(Des)Entendimentos do 9.ºE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobão, Daniela Catarina Bessa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8597
Resumo: O presente relatório é o resultado do desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social, com a metodologia de investigação-ação participativa e que teve como objetivo melhorar o relacionamento e as competências sociais dos alunos de uma turma com Percurso Curricular Alternativo. Este projeto em educação e intervenção social foi intitulado DesEtedietos do 9.ºE. Tratando-se de um projeto que tem por base a metodologia de investigação acima referida, o investigador e os participantes criaram uma relação necessária, para que mediante as necessidades encontradas, se tentasse proporcionar aos participantes desta investigação ferramentas que permitissem promover a melhoria dos relacionamentos interpessoais, bem como adquirir formas para ultrapassarem os seus problemas. Após uma cuidada análise do contexto, foram priorizados os problemas e necessidades e desenhadas três ações, duas com os alunos e uma com os pais. Este projeto teve como finalidade Desenvolver competências pessoais e sociais nos alunos da turma com Percurso Curricular Alternativo, com vista a uma integração positiva no seu trajeto académico e na sociedade. O projeto (DesEtedietos do 9.ºE revelou-se como positivo e significativo para os alunos e para os pais que nele participaram, permitindo uma constante reflexão e causando uma mudança nas suas atitudes e comportamentos
id RCAP_833070bd3d5e107de3477dd55c5bddf6
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8597
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Des)Entendimentos do 9.ºEProjeto desenvolvido numa escola de um Território Educativo de Intervenção Prioritáriaalunosinvestigação-açãomudança(Des)Entendimentosstudentsaction researchchange(Mis) UnderstandingsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório é o resultado do desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social, com a metodologia de investigação-ação participativa e que teve como objetivo melhorar o relacionamento e as competências sociais dos alunos de uma turma com Percurso Curricular Alternativo. Este projeto em educação e intervenção social foi intitulado DesEtedietos do 9.ºE. Tratando-se de um projeto que tem por base a metodologia de investigação acima referida, o investigador e os participantes criaram uma relação necessária, para que mediante as necessidades encontradas, se tentasse proporcionar aos participantes desta investigação ferramentas que permitissem promover a melhoria dos relacionamentos interpessoais, bem como adquirir formas para ultrapassarem os seus problemas. Após uma cuidada análise do contexto, foram priorizados os problemas e necessidades e desenhadas três ações, duas com os alunos e uma com os pais. Este projeto teve como finalidade Desenvolver competências pessoais e sociais nos alunos da turma com Percurso Curricular Alternativo, com vista a uma integração positiva no seu trajeto académico e na sociedade. O projeto (DesEtedietos do 9.ºE revelou-se como positivo e significativo para os alunos e para os pais que nele participaram, permitindo uma constante reflexão e causando uma mudança nas suas atitudes e comportamentosThis report is the result of the development of a project of Education and Social Intervention with the participatory action research, methodology which aimed to improve relationships and social skills of students in a class with an Alternative Curriculum. This project in education and social intervention was en titled "(Un) understandings of 9.ºE". Since this is a project based on the abovementioned methodology, the researcher and the participants created a relationship in which, considering the needs that were found, tried to give participants tools that allowed to promote the improvement of interpersonal relationships, as well as acquire ways to overcome their problems. After careful analysis of the context, problems and needs were prioritized and were three actions, designed two with students and one with parents. This project aimed to "develop students personal and social skills, in the class with an Alternative Curriculum, to promote a positive integration in their academic path and in the society." The project "(Mis) Understandings of 9.ºE" turned out to be positive and significant for students and parents who participated in it, since it allowed a constant reflection, and a change in their attitudes and behaviorsInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBarros, Sílvia Araújo deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLobão, Daniela Catarina Bessa2016-11-04T14:53:42Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8597TID:201273179porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:27Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:23.612834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Des)Entendimentos do 9.ºE
Projeto desenvolvido numa escola de um Território Educativo de Intervenção Prioritária
title (Des)Entendimentos do 9.ºE
spellingShingle (Des)Entendimentos do 9.ºE
Lobão, Daniela Catarina Bessa
alunos
investigação-ação
mudança
(Des)Entendimentos
students
action research
change
(Mis) Understandings
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short (Des)Entendimentos do 9.ºE
title_full (Des)Entendimentos do 9.ºE
title_fullStr (Des)Entendimentos do 9.ºE
title_full_unstemmed (Des)Entendimentos do 9.ºE
title_sort (Des)Entendimentos do 9.ºE
author Lobão, Daniela Catarina Bessa
author_facet Lobão, Daniela Catarina Bessa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Sílvia Araújo de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobão, Daniela Catarina Bessa
dc.subject.por.fl_str_mv alunos
investigação-ação
mudança
(Des)Entendimentos
students
action research
change
(Mis) Understandings
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic alunos
investigação-ação
mudança
(Des)Entendimentos
students
action research
change
(Mis) Understandings
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório é o resultado do desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social, com a metodologia de investigação-ação participativa e que teve como objetivo melhorar o relacionamento e as competências sociais dos alunos de uma turma com Percurso Curricular Alternativo. Este projeto em educação e intervenção social foi intitulado DesEtedietos do 9.ºE. Tratando-se de um projeto que tem por base a metodologia de investigação acima referida, o investigador e os participantes criaram uma relação necessária, para que mediante as necessidades encontradas, se tentasse proporcionar aos participantes desta investigação ferramentas que permitissem promover a melhoria dos relacionamentos interpessoais, bem como adquirir formas para ultrapassarem os seus problemas. Após uma cuidada análise do contexto, foram priorizados os problemas e necessidades e desenhadas três ações, duas com os alunos e uma com os pais. Este projeto teve como finalidade Desenvolver competências pessoais e sociais nos alunos da turma com Percurso Curricular Alternativo, com vista a uma integração positiva no seu trajeto académico e na sociedade. O projeto (DesEtedietos do 9.ºE revelou-se como positivo e significativo para os alunos e para os pais que nele participaram, permitindo uma constante reflexão e causando uma mudança nas suas atitudes e comportamentos
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-11-04T14:53:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8597
TID:201273179
url http://hdl.handle.net/10400.22/8597
identifier_str_mv TID:201273179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131389969301504