O desempenho escolar em matemática no 3º ciclo: o papel dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eisele, Inês Vasconcelos de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10649
Resumo: Este trabalho surge no seguimento de uma vontade persistente de perceber o que está por detrás do (in)sucesso escolar na disciplina de Matemática, no caso particular do 3º ciclo. Sabemos hoje que são muitas e variadas as causas potenciadoras de insucesso escolar, mas não devemos ignorar o facto de, desde há muitos anos, a Matemática ser considerada, por muitos, uma disciplina de difícil aprendizagem e, por isso, suscitar alguns anticorpos por parte de um número significativo de alunos antes mesmo destes serem confrontados com os conteúdos e características próprios da disciplina. Depois de analisadas as características sociais e escolares de 11 turmas de 7º, 8º e 9º anos de duas escolas distintas (concelhos de Lisboa e Almada), seguiu-se o estudo dos perfis dos professores respetivos, tendo em vista a comparação dos resultados em Matemática das diferentes turmas. O apuramento dos resultados fez-se a partir da recolha de dados constantes dos registos biográficos e da avaliação de final de ano dos alunos envolvidos (cedidos pelos respetivos professores), a que juntamos as entrevistas realizadas aos próprios docentes e um questionário aplicado aos alunos. Os resultados escolares apurados indiciam que na disciplina de Matemática, o (in)sucesso escolar dos alunos tem uma relação muito próxima com as práticas pedagógicas adotadas pelo professor, bem como com a forma como este organiza o trabalho em contexto de sala de aula e ainda com a forma como este motiva os alunos para a aprendizagem. Observamos que o professor que revela maior índice de sucesso na disciplina privilegia a modalidade de trabalho a pares em contexto de sala de aula, elege como recurso didático fundamental o manual da disciplina, projetado em sala de aula (Escola Virtual), e valoriza a exploração de software de matemática dinâmica (como Geogebra) como forma de motivação dos seus alunos.
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