Aprendizagem ao longo da vida – As universidades da terceira idade e o seu contributo para a felicidade e qualidade de vida das pessoas : o caso da disciplina de inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/8093 |
Resumo: | Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Didáctica do Inglês |
id |
RCAP_82bc1478fd49d37a66dd7e1ff2429b2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/8093 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem ao longo da vida – As universidades da terceira idade e o seu contributo para a felicidade e qualidade de vida das pessoas : o caso da disciplina de inglêsAprendizagem ao longo da vidaterceira idadeUniversidade séniorAprendizagem de InglêsQualidade de vidaMotivaçãoEstereótiposTrabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Didáctica do InglêsA aprendizagem ao longo da vida é o tema deste estudo, onde se destacam as pessoas, nas faixas etárias acima dos 50 anos, que estudam Inglês em três Universidades Sénior / da Terceira Idade em Portugal. Estas mulheres e estes homens, que fazem parte dum grupo crescente de desempregados e/ou reformados, encontram-se numa nova fase das suas vidas – livres das obrigações do trabalho e com uma esperança média de vida superior à das gerações anteriores, desenvolvem potencialidades culturais e intelectuais, satisfazem necessidades de conhecimento e enfrentam novos desafios recusando a inércia e combatendo estereótipos associados à velhice. Ter objectivos de vida, concretizar sonhos e planear o futuro são factores determinantes para a realização pessoal de qualquer indivíduo; a aprendizagem em idades avançadas, incluindo a aprendizagem de Inglês, altera comportamentos e dá sentido à existência destas pessoas ao mesmo tempo que contribui para a sua felicidade e melhoria da qualidade de vida. O prazer que sentem por satisfazerem o desejo de comunicar em Inglês, a motivação, a prova de que é possível aprender uma segunda língua depois dos 50 anos e os benefícios da estimulação cerebral para a saúde mental são, entre outros, aspectos discutidos e comentados neste projecto.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNFerreira, Maria Helena de Deus Lopes2011-092011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/8093porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:40:32Zoai:run.unl.pt:10362/8093Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:56.374445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem ao longo da vida – As universidades da terceira idade e o seu contributo para a felicidade e qualidade de vida das pessoas : o caso da disciplina de inglês |
title |
Aprendizagem ao longo da vida – As universidades da terceira idade e o seu contributo para a felicidade e qualidade de vida das pessoas : o caso da disciplina de inglês |
spellingShingle |
Aprendizagem ao longo da vida – As universidades da terceira idade e o seu contributo para a felicidade e qualidade de vida das pessoas : o caso da disciplina de inglês Ferreira, Maria Helena de Deus Lopes Aprendizagem ao longo da vida terceira idade Universidade sénior Aprendizagem de Inglês Qualidade de vida Motivação Estereótipos |
title_short |
Aprendizagem ao longo da vida – As universidades da terceira idade e o seu contributo para a felicidade e qualidade de vida das pessoas : o caso da disciplina de inglês |
title_full |
Aprendizagem ao longo da vida – As universidades da terceira idade e o seu contributo para a felicidade e qualidade de vida das pessoas : o caso da disciplina de inglês |
title_fullStr |
Aprendizagem ao longo da vida – As universidades da terceira idade e o seu contributo para a felicidade e qualidade de vida das pessoas : o caso da disciplina de inglês |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem ao longo da vida – As universidades da terceira idade e o seu contributo para a felicidade e qualidade de vida das pessoas : o caso da disciplina de inglês |
title_sort |
Aprendizagem ao longo da vida – As universidades da terceira idade e o seu contributo para a felicidade e qualidade de vida das pessoas : o caso da disciplina de inglês |
author |
Ferreira, Maria Helena de Deus Lopes |
author_facet |
Ferreira, Maria Helena de Deus Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Helena de Deus Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem ao longo da vida terceira idade Universidade sénior Aprendizagem de Inglês Qualidade de vida Motivação Estereótipos |
topic |
Aprendizagem ao longo da vida terceira idade Universidade sénior Aprendizagem de Inglês Qualidade de vida Motivação Estereótipos |
description |
Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Didáctica do Inglês |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09 2011-09-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/8093 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/8093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137826096283648 |