Partilhar saberes e aprender em conjunto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7092 |
Resumo: | Este documento descreve a prática educativa realizada durante os Estágios profissionais I e II, referentes à Educação Pré-Escolar e ao Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, respectivamente. Após uma breve introdução, início este trabalho com um ponto dedicado à caracterização dos dois contextos. Este ponto está dividido em três sub-pontos: Meio Envolvente, o Meio Institucional e os respectivos Edifícios. Destaquei dos Edifícios, constituindo um ponto à parte, os espaços específicos onde a maior parte do trabalho escolar acontece, a sala de jardim de infância e a sala de aula do 1º ciclo. Num quarto ponto, refiro-me à Actividade Educativa propriamente dita. Neste ponto começo por comparar os respectivos modelos pedagógicos adoptados pela Educadora e Professora Cooperante. Seguidamente, refiro-me aos dois grupos de crianças, do jardim e do 1º ciclo. Ainda dentro deste ponto, a que chamei Actividade Educativa, faço referência ao currículo enquanto objecto de actividade a desenvolver, destacando os respectivos projectos curriculares de grupo e de turma. Finalmente, para ultimar este ponto refiro a organização da actividade educativa em ambos os contextos. O ponto cinco dedico-o à descrição da minha prática quer no âmbito do jardim de infância, quer no âmbito do 1º ciclo. Procuro que esta descrição seja sintética, dado o volume de informação, mas que retrata de forma clara, fundamentada e reflexiva o que foram ambos os estágios. Termino com um ponto dedicado, de forma particular à avaliação do Processo Educativo. Não quero com isto afirmar que a avaliação é um processo exterior à planificação e ao processo educativo global. A minha intenção foi destacá-la dada a sua importância no processo. Apresento, ainda, uma breve conclusão à qual se segue a indicação da Bibliografia que utilizei como apoio para este Relatório. Impõe-se, ainda, que eu justifique o título que dei a este Relatório. Ao logo deste relato torna-se claro para o leitor que a metodologia de trabalho de Projecto foi uma das metodologias à qual as docentes cooperantes mais aderiram, e por consequência aquela que mais utilizei. Reforçando este especial destaque para o Projecto, esta foi também a metodologia com que mais me identifiquei. Por estas razões escolhi o título “Partilhar os saberes e aprender em conjunto”, que exprime o sentido mais fundo destas metodologias de trabalho. |
id |
RCAP_82da48ddadd1ba7d5973157c587af878 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7092 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Partilhar saberes e aprender em conjuntoPrática pedagógicaEducação pré-escolarEnsino básico 1º cicloEste documento descreve a prática educativa realizada durante os Estágios profissionais I e II, referentes à Educação Pré-Escolar e ao Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, respectivamente. Após uma breve introdução, início este trabalho com um ponto dedicado à caracterização dos dois contextos. Este ponto está dividido em três sub-pontos: Meio Envolvente, o Meio Institucional e os respectivos Edifícios. Destaquei dos Edifícios, constituindo um ponto à parte, os espaços específicos onde a maior parte do trabalho escolar acontece, a sala de jardim de infância e a sala de aula do 1º ciclo. Num quarto ponto, refiro-me à Actividade Educativa propriamente dita. Neste ponto começo por comparar os respectivos modelos pedagógicos adoptados pela Educadora e Professora Cooperante. Seguidamente, refiro-me aos dois grupos de crianças, do jardim e do 1º ciclo. Ainda dentro deste ponto, a que chamei Actividade Educativa, faço referência ao currículo enquanto objecto de actividade a desenvolver, destacando os respectivos projectos curriculares de grupo e de turma. Finalmente, para ultimar este ponto refiro a organização da actividade educativa em ambos os contextos. O ponto cinco dedico-o à descrição da minha prática quer no âmbito do jardim de infância, quer no âmbito do 1º ciclo. Procuro que esta descrição seja sintética, dado o volume de informação, mas que retrata de forma clara, fundamentada e reflexiva o que foram ambos os estágios. Termino com um ponto dedicado, de forma particular à avaliação do Processo Educativo. Não quero com isto afirmar que a avaliação é um processo exterior à planificação e ao processo educativo global. A minha intenção foi destacá-la dada a sua importância no processo. Apresento, ainda, uma breve conclusão à qual se segue a indicação da Bibliografia que utilizei como apoio para este Relatório. Impõe-se, ainda, que eu justifique o título que dei a este Relatório. Ao logo deste relato torna-se claro para o leitor que a metodologia de trabalho de Projecto foi uma das metodologias à qual as docentes cooperantes mais aderiram, e por consequência aquela que mais utilizei. Reforçando este especial destaque para o Projecto, esta foi também a metodologia com que mais me identifiquei. Por estas razões escolhi o título “Partilhar os saberes e aprender em conjunto”, que exprime o sentido mais fundo destas metodologias de trabalho.This document describes the educational practice conducted during Stages I and II professionals, relating to the Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education, respectively. After a brief introduction, beginning this work with a dedicated point to the characterization of the two contexts. This point is divided into three sub-points: Surroundings, the Institutional Environment and its buildings. Highlighted the buildings, making a point apart, the specific areas where most of the school work happens, the kindergarten room and classroom for the 1st cycle. In a fourth point, I refer to the Educational Activity itself. At this point I begin by comparing their pedagogical models adopted by the Cooperating Teacher and Educator. Next, I refer to two groups of children, the garden and the 1st cycle. Yet within this point, I called Educational Activity, I refer to the curriculum as an object of activity to be developed, emphasizing their curricular group projects and class. Finally, to finalize this point refer to the organization of educational activity in both contexts. The five point dedicate it to the description of my practice both in the kindergarten, both in the 1st cycle. Seeking that this description is synthetic, given the volume of information, but it portrays clearly reasoned and reflective which were both stages. I end with a point engaged, in particular the assessment of the Educational Process. I do not want to say that this assessment is a process external to the planning and the overall educational process. My intention was to highlight it, given its importance in the process. I present also a brief conclusion which is followed by an indication of the Bibliography I used as support for this Report. We must, also, that I justify the title I gave to this Report. In this report soon becomes clear to the reader that the methodology of project work was one of the methods which the teachers joined more cooperative, and therefore the one most used. Reinforcing this particular regard to the project, this was also the methodology that I identified more. For these reasons I chose the title "Sharing knowledge and learn together," which expresses the deeper sense of these methods work.2016-12-14T11:49:00Z2016-12-14T00:00:00Z2016-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7092porFerreira, Filipa Daniela Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:50:54Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:09.644886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Partilhar saberes e aprender em conjunto |
title |
Partilhar saberes e aprender em conjunto |
spellingShingle |
Partilhar saberes e aprender em conjunto Ferreira, Filipa Daniela Lopes Prática pedagógica Educação pré-escolar Ensino básico 1º ciclo |
title_short |
Partilhar saberes e aprender em conjunto |
title_full |
Partilhar saberes e aprender em conjunto |
title_fullStr |
Partilhar saberes e aprender em conjunto |
title_full_unstemmed |
Partilhar saberes e aprender em conjunto |
title_sort |
Partilhar saberes e aprender em conjunto |
author |
Ferreira, Filipa Daniela Lopes |
author_facet |
Ferreira, Filipa Daniela Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Filipa Daniela Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Educação pré-escolar Ensino básico 1º ciclo |
topic |
Prática pedagógica Educação pré-escolar Ensino básico 1º ciclo |
description |
Este documento descreve a prática educativa realizada durante os Estágios profissionais I e II, referentes à Educação Pré-Escolar e ao Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, respectivamente. Após uma breve introdução, início este trabalho com um ponto dedicado à caracterização dos dois contextos. Este ponto está dividido em três sub-pontos: Meio Envolvente, o Meio Institucional e os respectivos Edifícios. Destaquei dos Edifícios, constituindo um ponto à parte, os espaços específicos onde a maior parte do trabalho escolar acontece, a sala de jardim de infância e a sala de aula do 1º ciclo. Num quarto ponto, refiro-me à Actividade Educativa propriamente dita. Neste ponto começo por comparar os respectivos modelos pedagógicos adoptados pela Educadora e Professora Cooperante. Seguidamente, refiro-me aos dois grupos de crianças, do jardim e do 1º ciclo. Ainda dentro deste ponto, a que chamei Actividade Educativa, faço referência ao currículo enquanto objecto de actividade a desenvolver, destacando os respectivos projectos curriculares de grupo e de turma. Finalmente, para ultimar este ponto refiro a organização da actividade educativa em ambos os contextos. O ponto cinco dedico-o à descrição da minha prática quer no âmbito do jardim de infância, quer no âmbito do 1º ciclo. Procuro que esta descrição seja sintética, dado o volume de informação, mas que retrata de forma clara, fundamentada e reflexiva o que foram ambos os estágios. Termino com um ponto dedicado, de forma particular à avaliação do Processo Educativo. Não quero com isto afirmar que a avaliação é um processo exterior à planificação e ao processo educativo global. A minha intenção foi destacá-la dada a sua importância no processo. Apresento, ainda, uma breve conclusão à qual se segue a indicação da Bibliografia que utilizei como apoio para este Relatório. Impõe-se, ainda, que eu justifique o título que dei a este Relatório. Ao logo deste relato torna-se claro para o leitor que a metodologia de trabalho de Projecto foi uma das metodologias à qual as docentes cooperantes mais aderiram, e por consequência aquela que mais utilizei. Reforçando este especial destaque para o Projecto, esta foi também a metodologia com que mais me identifiquei. Por estas razões escolhi o título “Partilhar os saberes e aprender em conjunto”, que exprime o sentido mais fundo destas metodologias de trabalho. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-14T11:49:00Z 2016-12-14T00:00:00Z 2016-12-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7092 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137138327945216 |