infância e 1º ciclo, destacando-se assim alguns dos temas sobre os quais existiu reflexão e aprofundamento durante a permanência nesses contextos. Por seu turno, a segunda parte foca-se na componente investigativa, na qual se apresenta o estudo feito durante a Prática Pedagógica do 1.º ciclo I, numa turma do 1.º ano. O estudo realizado incide sobre a área do Português, especificamente na utilização do jogo como estratégia de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita, especialmente no desenvolvimento das capacidades de consciência fonológica e dos mecanismos de descodificação e codificação. Para a realização do estudo optou-se por uma metodologia qualitativa, recorrendo-se ao paradigma de investigação sobre a própria prática, uma vez que o que se procura é compreender as potencialidades da utilização de jogos no processo de aquisição da leitura e da escrita, ponderando assim a sua utilidade em práticas futuras. Neste sentido, elaboraram-se um conjunto de quatro jogos: “Bingo de palavras”, “Dominó silábico”, “Descobre a frase” e “Jogo da glória”, procurando evidências sobre o que os participantes do estudo (quatro crianças) sabiam, aprendiam e as suas dificuldades relativamente à leitura e escrita. Neste sentido, a análise dos dados obtidos revelou que a utilização dos jogos no âmbito da aprendizagem da leitura e da escrita, podem evidenciar não só as capacidades, como ainda as dificuldades que as crianças demonstram ter neste domínio, destacando-se, neste caso, aprendizagens associadas à consciência silábica, mas também uma evolução nas competências de descodificação e codificação ao longo dos jogos, apesar de os resultados terem apontado ao mesmo tempo para a existência de dificuldades nesse campo, salientando-se os erros de leitura e aspetos alusivos à consciência fonémica. |
id |
RCAP_82a76f10477a57e6b9d3eebce7d31882 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8302 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica; A utilização do jogo enquanto estratégia pedagógica de apoio à aprendizagem da leitura e da escritaConsciência fonológicaCodificaçãoDescodificaçãoConsciência fonológica´, ´Codificação´, ´Descodificação´, ´Estratégia de ensino´, ´Jogo´, ´Leitura´,´Escrita´JogoLeituraEscritaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte diz respeito à componente reflexiva, na qual se relatam experiências e fundamentam aprendizagens feitas ao longo das Práticas Pedagógicas em Creche, Jardim de Infância e 1º ciclo, destacando-se assim alguns dos temas sobre os quais existiu reflexão e aprofundamento durante a permanência nesses contextos. Por seu turno, a segunda parte foca-se na componente investigativa, na qual se apresenta o estudo feito durante a Prática Pedagógica do 1.º ciclo I, numa turma do 1.º ano. O estudo realizado incide sobre a área do Português, especificamente na utilização do jogo como estratégia de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita, especialmente no desenvolvimento das capacidades de consciência fonológica e dos mecanismos de descodificação e codificação. Para a realização do estudo optou-se por uma metodologia qualitativa, recorrendo-se ao paradigma de investigação sobre a própria prática, uma vez que o que se procura é compreender as potencialidades da utilização de jogos no processo de aquisição da leitura e da escrita, ponderando assim a sua utilidade em práticas futuras. Neste sentido, elaboraram-se um conjunto de quatro jogos: “Bingo de palavras”, “Dominó silábico”, “Descobre a frase” e “Jogo da glória”, procurando evidências sobre o que os participantes do estudo (quatro crianças) sabiam, aprendiam e as suas dificuldades relativamente à leitura e escrita. Neste sentido, a análise dos dados obtidos revelou que a utilização dos jogos no âmbito da aprendizagem da leitura e da escrita, podem evidenciar não só as capacidades, como ainda as dificuldades que as crianças demonstram ter neste domínio, destacando-se, neste caso, aprendizagens associadas à consciência silábica, mas também uma evolução nas competências de descodificação e codificação ao longo dos jogos, apesar de os resultados terem apontado ao mesmo tempo para a existência de dificuldades nesse campo, salientando-se os erros de leitura e aspetos alusivos à consciência fonémica.Menino, Hugo Alexandre LopesIC-OnlinePereira, Bruna Isabel Lopes2023-03-30T14:34:27Z2022-12-122022-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8302TID:203264070porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:57:03Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:03.919632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica; A utilização do jogo enquanto estratégia pedagógica de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita |
title |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica; A utilização do jogo enquanto estratégia pedagógica de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita |
spellingShingle |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica; A utilização do jogo enquanto estratégia pedagógica de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita Pereira, Bruna Isabel Lopes Consciência fonológica Codificação Descodificação Consciência fonológica´, ´Codificação´, ´Descodificação´, ´Estratégia de ensino´, ´Jogo´, ´Leitura´,´Escrita´ Jogo Leitura Escrita Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica; A utilização do jogo enquanto estratégia pedagógica de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita |
title_full |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica; A utilização do jogo enquanto estratégia pedagógica de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita |
title_fullStr |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica; A utilização do jogo enquanto estratégia pedagógica de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica; A utilização do jogo enquanto estratégia pedagógica de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita |
title_sort |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica; A utilização do jogo enquanto estratégia pedagógica de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita |
author |
Pereira, Bruna Isabel Lopes |
author_facet |
Pereira, Bruna Isabel Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menino, Hugo Alexandre Lopes IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Bruna Isabel Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência fonológica Codificação Descodificação Consciência fonológica´, ´Codificação´, ´Descodificação´, ´Estratégia de ensino´, ´Jogo´, ´Leitura´,´Escrita´ Jogo Leitura Escrita Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Consciência fonológica Codificação Descodificação Consciência fonológica´, ´Codificação´, ´Descodificação´, ´Estratégia de ensino´, ´Jogo´, ´Leitura´,´Escrita´ Jogo Leitura Escrita Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte diz respeito à componente reflexiva, na qual se relatam experiências e fundamentam aprendizagens feitas ao longo das Práticas Pedagógicas em Creche, Jardim de Infância e 1º ciclo, destacando-se assim alguns dos temas sobre os quais existiu reflexão e aprofundamento durante a permanência nesses contextos. Por seu turno, a segunda parte foca-se na componente investigativa, na qual se apresenta o estudo feito durante a Prática Pedagógica do 1.º ciclo I, numa turma do 1.º ano. O estudo realizado incide sobre a área do Português, especificamente na utilização do jogo como estratégia de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita, especialmente no desenvolvimento das capacidades de consciência fonológica e dos mecanismos de descodificação e codificação. Para a realização do estudo optou-se por uma metodologia qualitativa, recorrendo-se ao paradigma de investigação sobre a própria prática, uma vez que o que se procura é compreender as potencialidades da utilização de jogos no processo de aquisição da leitura e da escrita, ponderando assim a sua utilidade em práticas futuras. Neste sentido, elaboraram-se um conjunto de quatro jogos: “Bingo de palavras”, “Dominó silábico”, “Descobre a frase” e “Jogo da glória”, procurando evidências sobre o que os participantes do estudo (quatro crianças) sabiam, aprendiam e as suas dificuldades relativamente à leitura e escrita. Neste sentido, a análise dos dados obtidos revelou que a utilização dos jogos no âmbito da aprendizagem da leitura e da escrita, podem evidenciar não só as capacidades, como ainda as dificuldades que as crianças demonstram ter neste domínio, destacando-se, neste caso, aprendizagens associadas à consciência silábica, mas também uma evolução nas competências de descodificação e codificação ao longo dos jogos, apesar de os resultados terem apontado ao mesmo tempo para a existência de dificuldades nesse campo, salientando-se os erros de leitura e aspetos alusivos à consciência fonémica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-12 2022-12-12T00:00:00Z 2023-03-30T14:34:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/8302 TID:203264070 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/8302 |
identifier_str_mv |
TID:203264070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137002305617920 |