Literatura para a infância promoção da leitura e da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2467 |
Resumo: | A literatura, em especial a literatura para a infância, assume um papel de relevo na educação, na transmissão de saberes, no desenvolvimento intelectual e do mundo imaginário da criança. O hábito e o gosto de ler estimulam a imaginação, a sensibilidade, a estruturação do pensamento e do raciocínio. Através da leitura, a criança enriquece o vocabulário e, como consequência, melhora a sua expressão oral e escrita. A escola é um dos locais privilegiados onde o encontro da criança com o livro se pode concretizar de forma ativa e cativante. Fazer nascer ou manter o gosto pela leitura e pela escrita é, portanto, uma grande responsabilidade do professor, que deve recorrer a todos os meios ao seu alcance para obter êxito nesse empreendimento. Iniciamos este trabalho fazendo uma abordagem ao conceito e à evolução da literatura para a infância, continuamos com uma reflexão acerca da importância da literatura na sala de aula e, de seguida, analisamos o papel do docente e das bibliotecas na promoção da leitura e da escrita, tendo em vista a preparação de pessoas capazes de apreender e emitir mensagens de todo o tipo, comentar e desfrutar a leitura. Por fim, depois de uma análise do programa de português, passamos a uma reflexão da aplicação de atividades várias, no contexto escolar, para que a literatura não seja vista como mero objeto de estudo, mas sobretudo como objeto de prazer e enriquecimento pessoal. |
id |
RCAP_2b3a19e35a3abe55eaa389cd7e9e8d5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2467 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literatura para a infância promoção da leitura e da escritaLiteraturaInfânciaLeituraEscritaEnsino-aprendizagemA literatura, em especial a literatura para a infância, assume um papel de relevo na educação, na transmissão de saberes, no desenvolvimento intelectual e do mundo imaginário da criança. O hábito e o gosto de ler estimulam a imaginação, a sensibilidade, a estruturação do pensamento e do raciocínio. Através da leitura, a criança enriquece o vocabulário e, como consequência, melhora a sua expressão oral e escrita. A escola é um dos locais privilegiados onde o encontro da criança com o livro se pode concretizar de forma ativa e cativante. Fazer nascer ou manter o gosto pela leitura e pela escrita é, portanto, uma grande responsabilidade do professor, que deve recorrer a todos os meios ao seu alcance para obter êxito nesse empreendimento. Iniciamos este trabalho fazendo uma abordagem ao conceito e à evolução da literatura para a infância, continuamos com uma reflexão acerca da importância da literatura na sala de aula e, de seguida, analisamos o papel do docente e das bibliotecas na promoção da leitura e da escrita, tendo em vista a preparação de pessoas capazes de apreender e emitir mensagens de todo o tipo, comentar e desfrutar a leitura. Por fim, depois de uma análise do programa de português, passamos a uma reflexão da aplicação de atividades várias, no contexto escolar, para que a literatura não seja vista como mero objeto de estudo, mas sobretudo como objeto de prazer e enriquecimento pessoal.Literature, particularly children’s literature, is very important in education, in conveying knowledge, and in developing a child’s intellect and imagination. The habit and love of reading stimulate the imagination and sensitivity, and help organized thinking and reasoning. Through reading children enrich their vocabulary and hence improve their spoken and written communication. School is one of the best places for children and books to come together, actively and attractively. Creating or nurturing a love of reading and writing is, therefore, a great responsibility for teachers, who should utilize all the means within their grasp to make this enterprise successful. This paper begins by broaching the concept and development of children’s literature and goes on to look at the importance of literature in the classroom. Afterwards we examine the role of teachers and libraries in promoting reading and writing to equip people to understand and send out messages of any kind, commenting on and appreciating reading. Finally, after analyzing the curriculum for Portuguese, we discuss the application of a number of activities, in a school context, so that literature is not seen as simply something to study, but above all as something that affords pleasure and personal enrichment.2013-06-07T10:27:48Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2467porCaetano, Maria João Rodrigues Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:59:27Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:00.740108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura para a infância promoção da leitura e da escrita |
title |
Literatura para a infância promoção da leitura e da escrita |
spellingShingle |
Literatura para a infância promoção da leitura e da escrita Caetano, Maria João Rodrigues Pereira Literatura Infância Leitura Escrita Ensino-aprendizagem |
title_short |
Literatura para a infância promoção da leitura e da escrita |
title_full |
Literatura para a infância promoção da leitura e da escrita |
title_fullStr |
Literatura para a infância promoção da leitura e da escrita |
title_full_unstemmed |
Literatura para a infância promoção da leitura e da escrita |
title_sort |
Literatura para a infância promoção da leitura e da escrita |
author |
Caetano, Maria João Rodrigues Pereira |
author_facet |
Caetano, Maria João Rodrigues Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Maria João Rodrigues Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Infância Leitura Escrita Ensino-aprendizagem |
topic |
Literatura Infância Leitura Escrita Ensino-aprendizagem |
description |
A literatura, em especial a literatura para a infância, assume um papel de relevo na educação, na transmissão de saberes, no desenvolvimento intelectual e do mundo imaginário da criança. O hábito e o gosto de ler estimulam a imaginação, a sensibilidade, a estruturação do pensamento e do raciocínio. Através da leitura, a criança enriquece o vocabulário e, como consequência, melhora a sua expressão oral e escrita. A escola é um dos locais privilegiados onde o encontro da criança com o livro se pode concretizar de forma ativa e cativante. Fazer nascer ou manter o gosto pela leitura e pela escrita é, portanto, uma grande responsabilidade do professor, que deve recorrer a todos os meios ao seu alcance para obter êxito nesse empreendimento. Iniciamos este trabalho fazendo uma abordagem ao conceito e à evolução da literatura para a infância, continuamos com uma reflexão acerca da importância da literatura na sala de aula e, de seguida, analisamos o papel do docente e das bibliotecas na promoção da leitura e da escrita, tendo em vista a preparação de pessoas capazes de apreender e emitir mensagens de todo o tipo, comentar e desfrutar a leitura. Por fim, depois de uma análise do programa de português, passamos a uma reflexão da aplicação de atividades várias, no contexto escolar, para que a literatura não seja vista como mero objeto de estudo, mas sobretudo como objeto de prazer e enriquecimento pessoal. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-06-07T10:27:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2467 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137158632570880 |