Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso Volkswagen
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/15037 |
Resumo: | A indústria automóvel tradicional enfrenta o dilema da cada vez maior popularidade dos veículos elétricos, forçando a uma transição generalizada por parte das incumbentes. Sendo inevitável responder às necessidades dos mercados, assim como de atingir as metas ambientais definidas por múltiplos governos mundiais, a indústria passa inevitavelmente por um profundo processo de mudança. O desafio passa por uma transição que assegure a sobrevivência das organizações, mantendo ou melhorando a sua posição num mercado global cada vez mais competitivo. Esta dissertação analisa o caso da Volkswagen no início da década de 2020: a forma como reagiu às mudanças de mercado e as estratégias que implementou para estabelecer vantagens competitivas. Esta análise permitiu criar uma proposta de metodologia de reação, com a qual as organizações incumbentes podem reagir perante mudanças e/ou disrupções em curso. Esta investigação explora e reforça a importância de uma vertente até agora pouco estudada na área de gestão: as estratégias de reação por parte de organizações incumbentes perante a disrupção em curso. |
id |
RCAP_832a7f715b821c8d88f77d51803d2d6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15037 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso VolkswagenIncumbents vs. challengers in the automobile industry: the Volkswagen caseEstratégiaIndústria automóvelAutomóveis elétricosChallengersStrategyAutomobile industryElectrical vehiclesODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasODS::13:Ação ClimáticaA indústria automóvel tradicional enfrenta o dilema da cada vez maior popularidade dos veículos elétricos, forçando a uma transição generalizada por parte das incumbentes. Sendo inevitável responder às necessidades dos mercados, assim como de atingir as metas ambientais definidas por múltiplos governos mundiais, a indústria passa inevitavelmente por um profundo processo de mudança. O desafio passa por uma transição que assegure a sobrevivência das organizações, mantendo ou melhorando a sua posição num mercado global cada vez mais competitivo. Esta dissertação analisa o caso da Volkswagen no início da década de 2020: a forma como reagiu às mudanças de mercado e as estratégias que implementou para estabelecer vantagens competitivas. Esta análise permitiu criar uma proposta de metodologia de reação, com a qual as organizações incumbentes podem reagir perante mudanças e/ou disrupções em curso. Esta investigação explora e reforça a importância de uma vertente até agora pouco estudada na área de gestão: as estratégias de reação por parte de organizações incumbentes perante a disrupção em curso.The automotive industry is facing the dilemma of a growing popularity of electric vehicles, forcing a change on the incumbent’s side. Being inevitable a reaction to the market changes, as well as to meet the climate goals of governments around the world, the industry will have to go to through a profound process of change. The challenge is assuring the survival of the incumbent companies, by maintaining or even improving their positions in an evercompetitive global market. This thesis analyses the case of Volkswagen in the early 2020`s: the way it reacted to market changes and the strategies it implemented to achieve a competitive advantage over its competitors. This analysis proposes a reaction methodology, which incumbent organizations can put into place in order to prepare to change and/or disruptions taking place. This study sets to explore and reinforce the importance of an until now less studied topic in the area of management: the reaction strategies in face of current disruption, by incumbent organizations.Porfírio, JoséMartins, António Eduardo Pais Falcão BarbosaRepositório AbertoRodrigues, João da Silva2023-10-06T11:01:57Z2023-07-272023-10-062023-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15037TID:203379411porRodrigues, João da Silva - ncumbentes vs. challengers na indústria automóvel [Em linha: o caso Volkswagen. S.l.]: s.n.], 2023. 120 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:48:30Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:44.988753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso Volkswagen Incumbents vs. challengers in the automobile industry: the Volkswagen case |
title |
Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso Volkswagen |
spellingShingle |
Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso Volkswagen Rodrigues, João da Silva Estratégia Indústria automóvel Automóveis elétricos Challengers Strategy Automobile industry Electrical vehicles ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas ODS::13:Ação Climática |
title_short |
Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso Volkswagen |
title_full |
Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso Volkswagen |
title_fullStr |
Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso Volkswagen |
title_full_unstemmed |
Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso Volkswagen |
title_sort |
Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso Volkswagen |
author |
Rodrigues, João da Silva |
author_facet |
Rodrigues, João da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Porfírio, José Martins, António Eduardo Pais Falcão Barbosa Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, João da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Indústria automóvel Automóveis elétricos Challengers Strategy Automobile industry Electrical vehicles ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas ODS::13:Ação Climática |
topic |
Estratégia Indústria automóvel Automóveis elétricos Challengers Strategy Automobile industry Electrical vehicles ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas ODS::13:Ação Climática |
description |
A indústria automóvel tradicional enfrenta o dilema da cada vez maior popularidade dos veículos elétricos, forçando a uma transição generalizada por parte das incumbentes. Sendo inevitável responder às necessidades dos mercados, assim como de atingir as metas ambientais definidas por múltiplos governos mundiais, a indústria passa inevitavelmente por um profundo processo de mudança. O desafio passa por uma transição que assegure a sobrevivência das organizações, mantendo ou melhorando a sua posição num mercado global cada vez mais competitivo. Esta dissertação analisa o caso da Volkswagen no início da década de 2020: a forma como reagiu às mudanças de mercado e as estratégias que implementou para estabelecer vantagens competitivas. Esta análise permitiu criar uma proposta de metodologia de reação, com a qual as organizações incumbentes podem reagir perante mudanças e/ou disrupções em curso. Esta investigação explora e reforça a importância de uma vertente até agora pouco estudada na área de gestão: as estratégias de reação por parte de organizações incumbentes perante a disrupção em curso. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-06T11:01:57Z 2023-07-27 2023-10-06 2023-07-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/15037 TID:203379411 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/15037 |
identifier_str_mv |
TID:203379411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rodrigues, João da Silva - ncumbentes vs. challengers na indústria automóvel [Em linha: o caso Volkswagen. S.l.]: s.n.], 2023. 120 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135135460753408 |