O desempenho escolar em matemática no 3º ciclo: o papel dos professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/10649 |
Resumo: | Este trabalho surge no seguimento de uma vontade persistente de perceber o que está por detrás do (in)sucesso escolar na disciplina de Matemática, no caso particular do 3º ciclo. Sabemos hoje que são muitas e variadas as causas potenciadoras de insucesso escolar, mas não devemos ignorar o facto de, desde há muitos anos, a Matemática ser considerada, por muitos, uma disciplina de difícil aprendizagem e, por isso, suscitar alguns anticorpos por parte de um número significativo de alunos antes mesmo destes serem confrontados com os conteúdos e características próprios da disciplina. Depois de analisadas as características sociais e escolares de 11 turmas de 7º, 8º e 9º anos de duas escolas distintas (concelhos de Lisboa e Almada), seguiu-se o estudo dos perfis dos professores respetivos, tendo em vista a comparação dos resultados em Matemática das diferentes turmas. O apuramento dos resultados fez-se a partir da recolha de dados constantes dos registos biográficos e da avaliação de final de ano dos alunos envolvidos (cedidos pelos respetivos professores), a que juntamos as entrevistas realizadas aos próprios docentes e um questionário aplicado aos alunos. Os resultados escolares apurados indiciam que na disciplina de Matemática, o (in)sucesso escolar dos alunos tem uma relação muito próxima com as práticas pedagógicas adotadas pelo professor, bem como com a forma como este organiza o trabalho em contexto de sala de aula e ainda com a forma como este motiva os alunos para a aprendizagem. Observamos que o professor que revela maior índice de sucesso na disciplina privilegia a modalidade de trabalho a pares em contexto de sala de aula, elege como recurso didático fundamental o manual da disciplina, projetado em sala de aula (Escola Virtual), e valoriza a exploração de software de matemática dinâmica (como Geogebra) como forma de motivação dos seus alunos. |
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O desempenho escolar em matemática no 3º ciclo: o papel dos professoresSucesso escolarPedagogiaMatemática3º Ciclo do ensino básicoSuccess at schoolFailure at schoolPedagogyMathematics3rd Cycle of basic educationEste trabalho surge no seguimento de uma vontade persistente de perceber o que está por detrás do (in)sucesso escolar na disciplina de Matemática, no caso particular do 3º ciclo. Sabemos hoje que são muitas e variadas as causas potenciadoras de insucesso escolar, mas não devemos ignorar o facto de, desde há muitos anos, a Matemática ser considerada, por muitos, uma disciplina de difícil aprendizagem e, por isso, suscitar alguns anticorpos por parte de um número significativo de alunos antes mesmo destes serem confrontados com os conteúdos e características próprios da disciplina. Depois de analisadas as características sociais e escolares de 11 turmas de 7º, 8º e 9º anos de duas escolas distintas (concelhos de Lisboa e Almada), seguiu-se o estudo dos perfis dos professores respetivos, tendo em vista a comparação dos resultados em Matemática das diferentes turmas. O apuramento dos resultados fez-se a partir da recolha de dados constantes dos registos biográficos e da avaliação de final de ano dos alunos envolvidos (cedidos pelos respetivos professores), a que juntamos as entrevistas realizadas aos próprios docentes e um questionário aplicado aos alunos. Os resultados escolares apurados indiciam que na disciplina de Matemática, o (in)sucesso escolar dos alunos tem uma relação muito próxima com as práticas pedagógicas adotadas pelo professor, bem como com a forma como este organiza o trabalho em contexto de sala de aula e ainda com a forma como este motiva os alunos para a aprendizagem. Observamos que o professor que revela maior índice de sucesso na disciplina privilegia a modalidade de trabalho a pares em contexto de sala de aula, elege como recurso didático fundamental o manual da disciplina, projetado em sala de aula (Escola Virtual), e valoriza a exploração de software de matemática dinâmica (como Geogebra) como forma de motivação dos seus alunos.This work follows on from a persistent desire to understand what is behind the (in) educational achievement in Mathematics, in the particular case of the 3rd cycle. We now know that are many and varied factors that could explain academic failure, but we should not ignore the fact that, for many years , mathematics was considered by many, a difficult discipline of learning and therefore develop some antibodies by a significant number of students even before being confronted with the contents and own characteristics of the discipline. Considering the social and school features of 11 classes (year 7, 8 and 9) in two different schools (Lisbon and Almada), and therefore the study of the respective teachers profiles, aiming the comparison of results in Mathematics of different classes. The tabulation of results was made from the collection of data in the biographical records and students final year evaluation (assigned by the respective teachers), coupled with the interviews to their teachers and a questionnaire administered to students. Established school results indicate that in the case of Mathematics, the success or failure of students has a very close relationship with the pedagogical practices adopted by the teacher, as well as the way it organizes work in the classroom context and still with the way he motivates the students to learn. We observed that teachers who reveal a higher success rate in the discipline focuses on working in pairs mode in the context of the classroom, elected as a key teaching tool the course manual (Virtual School), and values the exploration of dynamic mathematics software (such as Geogebra ) as a way of motivating students.2016-01-14T11:54:22Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10649TID:201101726porEisele, Inês Vasconcelos de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:15Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10649Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:27.253420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este trabalho surge no seguimento de uma vontade persistente de perceber o que está por detrás do (in)sucesso escolar na disciplina de Matemática, no caso particular do 3º ciclo. Sabemos hoje que são muitas e variadas as causas potenciadoras de insucesso escolar, mas não devemos ignorar o facto de, desde há muitos anos, a Matemática ser considerada, por muitos, uma disciplina de difícil aprendizagem e, por isso, suscitar alguns anticorpos por parte de um número significativo de alunos antes mesmo destes serem confrontados com os conteúdos e características próprios da disciplina. Depois de analisadas as características sociais e escolares de 11 turmas de 7º, 8º e 9º anos de duas escolas distintas (concelhos de Lisboa e Almada), seguiu-se o estudo dos perfis dos professores respetivos, tendo em vista a comparação dos resultados em Matemática das diferentes turmas. O apuramento dos resultados fez-se a partir da recolha de dados constantes dos registos biográficos e da avaliação de final de ano dos alunos envolvidos (cedidos pelos respetivos professores), a que juntamos as entrevistas realizadas aos próprios docentes e um questionário aplicado aos alunos. Os resultados escolares apurados indiciam que na disciplina de Matemática, o (in)sucesso escolar dos alunos tem uma relação muito próxima com as práticas pedagógicas adotadas pelo professor, bem como com a forma como este organiza o trabalho em contexto de sala de aula e ainda com a forma como este motiva os alunos para a aprendizagem. Observamos que o professor que revela maior índice de sucesso na disciplina privilegia a modalidade de trabalho a pares em contexto de sala de aula, elege como recurso didático fundamental o manual da disciplina, projetado em sala de aula (Escola Virtual), e valoriza a exploração de software de matemática dinâmica (como Geogebra) como forma de motivação dos seus alunos. |
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