A assistência estudantil no cumprimento dos seus objetivos: um Estudo exploratório no Campus Parnamirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Halisson Leonardo Albuquerque de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63422
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Poíticas Educativas)
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spelling A assistência estudantil no cumprimento dos seus objetivos: um Estudo exploratório no Campus Parnamirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Brasil)Student assistance in achieving its objectives: an exploratory study at the Federal Institute of Rio Grande do Norte Parnamirim Campus (Brazil)AcessoAssistência estudantilIgualdadePermanênciaPolíticasAccessEqualityPermanencePoliciesStudent assistanceCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Poíticas Educativas)Este trabalho visa a analisar as políticas de igualdade de oportunidades desenvolvidas no Brasil, principalmente, as políticas de Assistência Estudantil desenvolvidas no IFRN. Portanto, esta dissertação está situada no campo das políticas educativas, mas com um enfoque sociológico. No tocante à parte teórica-conceitual, traremos uma contextualização dessas políticas nos últimos governos brasileiros,e como se deu a evolução da Assistência Estudantil e da Educação Profissional e Tecnológica desde as suas origens aos dias atuais. Pretendemos captar, pelos discursos dos discentes, das assistentes sociais, da coordenadora de Atividades Estudantis e da docente de Sociologia, aspectos que corroborem ou não se há um cumprimento do papel das politicas de Assistência Estudantil no Campus Parnamirim do IFRN, o qual se traduz, principalmente, no fornecimento de condições de acesso e permanência dos jovens de baixa renda na escola, evitando, assim, a evasão escolar. Foram abordados conceitos como desigualdade social e justiça social, por exemplo. No campo metodológico, fizemos a opção por um estudo exploratório e uma abordagem qualitativa. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a análise documental, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e a entrevista. Na análise de dados, fizemos uma análise de discurso. Como resultados, verificamos que os estudantes validam e reconhecem a relevância das políticas de Assistência Estudantil do IFRN, além de reconhecerem o seu papel de combater e minimizar a evasão escolar. Tais discursos correspondem aos discursos dos profissionais entrevistados. A partir desses resultados obtidos e do atual cenário político e econômico do Brasil atualmente, vemos que as políticas de Assistência Estudantil necessitam de um aumento no seu investimento, e que os cortes no recurso da educação federal representam uma grave ameaça a essas políticas.This paper aims to analyze the equal opportunities policies developed in Brazil, mainly the Student Assistance policies developed in the IFRN. Therefore, this dissertation is situated in the field of educational policies, but with a sociological approach. Regarding the theoretical-conceptual part, we will bring a contextualization of these policies in the last Brazilian governments, and how the evolution of the Student Assistance and the Professional and Technological Education from its origins to the present days. We aim to capture, through the discourses of students, social workers, the coordinator of Student Activities and the professor of Sociology, aspects that corroborate whether or not there is a fulfillment of the role of the Student Assistance policies in the Campus Parnamirim of the IFRN, mainly, in providing conditions for the access and permanence of low-income youth in school, thus avoiding school dropout. Concepts such as social inequality and social justice were addressed, for example. In the methodological field, we made the option for an exploratory study and a qualitative approach. The data collection techniques used were documental analysis, through the Unified Public Administration System (SUAP) and the interview. In the data analysis, we did a discourse analysis. As a result, we verify that students validate and acknowledge the relevance of the IFRN Student Assistance policies and recognize their role in combating and minimizing school dropout. These discourses correspond to the speeches of the professionals interviewed. From these results, and from the current political and economic scenario in Brazil, we see that Student Assistance policies need an increase in their investment, and that cuts in the federal education resource represent a serious threat to these policies.Gomes, Carlos AlbertoUniversidade do MinhoAraújo, Halisson Leonardo Albuquerque de20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63422por202351424info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:04.955241Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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