Literatura para a infância promoção da leitura e da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Maria João Rodrigues Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2467
Resumo: A literatura, em especial a literatura para a infância, assume um papel de relevo na educação, na transmissão de saberes, no desenvolvimento intelectual e do mundo imaginário da criança. O hábito e o gosto de ler estimulam a imaginação, a sensibilidade, a estruturação do pensamento e do raciocínio. Através da leitura, a criança enriquece o vocabulário e, como consequência, melhora a sua expressão oral e escrita. A escola é um dos locais privilegiados onde o encontro da criança com o livro se pode concretizar de forma ativa e cativante. Fazer nascer ou manter o gosto pela leitura e pela escrita é, portanto, uma grande responsabilidade do professor, que deve recorrer a todos os meios ao seu alcance para obter êxito nesse empreendimento. Iniciamos este trabalho fazendo uma abordagem ao conceito e à evolução da literatura para a infância, continuamos com uma reflexão acerca da importância da literatura na sala de aula e, de seguida, analisamos o papel do docente e das bibliotecas na promoção da leitura e da escrita, tendo em vista a preparação de pessoas capazes de apreender e emitir mensagens de todo o tipo, comentar e desfrutar a leitura. Por fim, depois de uma análise do programa de português, passamos a uma reflexão da aplicação de atividades várias, no contexto escolar, para que a literatura não seja vista como mero objeto de estudo, mas sobretudo como objeto de prazer e enriquecimento pessoal.
id RCAP_2b3a19e35a3abe55eaa389cd7e9e8d5e
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2467
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literatura para a infância promoção da leitura e da escritaLiteraturaInfânciaLeituraEscritaEnsino-aprendizagemA literatura, em especial a literatura para a infância, assume um papel de relevo na educação, na transmissão de saberes, no desenvolvimento intelectual e do mundo imaginário da criança. O hábito e o gosto de ler estimulam a imaginação, a sensibilidade, a estruturação do pensamento e do raciocínio. Através da leitura, a criança enriquece o vocabulário e, como consequência, melhora a sua expressão oral e escrita. A escola é um dos locais privilegiados onde o encontro da criança com o livro se pode concretizar de forma ativa e cativante. Fazer nascer ou manter o gosto pela leitura e pela escrita é, portanto, uma grande responsabilidade do professor, que deve recorrer a todos os meios ao seu alcance para obter êxito nesse empreendimento. Iniciamos este trabalho fazendo uma abordagem ao conceito e à evolução da literatura para a infância, continuamos com uma reflexão acerca da importância da literatura na sala de aula e, de seguida, analisamos o papel do docente e das bibliotecas na promoção da leitura e da escrita, tendo em vista a preparação de pessoas capazes de apreender e emitir mensagens de todo o tipo, comentar e desfrutar a leitura. Por fim, depois de uma análise do programa de português, passamos a uma reflexão da aplicação de atividades várias, no contexto escolar, para que a literatura não seja vista como mero objeto de estudo, mas sobretudo como objeto de prazer e enriquecimento pessoal.Literature, particularly children’s literature, is very important in education, in conveying knowledge, and in developing a child’s intellect and imagination. The habit and love of reading stimulate the imagination and sensitivity, and help organized thinking and reasoning. Through reading children enrich their vocabulary and hence improve their spoken and written communication. School is one of the best places for children and books to come together, actively and attractively. Creating or nurturing a love of reading and writing is, therefore, a great responsibility for teachers, who should utilize all the means within their grasp to make this enterprise successful. This paper begins by broaching the concept and development of children’s literature and goes on to look at the importance of literature in the classroom. Afterwards we examine the role of teachers and libraries in promoting reading and writing to equip people to understand and send out messages of any kind, commenting on and appreciating reading. Finally, after analyzing the curriculum for Portuguese, we discuss the application of a number of activities, in a school context, so that literature is not seen as simply something to study, but above all as something that affords pleasure and personal enrichment.2013-06-07T10:27:48Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2467porCaetano, Maria João Rodrigues Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:59:27Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:00.740108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literatura para a infância promoção da leitura e da escrita
title Literatura para a infância promoção da leitura e da escrita
spellingShingle Literatura para a infância promoção da leitura e da escrita
Caetano, Maria João Rodrigues Pereira
Literatura
Infância
Leitura
Escrita
Ensino-aprendizagem
title_short Literatura para a infância promoção da leitura e da escrita
title_full Literatura para a infância promoção da leitura e da escrita
title_fullStr Literatura para a infância promoção da leitura e da escrita
title_full_unstemmed Literatura para a infância promoção da leitura e da escrita
title_sort Literatura para a infância promoção da leitura e da escrita
author Caetano, Maria João Rodrigues Pereira
author_facet Caetano, Maria João Rodrigues Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Maria João Rodrigues Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Infância
Leitura
Escrita
Ensino-aprendizagem
topic Literatura
Infância
Leitura
Escrita
Ensino-aprendizagem
description A literatura, em especial a literatura para a infância, assume um papel de relevo na educação, na transmissão de saberes, no desenvolvimento intelectual e do mundo imaginário da criança. O hábito e o gosto de ler estimulam a imaginação, a sensibilidade, a estruturação do pensamento e do raciocínio. Através da leitura, a criança enriquece o vocabulário e, como consequência, melhora a sua expressão oral e escrita. A escola é um dos locais privilegiados onde o encontro da criança com o livro se pode concretizar de forma ativa e cativante. Fazer nascer ou manter o gosto pela leitura e pela escrita é, portanto, uma grande responsabilidade do professor, que deve recorrer a todos os meios ao seu alcance para obter êxito nesse empreendimento. Iniciamos este trabalho fazendo uma abordagem ao conceito e à evolução da literatura para a infância, continuamos com uma reflexão acerca da importância da literatura na sala de aula e, de seguida, analisamos o papel do docente e das bibliotecas na promoção da leitura e da escrita, tendo em vista a preparação de pessoas capazes de apreender e emitir mensagens de todo o tipo, comentar e desfrutar a leitura. Por fim, depois de uma análise do programa de português, passamos a uma reflexão da aplicação de atividades várias, no contexto escolar, para que a literatura não seja vista como mero objeto de estudo, mas sobretudo como objeto de prazer e enriquecimento pessoal.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-06-07T10:27:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2467
url http://hdl.handle.net/10348/2467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137158632570880