Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso Volkswagen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, João da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/15037
Resumo: A indústria automóvel tradicional enfrenta o dilema da cada vez maior popularidade dos veículos elétricos, forçando a uma transição generalizada por parte das incumbentes. Sendo inevitável responder às necessidades dos mercados, assim como de atingir as metas ambientais definidas por múltiplos governos mundiais, a indústria passa inevitavelmente por um profundo processo de mudança. O desafio passa por uma transição que assegure a sobrevivência das organizações, mantendo ou melhorando a sua posição num mercado global cada vez mais competitivo. Esta dissertação analisa o caso da Volkswagen no início da década de 2020: a forma como reagiu às mudanças de mercado e as estratégias que implementou para estabelecer vantagens competitivas. Esta análise permitiu criar uma proposta de metodologia de reação, com a qual as organizações incumbentes podem reagir perante mudanças e/ou disrupções em curso. Esta investigação explora e reforça a importância de uma vertente até agora pouco estudada na área de gestão: as estratégias de reação por parte de organizações incumbentes perante a disrupção em curso.
id RCAP_832a7f715b821c8d88f77d51803d2d6b
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15037
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso VolkswagenIncumbents vs. challengers in the automobile industry: the Volkswagen caseEstratégiaIndústria automóvelAutomóveis elétricosChallengersStrategyAutomobile industryElectrical vehiclesODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasODS::13:Ação ClimáticaA indústria automóvel tradicional enfrenta o dilema da cada vez maior popularidade dos veículos elétricos, forçando a uma transição generalizada por parte das incumbentes. Sendo inevitável responder às necessidades dos mercados, assim como de atingir as metas ambientais definidas por múltiplos governos mundiais, a indústria passa inevitavelmente por um profundo processo de mudança. O desafio passa por uma transição que assegure a sobrevivência das organizações, mantendo ou melhorando a sua posição num mercado global cada vez mais competitivo. Esta dissertação analisa o caso da Volkswagen no início da década de 2020: a forma como reagiu às mudanças de mercado e as estratégias que implementou para estabelecer vantagens competitivas. Esta análise permitiu criar uma proposta de metodologia de reação, com a qual as organizações incumbentes podem reagir perante mudanças e/ou disrupções em curso. Esta investigação explora e reforça a importância de uma vertente até agora pouco estudada na área de gestão: as estratégias de reação por parte de organizações incumbentes perante a disrupção em curso.The automotive industry is facing the dilemma of a growing popularity of electric vehicles, forcing a change on the incumbent’s side. Being inevitable a reaction to the market changes, as well as to meet the climate goals of governments around the world, the industry will have to go to through a profound process of change. The challenge is assuring the survival of the incumbent companies, by maintaining or even improving their positions in an evercompetitive global market. This thesis analyses the case of Volkswagen in the early 2020`s: the way it reacted to market changes and the strategies it implemented to achieve a competitive advantage over its competitors. This analysis proposes a reaction methodology, which incumbent organizations can put into place in order to prepare to change and/or disruptions taking place. This study sets to explore and reinforce the importance of an until now less studied topic in the area of management: the reaction strategies in face of current disruption, by incumbent organizations.Porfírio, JoséMartins, António Eduardo Pais Falcão BarbosaRepositório AbertoRodrigues, João da Silva2023-10-06T11:01:57Z2023-07-272023-10-062023-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15037TID:203379411porRodrigues, João da Silva - ncumbentes vs. challengers na indústria automóvel [Em linha: o caso Volkswagen. S.l.]: s.n.], 2023. 120 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:48:30Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:44.988753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso Volkswagen
Incumbents vs. challengers in the automobile industry: the Volkswagen case
title Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso Volkswagen
spellingShingle Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso Volkswagen
Rodrigues, João da Silva
Estratégia
Indústria automóvel
Automóveis elétricos
Challengers
Strategy
Automobile industry
Electrical vehicles
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
ODS::13:Ação Climática
title_short Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso Volkswagen
title_full Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso Volkswagen
title_fullStr Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso Volkswagen
title_full_unstemmed Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso Volkswagen
title_sort Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso Volkswagen
author Rodrigues, João da Silva
author_facet Rodrigues, João da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Porfírio, José
Martins, António Eduardo Pais Falcão Barbosa
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, João da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Indústria automóvel
Automóveis elétricos
Challengers
Strategy
Automobile industry
Electrical vehicles
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
ODS::13:Ação Climática
topic Estratégia
Indústria automóvel
Automóveis elétricos
Challengers
Strategy
Automobile industry
Electrical vehicles
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
ODS::13:Ação Climática
description A indústria automóvel tradicional enfrenta o dilema da cada vez maior popularidade dos veículos elétricos, forçando a uma transição generalizada por parte das incumbentes. Sendo inevitável responder às necessidades dos mercados, assim como de atingir as metas ambientais definidas por múltiplos governos mundiais, a indústria passa inevitavelmente por um profundo processo de mudança. O desafio passa por uma transição que assegure a sobrevivência das organizações, mantendo ou melhorando a sua posição num mercado global cada vez mais competitivo. Esta dissertação analisa o caso da Volkswagen no início da década de 2020: a forma como reagiu às mudanças de mercado e as estratégias que implementou para estabelecer vantagens competitivas. Esta análise permitiu criar uma proposta de metodologia de reação, com a qual as organizações incumbentes podem reagir perante mudanças e/ou disrupções em curso. Esta investigação explora e reforça a importância de uma vertente até agora pouco estudada na área de gestão: as estratégias de reação por parte de organizações incumbentes perante a disrupção em curso.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-06T11:01:57Z
2023-07-27
2023-10-06
2023-07-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/15037
TID:203379411
url http://hdl.handle.net/10400.2/15037
identifier_str_mv TID:203379411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, João da Silva - ncumbentes vs. challengers na indústria automóvel [Em linha: o caso Volkswagen. S.l.]: s.n.], 2023. 120 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135135460753408