As TIC na educação de alunos cegos e com baixa visão. A perspetiva dos professores das escolas de referência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Sara Isabel Moça
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Andrade, António Manuel Valente de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17229
Resumo: Considerando as mudanças que a evolução tecnológica tem provocado no sistema educativo e não podendo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ser desvinculadas das práticas pedagógicas adotadas com os alunos cegos e com baixa visão, para o estudo e compreensão desta realidade, é fundamental aferir a opinião dos profi ssionais que trabalham diariamente em prol do processo educativo destes alunos com necessidades educativas especiais. Este estudo, de natureza predominantemente quantitativa, pretende analisar a perceção dos docentes que lecionam alunos com defi ciência visual, do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, nas escolas de referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão, em Portugal Continental, sobre os seus conhecimentos, práticas pedagógicas e formação na área das TIC, visando o ensino e aprendizagem dos mesmos.
id RCAP_830f5c89136764c4fdc94df15c74df13
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17229
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As TIC na educação de alunos cegos e com baixa visão. A perspetiva dos professores das escolas de referênciaConsiderando as mudanças que a evolução tecnológica tem provocado no sistema educativo e não podendo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ser desvinculadas das práticas pedagógicas adotadas com os alunos cegos e com baixa visão, para o estudo e compreensão desta realidade, é fundamental aferir a opinião dos profi ssionais que trabalham diariamente em prol do processo educativo destes alunos com necessidades educativas especiais. Este estudo, de natureza predominantemente quantitativa, pretende analisar a perceção dos docentes que lecionam alunos com defi ciência visual, do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, nas escolas de referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão, em Portugal Continental, sobre os seus conhecimentos, práticas pedagógicas e formação na área das TIC, visando o ensino e aprendizagem dos mesmos.Universidade Católica EditoraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRamos, Sara Isabel MoçaAndrade, António Manuel Valente de2015-04-17T09:25:21Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17229porRAMOS, Sara Isabel Moça; ANDRADE, António - As TIC na educação de alunos cegos e com baixa visão. A perspetiva dos professores das escolas de referência. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 14 (2014), p. 153-1721645-400610.34632/investigacaoeducacional.2014.3417info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:22:11Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:54.219758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As TIC na educação de alunos cegos e com baixa visão. A perspetiva dos professores das escolas de referência
title As TIC na educação de alunos cegos e com baixa visão. A perspetiva dos professores das escolas de referência
spellingShingle As TIC na educação de alunos cegos e com baixa visão. A perspetiva dos professores das escolas de referência
Ramos, Sara Isabel Moça
title_short As TIC na educação de alunos cegos e com baixa visão. A perspetiva dos professores das escolas de referência
title_full As TIC na educação de alunos cegos e com baixa visão. A perspetiva dos professores das escolas de referência
title_fullStr As TIC na educação de alunos cegos e com baixa visão. A perspetiva dos professores das escolas de referência
title_full_unstemmed As TIC na educação de alunos cegos e com baixa visão. A perspetiva dos professores das escolas de referência
title_sort As TIC na educação de alunos cegos e com baixa visão. A perspetiva dos professores das escolas de referência
author Ramos, Sara Isabel Moça
author_facet Ramos, Sara Isabel Moça
Andrade, António Manuel Valente de
author_role author
author2 Andrade, António Manuel Valente de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Sara Isabel Moça
Andrade, António Manuel Valente de
description Considerando as mudanças que a evolução tecnológica tem provocado no sistema educativo e não podendo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ser desvinculadas das práticas pedagógicas adotadas com os alunos cegos e com baixa visão, para o estudo e compreensão desta realidade, é fundamental aferir a opinião dos profi ssionais que trabalham diariamente em prol do processo educativo destes alunos com necessidades educativas especiais. Este estudo, de natureza predominantemente quantitativa, pretende analisar a perceção dos docentes que lecionam alunos com defi ciência visual, do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, nas escolas de referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão, em Portugal Continental, sobre os seus conhecimentos, práticas pedagógicas e formação na área das TIC, visando o ensino e aprendizagem dos mesmos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-17T09:25:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17229
url http://hdl.handle.net/10400.14/17229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RAMOS, Sara Isabel Moça; ANDRADE, António - As TIC na educação de alunos cegos e com baixa visão. A perspetiva dos professores das escolas de referência. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 14 (2014), p. 153-172
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2014.3417
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Editora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131817011314688