O papel do manual escolar de matemática no 2º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Maria da Graça Almeida Campos d’Orey
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9658
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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Este interesse foi motivado pela constatação da valorização do manual escolar em detrimento da utilização de outros recursos. Assim sendo, foi efetuado um estudo em cinco escolas do concelho de Lisboa, no qual participaram cinco professores de matemática, cinco alunos e cinco encarregados de educação. O estudo foi orientado pelo seguinte problema: Qual o papel atribuído pelos professores, alunos, e encarregados de educação ao manual escolar no processo de ensino-aprendizagem? Para a recolha de dados, foi utilizada a técnica do inquérito, tendo-se realizado uma entrevista a todos os participantes. Para esta investigação foram definidos dois principais objetivos de investigação: (i) Conhecer quais as perspetivas da utilização do manual escolar de Matemática, dos professores de Matemática 2.º ciclo do ensino básico, alunos e encarregados de educação (ii) Compreender qual a forma mais produtiva de utilização do ME de matemática por parte dos professores de Matemática, dos alunos e dos encarregados de educação. Os resultados do estudo efetuado permitiram constatar, entre outros aspetos, que os professores utilizam mais os manuais para a realização de exercícios e não tanto para a introdução de conteúdos, que os alunos gostam de recorrer ao manual, utilizando-o para reforço dos conhecimentos e que os encarregados de educação recorrem, essencialmente a este instrumento para ajudar os seus educandos e consideram que este é essencial para o acompanhamento do estudo dos alunos. De igual modo concluiu-se que as formas e as perspetivas acerca do manual escolar se relacionam intimamente com a metodologia adotada pelo professor.ABSTRACT This report is the result of the pedagogical intervention carried out in a 3rd grade class, from the 1st Cycle of Basic Education and in two classes of the 5th year from the 2nd Cycle of Basic Education. With the observation period of the classes from the 2nd Cycle of Basic Education, the interest arose to understand what value the teachers, students and sponsors of education conferred to the textbook of mathematics. This interest was motivated by the appreciation assessment of the textbook in detriment of the use of other resources. Thus, a study was carried out in five schools in the municipality of Lisbon, in which five maths teachers, five students and five sponsors of education participated. The study was based on the following problem: “What is the role assigned by teachers, students and sponsors of education to the textbook in the teaching-learning process?” . For the data collection, the survey method was used and an interview was conducted to all participants. For this research, two main research objectives were determined: (i) to know the teachers’, students’ and sponsors of educations’ perspectives on the use of the textbook of Mathematics. (ii) to understand the most productive way of using the mathematics textbook by the Maths teachers, the students and the sponsors of education. The results of the study were able to verify that, among other aspects, teachers tend to use more textbooks to work out than to introduce theory, the students like the texbook, using it to study and the sponsors of education make use of this instrument to help their children children, they think that the textbook is essential to go along with the pupil´s study. Likewise it’s possible to assume that the forms and perspectives regarding the textbook are closely related to the methodology adopted by the school.Brunheira, LinaRCIPLLoureiro, Maria da Graça Almeida Campos d’Orey2019-03-07T10:03:56Z2018-07-202018-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9658TID:202055280porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:36Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:11.396326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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