Fiabilidade do indicador do PMP para aferir as práticas de pagamento dos municípios portugueses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/28124 |
Resumo: | Em 2008, o Governo português aprovou o Programa “Pagar a Tempo e Horas”, com o objetivo de reduzir os prazos de médios de pagamento (PMP) praticados por entidades públicas. Assim, a investigação realizada pretendeu concluir sobre se a fórmula de cálculo do indicador do PMP permite obter informação fiável quanto às práticas de pagamento dos municípios portugueses. Foi analisada a informação referente aos PMP, às dívidas a pagar consideradas no indicador e ao valor da conta 268 “Credores diversos”, de 2008 a 2017. Como principal conclusão, salienta-se o facto o indicador do PMP não permitir obter informação fiável quanto às práticas de pagamento dos municípios portugueses, dado que aqueles parecem manipular as regras da Contabilidade Pública, obtendo PMP mais reduzidos. Assim, a informação divulgada quanto aos PMP não permite concluir que os mesmos se têm vindo, efetivamente, a reduzir de forma significativa e estrutural. |
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Fiabilidade do indicador do PMP para aferir as práticas de pagamento dos municípios portuguesesFiabilidad del indicador PMP para medir las prácticas de pago de los municipios portuguesesPrazo médio de pagamento, Indicador, Municípios portugueses, Manipulação, Contabilidade Pública.Em 2008, o Governo português aprovou o Programa “Pagar a Tempo e Horas”, com o objetivo de reduzir os prazos de médios de pagamento (PMP) praticados por entidades públicas. Assim, a investigação realizada pretendeu concluir sobre se a fórmula de cálculo do indicador do PMP permite obter informação fiável quanto às práticas de pagamento dos municípios portugueses. Foi analisada a informação referente aos PMP, às dívidas a pagar consideradas no indicador e ao valor da conta 268 “Credores diversos”, de 2008 a 2017. Como principal conclusão, salienta-se o facto o indicador do PMP não permitir obter informação fiável quanto às práticas de pagamento dos municípios portugueses, dado que aqueles parecem manipular as regras da Contabilidade Pública, obtendo PMP mais reduzidos. Assim, a informação divulgada quanto aos PMP não permite concluir que os mesmos se têm vindo, efetivamente, a reduzir de forma significativa e estrutural.Repositório da Universidade de LisboaMartinho, CarlaDos Santos, Paula Gomes2023-08-21T11:40:55Z2022-07-012022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28124porMartinho , C., & dos Santos , P. G. (2022). Fiabilidade do indicador do PMP para aferir as práticas de pagamento dos municípios portugueses: Fiabilidad del indicador PMP para medir las prácticas de pago de los municipios portugueses. Brazilian Journal of Business, 4(3), 1391–1404. https://doi.org/10.34140/bjbv4n3-02110.34140/bjbv4n3-021info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-27T01:31:46Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:33.569320Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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