Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Manuel António Magalhães Gouveia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/7732
Resumo: No decurso deste projeto, procurou-se através do desenvolvimento de um processo de investigação-ação, efetuar mudanças em dois níveis, tendo sido o primeiro em prol da minoração de debilidades na aprendizagem previamente diagnosticadas num Agrupamento de Escolas, e o segundo visando uma transformação de hábitos enraizados, inerentes à cultura organizacional da comunidade escolar que compõe este Agrupamento. Desta forma, pretendeu-se a compreensão de determinadas situações que se constituíam, na aceção do investigador, como problemáticas sob determinados aspetos e suscetíveis de mudança, exigindo uma resposta prática. Face a isto, procurou-se construir um projeto realista porém ambicioso, assente em lógicas e teorias validadas e enquadrado nas especificidades de um Agrupamento de Escolas. Ao longo do trajeto, recorreu-se a uma série de procedimentos, designadamente de investigação, planeamento, ação, negociação, mudança, monitorização, análise e reformulação. Espera-se e deseja-se que os procedimentos levados a termo surtam os efeitos para os quais foram delineados e que perdurem, particularmente, na cultura organizacional que integra o Agrupamento, embora ciente que as mudanças efetivas nem sempre se produzem em espaços temporais definidos à partida.
id RCAP_b3c36909adb7dba99f2d283edd82e70c
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7732
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolasInvestigação-açãoMelhoriaMudançaMonitorizarAction-researchImprovementChangeMonitoringDomínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da EducaçãoNo decurso deste projeto, procurou-se através do desenvolvimento de um processo de investigação-ação, efetuar mudanças em dois níveis, tendo sido o primeiro em prol da minoração de debilidades na aprendizagem previamente diagnosticadas num Agrupamento de Escolas, e o segundo visando uma transformação de hábitos enraizados, inerentes à cultura organizacional da comunidade escolar que compõe este Agrupamento. Desta forma, pretendeu-se a compreensão de determinadas situações que se constituíam, na aceção do investigador, como problemáticas sob determinados aspetos e suscetíveis de mudança, exigindo uma resposta prática. Face a isto, procurou-se construir um projeto realista porém ambicioso, assente em lógicas e teorias validadas e enquadrado nas especificidades de um Agrupamento de Escolas. Ao longo do trajeto, recorreu-se a uma série de procedimentos, designadamente de investigação, planeamento, ação, negociação, mudança, monitorização, análise e reformulação. Espera-se e deseja-se que os procedimentos levados a termo surtam os efeitos para os quais foram delineados e que perdurem, particularmente, na cultura organizacional que integra o Agrupamento, embora ciente que as mudanças efetivas nem sempre se produzem em espaços temporais definidos à partida.In the course of this project, through the development of a process of an action-research, it was expectable to make changes on two levels, being the first in favour of the reduce of certain apprenticeship fragilities, that were previously diagnosed in a Group of Schools, and the second aimed at a transformation of a deep rooted group of habits inherent in the organizational culture of the school community that sets this Group. So, it was intended to understanding determined actions and situations considered by the investigator as problematics and susceptibles to changes, as well as requiring a practical response. In this way, it was tried to build a realistic, yet an ambitious project, based on logic and validated theories and framed on the specificities of a Group of Schools. Along the course of the research, it was used and resorted a series of procedures, including research, planning, action, negotiation, change, monitoring, analysis and redesign. It is expected and desirable, not only the reach of the results through the procedures designed, but also their endurance across time, specially at the organizational culture that integrates the school system, although aware that effective changes do not always occur in the timelines that were defined initially.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDiogo, Fernando Luís TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCardoso, Manuel António Magalhães Gouveia2016-02-25T16:08:03Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7732TID:201060345porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:25Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7732Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:09.084946Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolas
title Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolas
spellingShingle Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolas
Cardoso, Manuel António Magalhães Gouveia
Investigação-ação
Melhoria
Mudança
Monitorizar
Action-research
Improvement
Change
Monitoring
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação
title_short Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolas
title_full Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolas
title_fullStr Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolas
title_full_unstemmed Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolas
title_sort Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolas
author Cardoso, Manuel António Magalhães Gouveia
author_facet Cardoso, Manuel António Magalhães Gouveia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diogo, Fernando Luís Teixeira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Manuel António Magalhães Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação-ação
Melhoria
Mudança
Monitorizar
Action-research
Improvement
Change
Monitoring
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação
topic Investigação-ação
Melhoria
Mudança
Monitorizar
Action-research
Improvement
Change
Monitoring
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação
description No decurso deste projeto, procurou-se através do desenvolvimento de um processo de investigação-ação, efetuar mudanças em dois níveis, tendo sido o primeiro em prol da minoração de debilidades na aprendizagem previamente diagnosticadas num Agrupamento de Escolas, e o segundo visando uma transformação de hábitos enraizados, inerentes à cultura organizacional da comunidade escolar que compõe este Agrupamento. Desta forma, pretendeu-se a compreensão de determinadas situações que se constituíam, na aceção do investigador, como problemáticas sob determinados aspetos e suscetíveis de mudança, exigindo uma resposta prática. Face a isto, procurou-se construir um projeto realista porém ambicioso, assente em lógicas e teorias validadas e enquadrado nas especificidades de um Agrupamento de Escolas. Ao longo do trajeto, recorreu-se a uma série de procedimentos, designadamente de investigação, planeamento, ação, negociação, mudança, monitorização, análise e reformulação. Espera-se e deseja-se que os procedimentos levados a termo surtam os efeitos para os quais foram delineados e que perdurem, particularmente, na cultura organizacional que integra o Agrupamento, embora ciente que as mudanças efetivas nem sempre se produzem em espaços temporais definidos à partida.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-25T16:08:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/7732
TID:201060345
url http://hdl.handle.net/10400.22/7732
identifier_str_mv TID:201060345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131377255317504