Conceções alternativas sobre microorganismos em alunos do 2º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lage, Rita Alexandra da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8366
Resumo: Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Conceções alternativas sobre microorganismos em alunos do 2º ciclo do ensino básicoCiências naturaisConceções alternativasConflito cognitivoMudança conceptualMicrorganismosNatural sciencesAlternative conceptionsCognitive conflictConceptual changeMicroorganismsRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório integra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado de 1.º ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. O documento apresenta uma primeira parte onde é descrita e analisada criticamente, a prática pedagógica ocorrida ao longo dos dois estágios, e, posteriormente, um estudo investigativo. O estudo de investigação na área das Ciências Naturais, decorre do interesse pessoal da investigadora e das conceções alternativas sobre os microrganismos identificadas num grupo de 21 crianças, do 6.º ano de escolaridade, num estabelecimento público, no concelho da Amadora. Tendo por base os fatores apresentados definiu-se o tema do estudo de investigação Conceções alternativas sobre os microrganismos em alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico. Ambicionou-se, com a aplicação deste estudo, a mudança conceptual das crianças passando das conceções erróneas para os conceitos aceites no foro científico. Neste sentido, definiu-se como metodologia de trabalho a investigação-ação, delineando-se um plano estrutural que abarca várias etapas. A investigação foi iniciada através da aplicação de um inquérito por questionário que permitiu a identificação das conceções alternativas dos alunos. Seguidamente, a intervenção decorreu, ao longo de seis sessões, com a adequação de estratégias e implementação de atividades promotoras do conflito cognitivo. Para finalizar, aplicou-se novamente o inquérito por questionário de forma a comparar e analisar os resultados obtidos. Os resultados do estudo foram analisados recorrendo à comparação das respostas dadas no inquérito por questionário nos momentos inicial e final. Analisados os resultados assumiu-se uma evolução significativa em três das quatro conceções alternativas identificadas, sendo que uma delas não apresentou qualquer evolução. Desta forma, assume-se que as ideias erróneas presentes inicialmente sofreram, na sua maioria, uma mudança conceptual significativa.ABSTRACT This report is part of the curricular unit “Supervised Teaching Practice II”, of the Master's Degree in Teaching in Primary School of Basic Education, in Escola Superior de Educação de Lisboa. The document presents a first part describing and critically analyzing the pedagogical practice that took place during the two internship and, later, an investigative study. The research study in the Natural Sciences area results from the personal interest of the researcher and the misconceptions about the microorganisms identified in a group of 21 children, from the 6th grade, in a public establishment in Amadora. Based on the presented factors, the theme of the research study was defined as Misconceptions about the microorganisms in students of the 2nd cycle of Basic Education. The main goal of this study was the students’ conceptual change regarding microorganisms’ ideas. In this sense, the action research approach was delineated as the work methodology, outlining a structural plan that covers several stages. The investigation was initiated through the application of a questionnaire survey that allowed the identification of the students’ alternative conceptions. The intervention was followed, over six sessions, with the adequacy of strategies and implementation of activities that promote cognitive conflict. Finally, the questionnaire survey was re-applied in order to compare and analyze the results obtained. The results of the study were analyzed by comparing the answers given in the questionnaire survey in the initial and final moments. After analyzing the results, a significant evolution was observed in three of the four alternative conceptions identified, while one didn´t show any evolution. In this way, it is assumed that the initial misconceptions initially suffered, for the most part, a significant conceptual change.Valente, BianorRCIPLLage, Rita Alexandra da Silva2018-04-06T11:31:44Z2017-12-202017-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8366TID:201853213porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:43Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:08.536461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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