SME internationalization : the case of JIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ruben Manuel Silva Matos Sobral da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19048
Resumo: Mestrado em Gestão/MBA
id RCAP_83363d92bf2ad658ddc2f916a018fc03
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19048
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling SME internationalization : the case of JIXPMEEstratégia de InternacionalizaçãoPlano de InternacionalizaçãoMercadosModos de EntradaSMEInternationalization StrategyInternationalization PlanMarketsEntry ModesMestrado em Gestão/MBAO principal objetivo desta tese é obter uma definição estratégica e um plano de internacionalização, que guiarão uma Pequena e Média Empresa (PME) portuguesa no seu processo de internacionalização. Desta forma, será possível definir uma estratégia e metodologia de internacionalização tendo em conta os objetivos de expansão internacional e os principais objetivos comerciais da empresa, nomeadamente: i) alcançar receitas de 5 milhões de euros por ano, dentro de 4 anos; ii) com 100% das vendas no mercado externo e iii) abrangendo 50% do mercado mundial. Num mundo cada vez mais globalizado, as PMEs precisam dos mercados internacionais para aumentar seu desempenho económico-financeiro, aumentar o seu nível de competitividade e assegurarem a sua sobrevivência. A União Europeia passa por uma das maiores crises das últimas décadas e Portugal é um dos países mais afetados, apresentando baixas taxas de sobrevivência das empresas nacionais e com elevada saturação do mercado interno. De forma a assegurarem a sua sobrevivência, as empresas nacionais precisam de investir em novos mercados onde surgem novas oportunidades de negócios, permitindo que invistam no seu crescimento e que sejam criadas condições de sustentabilidade a longo prazo. As empresas portuguesas precisam de defender uma posição no mercado internacional, especialmente no contexto actual da União Europeia. A pesquisa teórica realizada para esta tese explora conceitos, modos e processos relacionados com internacionalização e gestão estratégica de PMEs, e aplica essa base teórica a um plano de internacionalização para um caso específico de uma PME portuguesa.The main objective of this thesis is to obtain a strategic definition and an internationalization plan that will guide a Portuguese Small and Medium Enterprise (SME) in its internationalization process. Therefore, it will be possible to follow its international expansion objectives and enterprise main objectives, namely: i) to achieve revenues of 5 million euros per year, within four years; ii) with 100% of sales from the foreign market and iii) covering 50% of the worldwide market. In an increasingly globalized world, SMEs need to rely on foreign markets to increase their economic and financial performance, their level of competitiveness and this way their survival. The European Union is going through one of the biggest crises of recent decades and Portugal is one of the most affected countries, presenting a low survival rate for domestic companies and high saturation of the internal market. To survive, domestic companies need to invest in new markets where new business opportunities emerge, allowing them to invest in their growth and create long-term sustainability conditions. Portuguese companies need to defend a position in the international market, especially in the context of the European Union. The theoretical research conducted for this thesis explores concepts, modes and processes related to SMEs internationalization and strategic management, and applies that theoretical base to an internationalization plan for a case of a Portuguese SME.Instituto Superior de Economia e GestãoCrespo, NunoRepositório da Universidade de LisboaCosta, Ruben Manuel Silva Matos Sobral da2020-06-17T00:30:12Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19048engCosta, Ruben Manuel Silva Matos Sobral da (2019). "SME internationalization : the case of JIX". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:34Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19048Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:59.968004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv SME internationalization : the case of JIX
title SME internationalization : the case of JIX
spellingShingle SME internationalization : the case of JIX
Costa, Ruben Manuel Silva Matos Sobral da
PME
Estratégia de Internacionalização
Plano de Internacionalização
Mercados
Modos de Entrada
SME
Internationalization Strategy
Internationalization Plan
Markets
Entry Modes
title_short SME internationalization : the case of JIX
title_full SME internationalization : the case of JIX
title_fullStr SME internationalization : the case of JIX
title_full_unstemmed SME internationalization : the case of JIX
title_sort SME internationalization : the case of JIX
author Costa, Ruben Manuel Silva Matos Sobral da
author_facet Costa, Ruben Manuel Silva Matos Sobral da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crespo, Nuno
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ruben Manuel Silva Matos Sobral da
dc.subject.por.fl_str_mv PME
Estratégia de Internacionalização
Plano de Internacionalização
Mercados
Modos de Entrada
SME
Internationalization Strategy
Internationalization Plan
Markets
Entry Modes
topic PME
Estratégia de Internacionalização
Plano de Internacionalização
Mercados
Modos de Entrada
SME
Internationalization Strategy
Internationalization Plan
Markets
Entry Modes
description Mestrado em Gestão/MBA
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-06-17T00:30:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19048
url http://hdl.handle.net/10400.5/19048
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Ruben Manuel Silva Matos Sobral da (2019). "SME internationalization : the case of JIX". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131131957739520