Uma investigação aplicada da identidade da marca: o caso das porcelanas Vista Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruão, Teresa
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/2723
Resumo: O presente artigo descreve uma investigação empírica conduzida no sentido de proceder ao diagnóstico de identidade de uma marca portuguesa, quase bi-centenária. Constituiu objectivo da pesquisa descortinar os traços caracterizadores da identidade da marca de produto Vista Alegre, e analisar a sua forma de relacionamento com o mercado. O método usado foi o estudo de casos simples, complementado pela técnica da análise de conteúdo. O modelo de diagnóstico de identidade aplicado resultou da combinação da proposta de dois autores clássicos no estudo das marcas: Jean-Noel Kapferer (1991) e David Aaker (1996). O resultado foi a construção de um ideograma de identidade, ou mapa dos traços de carácter, nucleares e extensos, de uma marca “carismática” (Smothers, 1993) no universo económico nacional.
id RCAP_83551a77ad474048071532b6e1a5e75c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/2723
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma investigação aplicada da identidade da marca: o caso das porcelanas Vista AlegreComunicação organizacionalMarcaIdentidade de marcaImagem de marcaO presente artigo descreve uma investigação empírica conduzida no sentido de proceder ao diagnóstico de identidade de uma marca portuguesa, quase bi-centenária. Constituiu objectivo da pesquisa descortinar os traços caracterizadores da identidade da marca de produto Vista Alegre, e analisar a sua forma de relacionamento com o mercado. O método usado foi o estudo de casos simples, complementado pela técnica da análise de conteúdo. O modelo de diagnóstico de identidade aplicado resultou da combinação da proposta de dois autores clássicos no estudo das marcas: Jean-Noel Kapferer (1991) e David Aaker (1996). O resultado foi a construção de um ideograma de identidade, ou mapa dos traços de carácter, nucleares e extensos, de uma marca “carismática” (Smothers, 1993) no universo económico nacional.Universidade do Minho. Núcleo de Estudos de Comunicação e Sociedade (NECS)Universidade do MinhoRuão, Teresa20022002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/2723por"Comunicação e sociedade". ISSN 1645-2089. 4:1-2 (2002) 223 – 242.1645-2089info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/2723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:24.651500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma investigação aplicada da identidade da marca: o caso das porcelanas Vista Alegre
title Uma investigação aplicada da identidade da marca: o caso das porcelanas Vista Alegre
spellingShingle Uma investigação aplicada da identidade da marca: o caso das porcelanas Vista Alegre
Ruão, Teresa
Comunicação organizacional
Marca
Identidade de marca
Imagem de marca
title_short Uma investigação aplicada da identidade da marca: o caso das porcelanas Vista Alegre
title_full Uma investigação aplicada da identidade da marca: o caso das porcelanas Vista Alegre
title_fullStr Uma investigação aplicada da identidade da marca: o caso das porcelanas Vista Alegre
title_full_unstemmed Uma investigação aplicada da identidade da marca: o caso das porcelanas Vista Alegre
title_sort Uma investigação aplicada da identidade da marca: o caso das porcelanas Vista Alegre
author Ruão, Teresa
author_facet Ruão, Teresa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruão, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Marca
Identidade de marca
Imagem de marca
topic Comunicação organizacional
Marca
Identidade de marca
Imagem de marca
description O presente artigo descreve uma investigação empírica conduzida no sentido de proceder ao diagnóstico de identidade de uma marca portuguesa, quase bi-centenária. Constituiu objectivo da pesquisa descortinar os traços caracterizadores da identidade da marca de produto Vista Alegre, e analisar a sua forma de relacionamento com o mercado. O método usado foi o estudo de casos simples, complementado pela técnica da análise de conteúdo. O modelo de diagnóstico de identidade aplicado resultou da combinação da proposta de dois autores clássicos no estudo das marcas: Jean-Noel Kapferer (1991) e David Aaker (1996). O resultado foi a construção de um ideograma de identidade, ou mapa dos traços de carácter, nucleares e extensos, de uma marca “carismática” (Smothers, 1993) no universo económico nacional.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/2723
url https://hdl.handle.net/1822/2723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Comunicação e sociedade". ISSN 1645-2089. 4:1-2 (2002) 223 – 242.
1645-2089
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Núcleo de Estudos de Comunicação e Sociedade (NECS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Núcleo de Estudos de Comunicação e Sociedade (NECS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132425570222080