Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/7732 |
Resumo: | No decurso deste projeto, procurou-se através do desenvolvimento de um processo de investigação-ação, efetuar mudanças em dois níveis, tendo sido o primeiro em prol da minoração de debilidades na aprendizagem previamente diagnosticadas num Agrupamento de Escolas, e o segundo visando uma transformação de hábitos enraizados, inerentes à cultura organizacional da comunidade escolar que compõe este Agrupamento. Desta forma, pretendeu-se a compreensão de determinadas situações que se constituíam, na aceção do investigador, como problemáticas sob determinados aspetos e suscetíveis de mudança, exigindo uma resposta prática. Face a isto, procurou-se construir um projeto realista porém ambicioso, assente em lógicas e teorias validadas e enquadrado nas especificidades de um Agrupamento de Escolas. Ao longo do trajeto, recorreu-se a uma série de procedimentos, designadamente de investigação, planeamento, ação, negociação, mudança, monitorização, análise e reformulação. Espera-se e deseja-se que os procedimentos levados a termo surtam os efeitos para os quais foram delineados e que perdurem, particularmente, na cultura organizacional que integra o Agrupamento, embora ciente que as mudanças efetivas nem sempre se produzem em espaços temporais definidos à partida. |
id |
RCAP_b3c36909adb7dba99f2d283edd82e70c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7732 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolasInvestigação-açãoMelhoriaMudançaMonitorizarAction-researchImprovementChangeMonitoringDomínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da EducaçãoNo decurso deste projeto, procurou-se através do desenvolvimento de um processo de investigação-ação, efetuar mudanças em dois níveis, tendo sido o primeiro em prol da minoração de debilidades na aprendizagem previamente diagnosticadas num Agrupamento de Escolas, e o segundo visando uma transformação de hábitos enraizados, inerentes à cultura organizacional da comunidade escolar que compõe este Agrupamento. Desta forma, pretendeu-se a compreensão de determinadas situações que se constituíam, na aceção do investigador, como problemáticas sob determinados aspetos e suscetíveis de mudança, exigindo uma resposta prática. Face a isto, procurou-se construir um projeto realista porém ambicioso, assente em lógicas e teorias validadas e enquadrado nas especificidades de um Agrupamento de Escolas. Ao longo do trajeto, recorreu-se a uma série de procedimentos, designadamente de investigação, planeamento, ação, negociação, mudança, monitorização, análise e reformulação. Espera-se e deseja-se que os procedimentos levados a termo surtam os efeitos para os quais foram delineados e que perdurem, particularmente, na cultura organizacional que integra o Agrupamento, embora ciente que as mudanças efetivas nem sempre se produzem em espaços temporais definidos à partida.In the course of this project, through the development of a process of an action-research, it was expectable to make changes on two levels, being the first in favour of the reduce of certain apprenticeship fragilities, that were previously diagnosed in a Group of Schools, and the second aimed at a transformation of a deep rooted group of habits inherent in the organizational culture of the school community that sets this Group. So, it was intended to understanding determined actions and situations considered by the investigator as problematics and susceptibles to changes, as well as requiring a practical response. In this way, it was tried to build a realistic, yet an ambitious project, based on logic and validated theories and framed on the specificities of a Group of Schools. Along the course of the research, it was used and resorted a series of procedures, including research, planning, action, negotiation, change, monitoring, analysis and redesign. It is expected and desirable, not only the reach of the results through the procedures designed, but also their endurance across time, specially at the organizational culture that integrates the school system, although aware that effective changes do not always occur in the timelines that were defined initially.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDiogo, Fernando Luís TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCardoso, Manuel António Magalhães Gouveia2016-02-25T16:08:03Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7732TID:201060345porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:25Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7732Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:09.084946Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolas |
title |
Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolas |
spellingShingle |
Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolas Cardoso, Manuel António Magalhães Gouveia Investigação-ação Melhoria Mudança Monitorizar Action-research Improvement Change Monitoring Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação |
title_short |
Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolas |
title_full |
Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolas |
title_fullStr |
Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolas |
title_full_unstemmed |
Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolas |
title_sort |
Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolas |
author |
Cardoso, Manuel António Magalhães Gouveia |
author_facet |
Cardoso, Manuel António Magalhães Gouveia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Diogo, Fernando Luís Teixeira Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Manuel António Magalhães Gouveia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação-ação Melhoria Mudança Monitorizar Action-research Improvement Change Monitoring Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação |
topic |
Investigação-ação Melhoria Mudança Monitorizar Action-research Improvement Change Monitoring Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação |
description |
No decurso deste projeto, procurou-se através do desenvolvimento de um processo de investigação-ação, efetuar mudanças em dois níveis, tendo sido o primeiro em prol da minoração de debilidades na aprendizagem previamente diagnosticadas num Agrupamento de Escolas, e o segundo visando uma transformação de hábitos enraizados, inerentes à cultura organizacional da comunidade escolar que compõe este Agrupamento. Desta forma, pretendeu-se a compreensão de determinadas situações que se constituíam, na aceção do investigador, como problemáticas sob determinados aspetos e suscetíveis de mudança, exigindo uma resposta prática. Face a isto, procurou-se construir um projeto realista porém ambicioso, assente em lógicas e teorias validadas e enquadrado nas especificidades de um Agrupamento de Escolas. Ao longo do trajeto, recorreu-se a uma série de procedimentos, designadamente de investigação, planeamento, ação, negociação, mudança, monitorização, análise e reformulação. Espera-se e deseja-se que os procedimentos levados a termo surtam os efeitos para os quais foram delineados e que perdurem, particularmente, na cultura organizacional que integra o Agrupamento, embora ciente que as mudanças efetivas nem sempre se produzem em espaços temporais definidos à partida. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-02-25T16:08:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/7732 TID:201060345 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/7732 |
identifier_str_mv |
TID:201060345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131377255317504 |