O cinema ao serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no Algarve
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7139 |
Resumo: | “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”. Assim se poderia definir, recorrendo a Fernando Pessoa, o primeiro contacto de uma criança ou adolescente com o cinema que não faz parte do circuito comercial. Preparar o espectador para a visualização de obras que requerem uma análise cuidada e uma interpretação profunda é o papel dos professores que, de alguma forma, influenciam a vida e os gostos daqueles com quem contactam. À necessidade de formação destes profissionais associa-se a dificuldade de transposição de burocracias e preconceitos instituídos que continuam a condicionar a introdução do cinema nos programas de ensino básico e secundário. No Algarve, a região mais a sul de Portugal Continental, o projecto Juventude Cinema Escola, coordenado por Graça Lobo, adquiriu uma notoriedade e seriedade contracorrentes. |
id |
RCAP_832549b9263bdc4366011f69d9736a02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7139 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O cinema ao serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no AlgarveCinemaEducaçãoEspectadorPrograma JCEAnálise crítica“Primeiro estranha-se, depois entranha-se”. Assim se poderia definir, recorrendo a Fernando Pessoa, o primeiro contacto de uma criança ou adolescente com o cinema que não faz parte do circuito comercial. Preparar o espectador para a visualização de obras que requerem uma análise cuidada e uma interpretação profunda é o papel dos professores que, de alguma forma, influenciam a vida e os gostos daqueles com quem contactam. À necessidade de formação destes profissionais associa-se a dificuldade de transposição de burocracias e preconceitos instituídos que continuam a condicionar a introdução do cinema nos programas de ensino básico e secundário. No Algarve, a região mais a sul de Portugal Continental, o projecto Juventude Cinema Escola, coordenado por Graça Lobo, adquiriu uma notoriedade e seriedade contracorrentes.Revista Comunicação & Educação – revista do curso Gestão da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP): BrasiluBibliorumPereira, Ana Catarina2019-07-22T15:07:45Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7139porPereira, Ana Catarina Santos (2011) O cinema a serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no Algarve. Revista Comunicação & Educação – revista do curso Gestão da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP): Brasil. ISSN 0104-6829. Ano XVI – n. 1 Janeiro/Junho 2011.0104-6829info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:46:16Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:43.055981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cinema ao serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no Algarve |
title |
O cinema ao serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no Algarve |
spellingShingle |
O cinema ao serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no Algarve Pereira, Ana Catarina Cinema Educação Espectador Programa JCE Análise crítica |
title_short |
O cinema ao serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no Algarve |
title_full |
O cinema ao serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no Algarve |
title_fullStr |
O cinema ao serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no Algarve |
title_full_unstemmed |
O cinema ao serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no Algarve |
title_sort |
O cinema ao serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no Algarve |
author |
Pereira, Ana Catarina |
author_facet |
Pereira, Ana Catarina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Educação Espectador Programa JCE Análise crítica |
topic |
Cinema Educação Espectador Programa JCE Análise crítica |
description |
“Primeiro estranha-se, depois entranha-se”. Assim se poderia definir, recorrendo a Fernando Pessoa, o primeiro contacto de uma criança ou adolescente com o cinema que não faz parte do circuito comercial. Preparar o espectador para a visualização de obras que requerem uma análise cuidada e uma interpretação profunda é o papel dos professores que, de alguma forma, influenciam a vida e os gostos daqueles com quem contactam. À necessidade de formação destes profissionais associa-se a dificuldade de transposição de burocracias e preconceitos instituídos que continuam a condicionar a introdução do cinema nos programas de ensino básico e secundário. No Algarve, a região mais a sul de Portugal Continental, o projecto Juventude Cinema Escola, coordenado por Graça Lobo, adquiriu uma notoriedade e seriedade contracorrentes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06 2011-06-01T00:00:00Z 2019-07-22T15:07:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/7139 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/7139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pereira, Ana Catarina Santos (2011) O cinema a serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no Algarve. Revista Comunicação & Educação – revista do curso Gestão da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP): Brasil. ISSN 0104-6829. Ano XVI – n. 1 Janeiro/Junho 2011. 0104-6829 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Comunicação & Educação – revista do curso Gestão da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP): Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Comunicação & Educação – revista do curso Gestão da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP): Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136372075790336 |